segunda-feira, 28 de junho de 2010

Saúde / Você está preparado para torcer pelo Brasil na Copa?

Dr.Fabio Ravaglia

Famosa pela sua animação, a torcida organizada do país do futebol parou, como sempre, para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo. As cores verde e amarelo invadiram a paisagem, em fachadas de prédios, bandeiras e nas roupas, ao som de rojões e de “vuvuzelas”. Nos espaços públicos, todos gritam pelo hexa. Haja saúde diante de tantas emoções! Será que estamos todos em boa forma para torcer com o máximo de vibração? Para não tirar o brilho da festa, sempre é bom seguir alguns cuidados básicos como não exagerar na adrenalina, deixar o ambiente em casa organizado para que não haja acidentes e observar a ingestão exagerada de petiscos altamente calóricos, além de evitar o coquetel perigoso que mistura sedentarismo com tensão nervosa e álcool em excesso.
Para garantir que todos sejam torcedores nota 10 e cheguem ao final da Copa com a saúde em dia – e com o Brasil campeão, claro – enumero algumas dicas para evitar problemas com o coração, lombalgia, cefaléia, má digestão, diarreia e outros que possam tirar a força da nossa torcida campeã.
1. Ambiente
A decoração caprichada é sempre o alvo das atenções, mas vale lembrar a importância da disposição dos móveis para evitar acidentes. A mesinha de centro é perigosa, qualquer um pode se levantar rapidamente, tropeçar e ter uma contusão ou luxação; melhor retirá-la. Coloque poltronas, sofás e cadeiras de frente para o televisor, como se fosse um auditório, evitando que alguém precise ficar de lado para assistir ao jogo. Observe se o televisor está em um lugar seguro e longe da turma – atualmente, a preocupação tem sido com aparelho fixado na parede: certifique-se de que esteja bem firme. Observe se há luminárias ou lustres muito próximos. Cuidado para que as crianças não se machuquem com os mastros das bandeiras, melhor brincar apenas com o tecido. Mova qualquer coisa que seja suscetível de causar lesões durante as celebrações de gols, especialmente se o objeto contiver vidro. Outro risco é pular em cima do sofá.
2. Alimentação
O ideal é fazer uma refeição saudável antes do pontapé inicial e evitar ingerir em excesso salgadinhos, pipocas e bebidas alcóolicas. Tudo se resume em manter uma dieta saudável, inclusive durante o campeonato. Que tal substituir o salgadinho por vegetais crus, frutas ou castanhas e amendoins sem sal? E as bebidas alcóolicas por suco de frutas? Atenção para não quebrar o copo e se cortar. De toda forma, se ingerir álcool além do limite legalmente permitido por lei, não dirija.
3. Atividade física
Camiseta oficial ou não, boné, chapéu, colar, óculos: use seus adereços, mas faça alongamentos ou uma pequena caminhada antes do início de cada partida. Alongamentos e caminhadas podem ser adotados no intervalo e ao término do jogo. Estas atividades físicas relaxam e ajudam a evitar lesões. A atividade física ajuda a oxigenar os pulmões, o que reduz a ansiedade. Em caso de ansiedade, uma forma de conter a respiração rápida é inspirar pelo nariz por três segundos e depois expirar pela boca durante três segundos ou respirar em um saco de papel – a menor entrada de oxigênio faz com que a respiração volte ao controle.
4. Dor de cabeça
Pessoas com predisposição genética para cefaléias por causa de tensão, precisam manter-se relaxadas para evitar que a dor surja. Uma massagem suave na nuca, ombros e pescoço pode aliviar a tensão e a dor. Compressas de água quente ou um banho também trazem algum conforto.
5. Dores no corpo
Dores no pescoço e nas costas são bastante comuns entre os torcedores. A tensão nervosa aliada à má postura costumam ser as causadoras destas dores. Sente-se de maneira que seus olhos estejam na mesma altura do meio da tela da tevê. As costas devem ficar retas e o quadril posicionado em altura um pouco abaixo dos joelhos, o que permite um bom apoio dos pés no chão. A pressão na coluna e nas vértebras provoca fadiga muscular. Não fique durante os 90 minutos na mesma posição: levante-se ou a cada vinte minutos e faça alguns movimentos com os braços, as pernas e a coluna. Quem sofre de algum mal da coluna, o melhor seria sentar-se em uma cadeira ou contar com o apoio de almofadas no sofá. O importante é evitar a pressão nas costas.
6. Contusões e lesões
No intervalo, quando for ao banheiro, cuidado para não tropeçar. Fraturas e torções acontecem nestes momentos de movimentação rápida pela casa, em corredores ou escadas. Comemore todos os gols, mas cuidado com os abraços muito fortes que podem até quebrar uma costela. Pessoas sedentárias precisam ter cautela ao pular ou sair correndo de alegria. Os empolgados demais precisam ter cuidado ao recorrer a socos ou pontapés como ações de “comemoração”.
7. Sangue quente
A empolgação faz com que o corpo libere quantidades maiores de adrenalina e com o estresse o coração começa a bater mais forte, alterando a pressão arterial. A resposta natural do organismo pode não ter nenhum efeito nocivo em pessoas saudáveis, mas pode representar um risco para quem tem problemas cardiovasculares. O coração bombeando mais sangue pode fazer subir a pressão arterial e, caso haja alguma artéria obstruída, pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou de um derrame. Controle é fundamental.
8. Ouvido e garganta
A Copa na África do Sul trouxe à discussão as “vuvuzelas”, nome local para as cornetas usadas pelas torcidas de futebol. Sem entrar em polêmica, cuidem de seus ouvidos. Se o ruído estiver alto demais, melhor colocar as mãos nas orelhas e protegê-los. Outro cuidado é com as cordas vocais: muitos torcedores perdem a voz de tanto gritar, o que certamente será frustrante se o Brasil chegar à final.
9. Quem faz uso de medicamentos que controlam funções do corpo, como anti-hipertensivos, não deve esquecer de tomá-los nos horários de costume.
Todo mundo já ouviu histórias de torcedores que tiveram algum problema de saúde durante um campeonato importante. Sabendo disso, o governo britânico está atento a problemas e, por isso, há alguns anos realiza pesquisas sobre a saúde do torcedor. A avaliação é feita por meio de uma enquete, via internet, que oferece uma avaliação a respeito da saúde do torcedor, no endereço
http://www.nhs.uk/tools/pages/worldcup.aspx, ao mesmo tempo que aproveita para incentivar a prática da atividade física. Nela você consegue ter uma ideia de como está fisicamente para sair vitorioso nesta Copa. Divirta-se muito e sempre cuide da saúde. Vamos garantir a força total da nossa torcida rumo ao hexa!
Dr. Fabio Ravaglia é médico ortopedista e presidente, desde 2005, do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) – organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção a doenças. Membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Santa Catarina; membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Futsal / Meninas do Mackenzie continuam 100%

Confirmando a cada dia que não tem mesmo adversários no Rio de Janeiro, a equipe de futsal feminino adulto do Sport Club Mackenzie (na foto, de uniforme lilás) encerrou a sua participação no segundo turno do campeonato promovido pela Liga RioFutsal com uma vitória de 11 x 3 sobre o Clube dos Quinhentos, de Duque de Caxias.
Com mais esta vitória, o Mackenzie obteve 100% de aproveitamento nos dois turnos da competição, credenciando-se como o grande favorito à conquista do título.
Na fase semifinal, em jogos de ida e volta, a equipe do Méier enfrentará o Balança Esporte Clube. O primeiro jogo, na casa do adversário, é neste sábado (26 de junho) e o da volta está marcado para sexta-feira (2 de julho), às 20h30, na quadra da Rua Dias da Cruz.
A outra chave será disputada pelas equipes do Fluminense Atlético Clube e do River/CSSE, que jogam nesta quinta-feira (24 de junho) e também no dia 2 de julho. Os dois times finalistas começam a disputar o título no próximo dia 10.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cultura do Esporte / Exposição conta os 60 anos do ‘Maraca’

Para comemorar os 60 anos do Maracanã, completados hoje (16 de junho), a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer abre ao público, a partir de amanhã, uma exposição que conta um pouco da história do “maior estádio do mundo” nessas seis décadas de existência, com fotos antigas, vídeos e objetos como a bola e rede do gol 1.000 do Pelé, e a cadeira utilizada pelo Papa João Paulo II na missa que celebrou no estádio em 1980, entre outras peças.
A exposição fica no salão da Tribuna de Honra e a entrada é gratuita. Vale a pena conferir.

Basquete / Time adulto do Fluminense faz mais de 200 pontos contra UFRJ

Com o objetivo de voltar a ser uma grande força do basquete nacional, o time do Fluminense conquistou no dia 7 de junho último um feito histórico na modalidade, ao derrotar a fraca equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela incrível contagem de 205 a 27.
O jogo, válido pela primeira rodada do returno do Torneio Carioca Adulto de Basquete, aconteceu no ginásio das Laranjeiras e impressionou até mesmo o superintendente dos esportes olímpicos do Fluminense, René Machado, que praticou o esporte por muitos anos. “Só vi o placar passar de 200 umas duas ou três vezes em toda a minha vida. Foi um resultado excepcional”, disse o dirigente, que é pai dos armadores Marcelinho e Duda Machado – ambos jogadores do Flamengo e da seleção brasileira.
A equipe tricolor terminou na liderança o primeiro turno da competição – preparatória para o Estadual, que começa no segundo semestre –, empatado em número de pontos, vitórias e derrotas com o Tijuca Tênis Clube e o Cabo Frio, mas com maior saldo de cestas.
O próximo compromisso do Fluminense é nesta sexta-feira (18 de junho), às 20 horas, quando enfrentará o Teresópolis no ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras.

Foto: Assessoria de Imprensa/FFC

terça-feira, 15 de junho de 2010

Futsal / Vassouras e Vasco comemoram o primeiro título do renascimento da modalidade no Rio


Os times da USS/Vassouras (acima) e do Vasco, campeões da Super Liga Rio nas categorias adulto e sub-20, comemoram o título
Fotos: Divulgação/SLFR


USS/Vassouras, na categoria adulto, e Vasco da Gama, na sub-20, conquistaram na noite desta segunda-feira (14 de junho), no ginásio do Olaria, o título do primeiro campeonato organizado pela Super Liga Futsal Rio (SLFR), uma nova entidade que surgiu este ano com a proposta de revitalizar o futsal em nosso estado – mais notadamente na capital, modalidade que por muitos anos foi relegada ao abandono por sucessivas administrações da Federação estadual.
Para sagrarem-se campeãs nas suas respectivas categorias, ambas as equipes superaram o Botafogo/Casa de España, que assim conseguiu a proeza de ser “bi-vice” numa mesma competição.
O time adulto da USS/Vassouras, que nas últimas temporadas vem sendo a segunda força do futsal do Rio – atrás, apenas, do Poker/Petrópolis, que disputa a Liga Nacional – chegou ao título com uma vitória apertada sobre os alvinegros, por 2 a 1 na prorrogação (1 a 1 no tempo normal, mesmo placar do primeiro jogo).
Já na sub-20, os vascaínos – que haviam aplicado uma goleada de 6 a 2 no Botafogo na primeira partida das finais – tiveram menos trabalho para levantar a taça da Super Liga, vencendo os adversários por 3 a 2.
Agora é esperar as próximas iniciativas, tanto da Super Liga quanto da própria Federação, que está sob nova administração, para que esse impulso dado ao futsal carioca não perca a força e o entusiasmo.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cultura do Esporte / Livro revela os bastidores da ‘fritura’ e queda de João Saldanha na seleção de 70

Copa do Mundo é sempre uma boa oportunidade para que os “180 milhões” de torcedores brasileiros, além de se reunirem em torno das telinhas e telonas de tevê para assistirem aos jogos, também aprimorem a sua cultura futebolística.
Entre os inúmeros livros, documentários, programas de televisão e publicações impressas e na internet lançados nesta época, remetendo a fatos e histórias relacionadas a Copas passadas, uma obra, em especial, certamente vai chamar a atenção dos amantes da chamada “Era de Ouro” do futebol brasileiro e para quem gosta de analisar os momentos históricos da vida brasileira.
Em lançamento da editora LivrosdeFutebol.Com, acaba de chegar às livrarias Quem Derrubou João Saldanha, livro de estreia do jornalista Carlos Ferreira Vilarinho, que revela, 40 anos depois, os bastidores da trama que derrubou o técnico que classificou o Brasil para a Copa do Mundo no México em 1970.
O livro retrata a vida de Saldanha, desde a sua infância no Rio Grande do Sul até chegada à então Capital Federal mas não se resume a fazer um retrato da sua trajetória. Antes disso, posiciona o leitor no contexto histórico da época, remetendo-o a um período tempestuoso do Brasil e seus reflexos sobre a “Seleção Canarinho”, no período 1964–1970, justamente nos chamados “anos de chumbo”.
Quem quiser obter mais informações sobre o livro, seu autor e curtir algumas boas histórias sobre o “João sem medo”, pode acessar o hotsite da obra – http://www.quemderruboujoaosaldanha.com.br/
.

Futsal / Botafogo/Casa de España disputa o título da Super Liga Rio nas duas categorias

O Botafogo/Casa de España será o adversário da USS/Vassouras nas finais do campeonato da Super Liga Futsal Rio, categoria adulto. Os alvinegros conquistaram a vaga ao empatarem em 2 a 2 com o Vasco, na noite desta sexta-feira (4 de junho), no ginásio de São Januário. O empate bastava ao Botafogo, que havia vencido o time vascaíno por 3 a 2 no primeiro jogo das semifinais em General Severiano.
Já na categoria sub-20, na qual também disputará as finais, o Botafogo/Casa de España terá pela frente o Vasco, que despachou o Piedade, por 6 a 4, em seu ginásio, depois de vencer a primeira partida – jogada no Grajaú Country – por 3 a 2.
Os jogos das finais, para ambas as categorias, acontecerão nos próximos dias 11 e 14 de junho, no ginásio do Olaria. As partidas da sub-20 serão as preliminares dos jogos dos times adultos.

Foto: Divulgação/SLFR

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Futsal / USS/Vassouras é o primeiro finalista da Super Liga carioca

O novo campeonato da Super Liga Futsal Rio, categoria adulto, já tem seu primeiro finalista. É a USS/Vassouras, que derrotou o São Cristóvão por 6 a 2 em partida realizada na tarde desta quinta-feira (3 de junho), no ginásio Sombrão, em Vassouras. No jogo de ida, disputado na noite de terça-feira (1 de junho), no ginásio do América, os vassourenses já haviam vencido a equipe cadete por 6 a 4 e precisavam apenas de um empate para carimbar o passaporte para a final.
O adversário da USS/Vassouras será conhecido nesta sexta-feira (4), a partir das 21 horas, no ginásio de São Januário, no confronto entre Vasco e Botafogo/Casa de España. O vencedor enfrentará os vassourenses em dois jogos no ginásio do Olaria, nos próximos dias 11 (sexta-feira) e 14 (segunda-feira).

Botafogo vai à final na sub-20
A categoria sub-20 também tem um de seus finalistas definidos: é o Botafogo/Casa de España, que venceu o América por 6 a 3 na tarde desta quinta-feira, na Vila Olímpica da Mangueira.
Com este resultado, o Botafogo enfrenta o classificado do confronto Vasco x Piedade, que será nesta sexta-feira, às 19 horas, em São Januário.