quinta-feira, 21 de maio de 2009

Esporte Cidadão / Torcedor tem direitos de consumidor, garante promotor

Torcedores de futebol têm os mesmos direitos que qualquer outro consumidor, apesar de o esporte, que é a paixão do brasileiro, ser visto como uma forma de entretenimento e lazer.
Foi o que defendeu nesta quarta-feira (20 de maio), em São Paulo, o promotor de Justiça do consumidor Eduardo Ferreira Valério, em palestra onde traçou paralelos entre o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Torcedor.
Segundo o promotor paulista, os torcedores podem, inclusive, ajuizar ações cíveis contra os clubes e federações de futebol. “Assim como existe o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), as torcidas organizadas podem e devem fiscalizar seus clubes, podendo também ajuizar ações cíveis contra o time. Mas, para que isso aconteça, as torcidas precisam estar organizadas e legitimadas”, disse Valério.
Para o promotor, a sociedade civil tem o direito à informação porque é “um consumidor, um cidadão”. “A sociedade civil tem o direito de saber o que o árbitro escreveu na súmula, bem como conhecer todo o regulamento”, exemplificou.
Valério argumentou que o artigo 40, do Estatuto do Torcedor, por exemplo, dá a abertura para que os interesses e os direitos dos torcedores sejam julgados conforme a mesma disciplina da defesa do consumidor.
Ele acredita que, nesse campo, uma das questões mais importantes é a do preço dos ingressos. “O controle dos preços é complicado, as experiências passadas de congelamento de preços nos planos econômicos foi frustrada”, afirmou.
Segundo ele, não há como impedir que o preço dos ingressos seja tabelado, muito menos que suba assim que os clubes passarem a cumprir o estatuto. “O ingresso, um dia, será mais caro. O que não pode acontecer é um aumento sem justa causa, os clubes devem seguir uma política de preço preestabelecido e devidamente esclarecido ao público”, explicou.

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Brasil, Um celeiro do Futebol-Mundial!
E participar, também, da corrente Cadê o Amauri por novos jogadores na seleção brasileira.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.