sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ginástica / Daiane dos Santos é flagrada em exame antidoping

A ginasta Daiane dos Santos foi flagrada em um exame antidoping realizado fora de qualquer competição em junho deste ano, anunciou a Federação Internacional de Ginástica, nesta sexta-feira (30 de outubro), de acordo com o site ESPN.com.br.
A substância encontrada no corpo da brasileira no teste é a furosemida, utilizada como diurético e proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada), pois mascara possíveis estimulantes e esteróides.
O caso foi julgado pela comissão disciplinar da entidade na última quinta-feira. A gaúcha, de 26 anos, já foi notificada e terá 21 dias para apresentar sua defesa.
Maior atleta brasileira da ginástica artística, Daiane dos Santos se recupera de cirurgia para a retirada da placa de titânio no joelho direito. Ela foi a primeira medalhista de ouro do Brasil em Mundiais do esporte, em Anaheim 2004.
(Fonte: ESPN.com.br)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Lutas / Machida mantém cinturão em decisão polêmica

Num combate bastante equilibrado e sem grandes emoções, o aguardado confronto entre os brasileiros Lyoto Machida e Mauricio Shogun, que aconteceu neste sábado (24 de outubro), em Los Angeles, no UFC 104, terminou em polêmica.
A luta, válida pelo título dos meio-pesados, durou os cinco rounds de cinco minutos previstos, com Lyoto vencendo na decisão unânime dos juízes, arrancando vaias da platéia, mas mantendo seu título da categoria.
O combate foi muito equilibrado. Desde o início, Shogun mostrou claramente que havia estudado o jogo do campeão, entrando e saindo bem com fortes chutes. Lyoto, por sua vez, defendeu bem as tentativas de quedas de seu adversário, contragolpeando com boas joelhadas.
No decorrer da luta, os chutes que Shogun desferia nas pernas de Lyoto começaram a incomodar o dono do cinturão, que passou a acusar os golpes, dificultando sua movimentação. A luta foi para a decisão por pontos e todos os jurados marcaram o mesmo placar: 48 x 47 para Lyoto (3 x 2 rounds). Apesar das vaias do público, Lyoto venceu e manteve seu cinturão da categoria de meio-pesados do UFC.
Após a luta, o presidente do UFC, Dana White, disse querer promover uma revanche o mais rápido possível, mostrando que não concordou com o resultado. Os dois lutadores já teriam concordado em fazer a revanche, ainda sem data marcada.
(Fonte: espn.com.br)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Futsal / No feminino do Rio, só dá Mackenzie!

Uma das melhores equipes do Brasil dribla as dificuldades de uma modalidade esvaziada com muito amor à camisa e ao esporte

Da Redação do EsporteAgito
Em julho último, a equipe de futsal feminino adulto do Mackenzie Sport Club sagrou-se campeã invicta do Campeonato Carioca promovido pela Liga Rio Futsal ao vencer o River por 6 a 3, depois de chegar à final com uma goleada histórica de 20 a 0 sobre o Nilopolitano.
Cerca de um mês antes, desfalcada de nada menos do que seis jogadoras (cedidas à Marinha do Brasil para a seleção que ganhou o título do Mundial Militar de futebol de campo, em Minesotta, nos Estados Unidos), a equipe foi a Pindamonhangaba (SP) participar da Copa Brasil e voltou de lá com o vice-campeonato – perdeu na final, por 2 a 1, para o Barra de São Francisco, do Espírito Santo – mas sendo considerado o melhor time da competição, por seu desempenho.
Nenhuma novidade para o clube que pelo menos nos últimos 10 anos é a principal força do futsal feminino do nosso estado. Campeão estadual em 2003 e 2007, o Mackenzie coleciona inúmeros troféus na categoria, onde reina absoluto. Somente de 2004 para cá foram 22, entre campeão e vice das competições que disputou.
Base das mais recentes seleções cariocas, o Mackenzie se destaca também pela perseverança com que se dedica na preparação da equipe, dando uma verdadeira lição de amor ao esporte aos grandes clubes de massa, hoje movidos unicamente pelo interesse do retorno financeiro e não pelos princípios da desportividade.
Afinal de contas, segurar por longo tempo a hegemonia no futsal feminino carioca não é tarefa das mais fáceis e requer muita dedicação e um planejamento bem cuidado em seus mínimos detalhes.
Um time diferenciado
Para começar, é preciso adaptar-se à triste realidade dos esportes ditos “amadores” no Rio de Janeiro, que não recebem nenhum apoio e vivem à míngua, numa situação de completa penúria.
Com habilidade e inteligência, o Mackenzie tenta driblar essa dificuldade concentrando seus esforços apenas no time adulto, abrindo mão de disputar a modalidade nas categorias de base, pois isso significaria dividir os poucos recursos existentes na preparação de mais de uma equipe.
Mas para o vice-presidente administrativo Dalto Mathias Corrêa, também coordenador dos esportes femininos do Mackenzie, o grande segredo do sucesso do time é a diferenciação e essa diferença começa, segundo ele, no nível intelectual das atletas.
Acredito que um dos fatores do nosso sucesso está no alto grau de escolaridade das jogadoras. Todas são universitárias e muitas delas, inclusive, já formadas”, diz o dirigente. A maioria das atletas que compõem o atual elenco, ressalta Dalto, são formadas no próprio clube e outras foram selecionadas em universidades, além de algumas indicadas que vieram de outras equipes, até mesmo do exterior.
A infraestrutura oferecida pelo clube também propicia, na opinião do vice-presidente, o bom desempenho da equipe dentro de quadra. “As nossas jogadoras são verdadeiramente amadoras. Elas fazem parte integrante do quadro social do clube. São associadas. E nós damos a elas total assistência médica, além de bolsas de estudo, através convênio com faculdades, vale-transporte e alimentação”, explica Dalto.
Trabalho campeão
Orgulhoso do trabalho que comanda no futsal feminino do clube há cinco anos e demonstrando ser um fã incondicional das meninas, o dirigente tem dificuldade para apontar os destaques da equipe, citando praticamente todo o elenco. “Destacaria Cida, Ziele, Fernandinha, Jasna – que jogou na Espanha e em Portugal -, Robertinha, Ranny, a goleira Mariana e a Índia. E como revelações eu apontaria a Giane, a Francine e a Grace”, enumera Dalto, sem disfarçar a justificável tietagem.
As três atletas apontadas pelo dirigente como revelações da equipe foram, inclusive, convocadas para a seleção carioca que disputou, em setembro, o Campeonato Brasileiro Sub-20 feminino. Além delas, a equipe ainda conta com Robertinha, também com passagens por seleções cariocas. No comando técnico do time está o experiente Felipe Orelha, ex-jogador de futsal do Vasco da Gama e da seleção brasileira.
Contudo, mesmo sendo reconhecidamente uma das melhores equipes de futsal feminino do país, o Mackenzie não está disputando – assim como nenhum outro clube do Rio – a Liga Nacional de Futsal, principal competição brasileira da modalidade. “Isto é um reflexo direto da falta de patrocínio e de apoio tanto por parte dos governos estadual e municipal quanto da iniciativa privada, que ainda não acredita na força do esporte”, critica o vice-presidente Dalto.
Uma prova recente desse descaso foi o cancelamento, pela Federação do Rio, do campeonato estadual deste ano por falta de competidores: apenas o Mackenzie e a Liga de Cabo Frio se inscreveram. “Para não ficarmos sem atividade, o jeito foi nos inscrevermos no campeonato de peladas (society), patrocinado pela Globo, Fiat e Itaú”, lamenta o dirigente.
O time também participará do campeonato interestadual promovido pela Liga Teresopolitana e da Taça Rio-Minas-SP.
Apesar de todos os obstáculos, as meninas do Mackenzie vão tirando de letra os percalços, dando “chapéu” nas dificuldades e seguindo firme rumo às vitórias. Como sempre!

domingo, 18 de outubro de 2009

Boxe / Brasil conquista título inédito no feminino

A festa da premiação da equipe campeã pan-americana
Foto: Divulgação/CBB


Pela primeira vez na história do esporte brasileiro, o Brasil sagrou-se campeão pan-americano de boxe feminino. O evento aconteceu na cidade de Guayaquil, Equador, neste mês de outubro.
Com 16 vitórias contra apenas cinco derrotas, o Brasil atropelou suas adversárias conquistando quatro medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Todas as atletas brasileiras que participaram do evento subiram ao pódio.
O talento das boxeadoras brasileiras quebrou a hegemonia do Canadá e Estados Unidos que dominaram o lugar mais alto do pódio nas seis últimas edições do evento.
O Brasil ainda foi protagonista do único nocaute do Pan feminino, aplicado pela baiana Adriana Araujo sobre a canadense Alison Hunter.
As medalhistas brasileiras são:
Ouro
46 kg - Érica Matos
57 kg - Taynna Cardoso
60 kg - Adriana Araujo
69 kg - Andrea Bandeira
Prata
48 kg - Thais Silva
Bronze
51 kg - Estela Soares
54 kg - Clélia Marques
64 kg - Stephany Carvalho
75 kg - Roseli Feitosa

(Fonte: site da Confederação Brasileira de Boxe – CBB)

Basquete / Times da capital fecham turno do Estadual na frente

Flamengo e Municipal, respectivamente, chegaram ao final do primeiro turno do Campeonato Estadual Masculino Adulto de Basquete ocupando as duas primeiras colocações na tabela.
O Flamengo, que segue firme rumo ao pentacampeonato estadual, manteve no turno uma campanha invicta, superando alguns dos seus adversários por contagem centenária. O Club Municipal, por sua vez, só perdeu justamente para os rubro-negros na última rodada do turno.
Veja, a seguir, a campanha dos dois clubes na competição até agora.
Flamengo
86 x 38 Comary/Teresópolis
97 x 53 Cabo Frio
102 x 41 América Três Rios
101 x 66 Municipal
Municipal
87 x 86 Cabo Frio
100 x 44 América Três Rios
79 x 62 Comary
66 x 100 Flamengo

Foto: Humberto Sales/Agência Fla

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lutas / Ingressos para as finais do Brasileiro de Muay Thai já estão à venda com desconto

Foto: Maurício Pereira/CBMT
A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) confirmou para o próximo dia 31 de outubro, sábado, a realização das finais do Campeonato Brasileiro de 2009. O evento, que será disputado no ginásio do América, na rua Campos Sales, bairro da Tijuca, terá lutas em nove categorias, de 55 kg a acima de 90 kg.
As finais começam às 18 horas e a programação inclui ainda uma luta profissional de muay thai e uma luta de MMA.
No mesmo dia e local acontece pela manhã o Campeonato Brasileiro Aberto, em todas as classes (A, B, C, D, Infantil, Juvenil e Júnior), evento que contará pontos para o ranking por equipes de 2009.
Os ingressos já estão à venda na sede da CBMT (rua Barão de Mesquita, 1107 – Grajaú) e na subsede (rua Barata Ribeiro, 489 – Copacabana). O preço unitário é R$ 30,00, mas a Confederação está realizando uma promoção para quem comprar os ingressos antecipadamente. Até o dia 16 de outubro, os interessados podem adquirir as entradas a R$ 20,00 e de 17 a 30 de outubro, o preço é R$ 25,00. No dia do evento, só será possível comprar ingressos no próprio local da competição.

O card principal da competição

Até 55kg
Antonio Clerton (Champions Factory) x Alexandre Pantoja (Muay Thai Arraial)
Até 60kg
Rodrigo Sampaio (Champions Factory) x Albino Mendes (Boxe Thai/Minotauro Team)
Até 65kg
Bruno Robusto (Champions Factory) x Sheymon Moraes (Boxe Thai/ Minotauro Team)
Até 70kg
Bruno Pessanha (Muay Thai Arraial) x Jomario Marins (Top Brother)
O vencedor desta eliminatória pega o atleta André Duque (Top Brother)
Até 75kg
Alexandre Lopes (Top Brother) x Bernardo Braga (Champions Factory)
Até 80 kg
Gabriel Moraes (Boxe Thai/ Minotauro Team) x Fagner Alexandre (Top Brother)
Até 85 kg
Nivaldo Freitas (Top Brother) x Lamar da Silva (Champions Factory)
Até 90 kg
Aleksander Oliveira (Champions Factory) x Zumbi Eduardo (Boxe Thai/ Minotauro Team)
Acima de 90kg
Helio Massai (Master Center-MG) x Gustavo Kunh (FGMT)

Futebol / América tropeça em casa e despenca na tabela

Embora ainda faltem várias rodadas para o desfecho do campeonato, começa a balançar o favoritismo absoluto do América para a volta à elite do futebol carioca no ano que vem. Em jogo válido pela 5ª rodada da fase decisiva da Série B do Estadual, o time rubro foi surpreendido em casa, no estádio Giulite Coutinho, pelo Bonsucesso e perdeu por 2 a 1. O jogo aconteceu neste sábado (10 de outubro). Com esse resultado, o América caiu para a quarta colocação, com 9 pontos.
O líder continua sendo o surpreendente time do Sendas, com 11 pontos, seguido pelo Goytacaz e o Olaria, ambos com 10 pontos.
O próximo adversário dos americanos será a Portuguesa, no estádio Luso-Brasileiro, na próxima quarta-feira (14 de outubro), às 15 horas. Se perder, o América será ultrapassado também pelo seu adversário, que na rodada deste fim de semana venceu o Riostrense por 3 a 2 e chegou aos 7 pontos.

Confira os placares da 5ª rodada da Segundona estadual.

Riostrense 2 x 3 Portuguesa
América 1 x 2 Bonsucesso
Goytacaz 2 x 2 Nova Iguaçu
Olaria 2 x 0 Artsul
Quissamã 2 x 2 Sendas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cultura do Esporte / O futebol faz História

O futebol e as suas relações com a História foi o tema da mesa-redonda que aconteceu na terça-feira, dia 6 de outubro, na Sala Belisário de Souza, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como parte do ciclo de palestras Futebol Arte, a Arte do Futebol.
Os debatedores – o jornalista e escritor Péris Ribeiro; o historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ricardo Pinto; e o jornalista Marcelo Monteiro, editor do blog Memória E.C., do site globoesporte.com – falaram sobre a importância do futebol na compreensão da sociedade em seus diversos aspectos e da dificuldade que os historiadores encontram ao pesquisar sobre o tema.
Clique aqui e veja o resumo do evento

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Esporte Cidadão / Abertas as inscrições para a edição de verão da Copa Zico

Depois do grande sucesso conseguido nas duas edições anteriores, os mentores da Copa Zico resolveram organizar um torneio especial no final desta temporada. A Edição de Verão está confirmada e será disputada entre os dias 11 e 20 de dezembro no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes.
Crianças e adolescentes não-federados com idades entre 9 e 17 anos vão correr atrás da bola e do título de cada categoria. As finais serão disputadas no Estádio Antunes, no CFZ, e a organização espera contar com a presença de Zico na grande decisão.
As inscrições ficarão abertas até o dia 1º de dezembro. Para mais informações, os representantes dos times podem entrar em contato com a organização pelos telefones 2490-2431/2490-2432.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Futsal / Times da capital seguem entre os cinco melhores

Nas rodadas já realizadas neste mês de outubro – quinta-feira (dia 1º) e domingo (dia 4) – o Flamengo venceu na Gávea o Comary/Teresópolis por 5 a 2 e perdeu em Petrópolis, por 4 a 3, do líder Poker/Ikinha, acumulando 10 pontos na terceira colocação.
Por sua vez, o América foi goleado em casa pelo mesmo Poker, por 4 a 1, e empatou por 3 a 3 com o Vasco também em Campos Sales. Com os dois resultados, a equipe rubra foi a 8 pontos e se segurou no quarto lugar.
Já os vascaínos, que antes do empate com o América haviam vencido, em São Januário, o lanterna Drogaria do Povo por 5 a 4, somam até agora 7 pontos na quinta colocação.
Mas faltam ainda oito rodadas – uma do turno e sete do returno – e, até lá, muita bola vai rolar.

sábado, 3 de outubro de 2009

Curiosidades / Falta ou vale tudo?

Cultura do Esporte / Ciência e arte pensam o futebol

O Real Gabinete Português de Leitura promove, a partir do próximo dia 6 outubro, no Rio, o curso inédito de extensão Futebol no Real. Intelectuais e estudiosos de diferentes áreas como cinema, cultura e antropologia, falarão sobre a percepção que essas ciências do saber e da arte têm em relação à maior paixão nacional.
Durante as cinco aulas que compõem o curso, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo desse esporte, refletindo sobre desde a satisfação e encanto diante da partida, até comportamentos sociais, como a formação de torcidas organizadas.
As aulas vão de 6 de outubro a 3 de novembro, e acontecem sempre às terças-feiras, às 14h. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na secretaria do Real Gabinete. Há uma taxa de R$ 20 por participante (estudantes pagam R$ 15). O endereço é Rua Luís de Camões, 30, Centro. Telefone: (21) 2221-3138.

Cultura do Esporte / O universo olímpico no novo portal do COI

Quer saber tudo sobre o movimento olímpico no mundo? Então confira o novo portal que o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou nesta sexta-feira (2 de outubro), por ocasião da audiência de eleição da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 – que teve o Rio como grande vitorioso.
A página apresenta um design moderno, com o conteúdo recheado de imagem, informação, e elementos dinâmicos e interativos. O futuro dos Jogos Olímpicos ganhou destaque e foram criados ícones como o Olympism in action (Olimpismo em ação), com espaços dedicados a temas como educação, meio ambiente, mulher no esporte, entre outros. A área Countries (países) apresenta os 205 Comitês Olímpicos nacionais em um mapa-múndi que oferece diversos dados sobre cada um deles.
Os usuários também podem realizar pesquisas sobre edições dos Jogos Olímpicos e atletas que conquistaram medalhas desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Eles também podem votar em suas reportagens favoritas e participar de várias enquetes. Além disso, o site coloca à disposição um acervo de quase 10 mil fotos e 965 vídeos de todos os esportes.
Só há duas limitações: o conteúdo do site só está disponível em inglês e, devido a grande quantidade de informação em arquivos de imagem e vídeo, a navegação se torna, por vezes, lenta. Mas vale a pena conhecer. O endereço é:
http://www.olympic.org/en/