domingo, 17 de junho de 2012

BOXE / Chavito mantém cinturão dos médios e prova que é um grande campeão


Chavez Jr (à esquerda) venceu Andy Lee por nocaute
técnico no 7º round de uma luta bastante disputada

Da Redação do EsporteAgito
Se alguém ainda tinha dúvidas de que o talento e a capacidade de Julio Cesar Chavez Jr no boxe poderiam ir além do seu nome e sobrenome famosos, estas se dissiparam na madrugada deste sábado para domingo (16 de junho) com a convincente vitória de Chavito sobre o pugilista inglês de ascendência irlandesa Andy Lee, por nocaute técnico no 7º round da luta realizada no Sun Bowl Stadium, em El Paso, no Texas, Estados Unidos.
Defendendo seu cinturão mundial dos pesos médios pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), Chavez Jr – invicto, até então com um cartel de 45 vitórias, 31 por nocaute, um empate e um no contest (sem resultado) – teve pela frente um desafiante duro e pegador, com 28 vitórias, das quais 20 por nocaute, e apenas uma derrota, que aconteceu em 2008 frente a Brian Vera. E que nos dois primeiros rounds partiu com tudo para cima do mexicano campeão mundial, que limitou-se a se defender e a estudar o melhor jeito de encurtar a distância para desenvolver o seu jogo.
Isto aconteceu a partir do terceiro round, quando Chavez Jr, com inteligência, começou a disparar seus jabs com velocidade, trabalhando muito também na linha de cintura de Lee para minar a resistência do oponente. A estratégia deu certo e, no final do quarto assalto, com um potente direto de esquerda, Chavito quase levou o inglês à lona, que, no entanto, conseguiu resistir e foi salvo pelo gongo.
No quinto e sexto rounds, já visivelmente desgastado, o desafiante foi presa fácil para o campeão, que não precisou nem chegar ao fim do assalto seguinte para deixar Andy Lee nocauteado em pé, encostado às cordas, após uma sequencia de golpes potentes e certeiros que fizeram o árbitro decretar o final da luta.
Além do excelente desempenho de Chavito e do bom nível da luta, o combate também marcou por um interessante duelo nos corners, onde estavam dois dos maiores (senão os maiores) treinadores de boxe da atualidade: no de Chávez, Freddie Roach, treinador do multicampeão Manny Pacquiao, e no de Lee, Emannuel Steward, ex-treinador de grandes campeões como Thomas Hearns, Evander Holyfield, Michael Moorer e Wladimir Klitschko.

Nenhum comentário: