terça-feira, 12 de março de 2013

LUTAS / Claudia Cabrera, a pantera argentina, conquista títulos e a todos por onde passa


Por Milton Duarte
Exclusivo para o EsporteAgito
Uma pantera dentro dos ringues, pronta para mostrar suas garras afiadas, e uma “gatinha mansa” fora deles, como ela própria se define. Exemplo de força de vontade e competência. Esta é Claudia Soledad Cabrera, atleta argentina nascida no município de Eldorado, província Misiones, radicada há alguns bons anos no Rio de Janeiro e fera do wrestling (luta livre), modalidade na qual tem se destacado, aqui no Brasil e no exterior, pelo seu esforço em competir, às vezes sem apoio nenhum, quando então tem obtido resultados realmente significantes, conquistando medalhas e troféus de relevada importância.
Desde muito jovem Claudia mostrou aptidão para os esportes, praticando diferentes modalidades, até que um dia um de seus professores de Educação Física a convidou para fazer luta olímpica. Depois, passou a praticar judô com León Seró, que apostou logo no sucesso da loirinha no mundo das lutas. “Com León Seró comecei a levar o esporte a sério, porque ele foi o meu primeiro professor de judô, e sempre esperava que eu pudesse ir longe. Seró é um treinador muito capaz, e alguém a quem eu devo muito”, sublinhou a lutadora em entrevista ao ESPORTEAGITO.
A vitoriosa carreira esportiva da moça começou em 2005, na Argentina, onde conquistou seu primeiro campeonato nacional de luta livre na categoria 48 kg. Nos dois anos seguintes, ganhou praticamente tudo o que disputou em seu país, inclusive o tricampeonato argentino da categoria.

Carioca, com as bênçãos do mestre João Ricardo
Já consagrada na América do Sul como La Pantera, Claudia Cabrera recebeu – e aceitou – o convite do professor e técnico argentino Carrizo Ortiz para treinar no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, aos cuidados do internacionalmente renomado professor João Ricardo – da conhecida e tradicional Academia BUDOKAN, no bairro da Tijuca, famosa por revelar campeões do MMA como Johil de Oliveira, entre outros – que deu todo o apoio que a atleta argentina precisava. Hoje em dia, radicada no Rio, ela dá aulas de musculação e luta livre, de forma personalizada (personal trainner), enquanto se prepara para os novos desafios.
La Pantera destacou que o apoio recebido do professor João Ricardo tem sido fundamental para sua permanência no Rio, cidade que aprendeu a amar. Disse que já se considera uma carioca.
Entre suas conquistas, que são muitas, Claudia ostenta o tricampeonato da Copa Rio, categoria 48 kg, na modalidade luta olímpica, nos anos 2011/12/13. Possui igualmente o título de tricampeã dos Jogos Abertos de São Paulo, também na modalidade luta olímpica; foi terceira colocada (medalha de bronze) na Copa Brasil Internacional, disputada no Cefam, Rio de Janeiro; e tricampeã da Copa Budokan de Luta Livre, nos anos 2008/09/10.
Em nível internacional, Claudia Cabrera participou de várias competições, sempre com bons desempenhos. Entre elas, a Copa Wrestling de Luta Olímpica, no Canadá, disputada pelas melhores lutadoras do mundo, o que foi para muitos uma prévia dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Estavam lá representantes da Coreia, Cuba, Estados Unidos, Rússia, além, é claro, das anfitriãs canadenses, inclusive Carol Huynh, medalhista de ouro na modalidade nas Olimpíadas de Pequim. A “pantera” argentina teve uma vitória na estreia contra uma rival local, mas na luta pelas semifinais perdeu para uma porto-riquenha e ficou de fora da luta pelo ouro. No playoff para o terceiro lugar, teve que enfrentar outra canadense bem colocada no ranking mundial e não teve condições de segurar a medalha de bronze. Apesar disso, ela considerou extremamente positiva a sua participação no evento.
“O torneio foi muito especial na minha vida, porque eu tive a oportunidade de estar ao mais alto nível de competição com atletas olímpicas canadenses, como a Carol, campeã em Pequim, que é a minha principal referência na luta”, explicou.

Superação como filosofia de vida
É importantíssimo falar que Claudia participou desta Copa graças ao seu próprio esforço, já que seu país, a Argentina, não enviou atletas para lá. A lutadora foi autorizada a participar pela Federação, e, demonstrando o seu brio de atleta competente, treinou sozinha durante o tempo que teve disponível.  La Pantera destacou a importância de participar desta Copa internacional no Canadá, aonde acrescentou mais experiência à sua já vitoriosa carreira de esportista, ao travar lutas com competidoras tão gabaritadas, de excelente nível, aumentando o seu potencial para lutas futuras.
Para encerrar a entrevista, Claudia citou uma frase que seu mestre León Seró que lhe disse certa vez e que ela toma como filosofia que orienta toda a sua trajetória: “Na vida não há nada a perder e, sim, o que ganhar...”
Sem dúvida alguma, Claudia Cabrera, La Pantera argentina, conquistou não somente muitos títulos, mas também nossos corações... 

Nenhum comentário: