terça-feira, 19 de abril de 2011

Vôlei / Liga Rio Vôlei, uma luz no fim da quadra

O time do Braca Vôlei, campeão da 1ª Etapa do Aberto Feminino Adulto 2011 promovido pela Liga Rio Vôlei, em Rio das Ostras

Foto: Divulgação/www.ligariovolei.com.br

Da Redação do EsporteAgito

Assim como acontece em modalidades como o basquete, o futsal, o handebol e outras menos cotadas, também o voleibol carioca amarga a falta de estrutura e de organização que, ao longo dos anos, levaram quase que à extinção da prática competitiva do esporte na cidade que sediará o maior evento esportivo do planeta daqui a cinco anos – os Jogos Olímpicos.

Desestimulados com o descaso da federação estadual e com a falta de interesse de patrocinadores, os chamados “clubes de massa” e outros, tradicionais em esportes de quadra, simplesmente abandonaram as competições de alto nível, limitando-se, quando muito, a disputar torneios nas categorias de base, ainda amadoras.

Nem mesmo o fato de o vôlei ser, atualmente, o segundo esporte na preferência do brasileiro e o Rio de Janeiro contar com um dos melhores times femininos do país parece tirar a nossa federação do marasmo em que se encontra. No fraquíssimo site oficial da entidade (www.voleirio.com.br), existe apenas a informação de que a federação está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de abril para a Copa Rio Adulto, masculino e feminino, programada para começar em maio – isto, é claro, se houver inscrições suficientes para a realização dos torneios.

Contudo, em meio a este quadro sombrio, uma luz se acende. Criada em 2009 e ainda praticamente desconhecida, devido ao pouco ou nenhum espaço que a mídia tradicional dedica a esse tipo de iniciativa, a Liga Rio Vôlei vem organizando competições mensais de diversas categorias, indo de sub 13 ao master.

A principal característica dessa nova liga é ser voltada para esportistas não federados, atletas amadores que praticam vôlei e querem jogar uma competição organizada, mas sem o vínculo profissional.

No terceiro fim de semana de abril, depois de uma maratona de 10 horas de voleibol, a Liga Rio Vôlei encerrou com sucesso a 1ª etapa dos torneios Aberto Masculino e Aberto Feminino (categoria adulto), disputados na quadra do Colégio Municipal Profª América Abdalla, no município de Rio das Ostras, reunindo um total de 16 equipes.

No Aberto Feminino, a campeã foi a equipe do Braca Juniors, ficando com as segunda e terceira colocações o time do Colégio Cruzeiro do Sul e o Amigas da Ilha. Vôlei Show, Voleiterapia, Icaraí Vôlei, PSK e Rio das Ostras foram as outras equipes que participaram do torneio.

Já no Masculino, o vencedor da 1ª etapa foi a Casa dos Açores, seguido pela ACM Lapa e a Univercidade. Os demais participantes foram: Rio das Ostras, Amigos Unidos, Metrô Rio, Vôlei Show e PSK.

As próximas etapas do Aberto em ambas as categorias devem ser disputadas no Marina Barra Clube (maio), Sesc Ramos (junho, agosto e outubro) e Clube Comary – Teresópolis (setembro).

A confirmação das datas e programação dos jogos será divulgada no site da Liga (www.ligariovolei.com.br).


Nenhum comentário: