quarta-feira, 27 de maio de 2009

Futebol de areia / Brasil vence ‘revanche’ contra Itália

Sobrou emoção na vitória do Brasil sobre a Itália por 7 a 5 – gols de Buru (2), Bruno Malias (2), Benjamin, Bueno e Sguazzin (contra), para os brasileiros, e Pasquali, Palmacci, Esposito, Corosiniti e Platania, para os donos da casa, após empate em 5 a 5 no tempo normal e vitória verde-amarela por 2 a 0 na prorrogação, na partida disputada na tarde desta terça-feira (26 de maio), no Eurocup Stadium Circo Massimo, em Roma.
O confronto, chamado de “revanche” pelos italianos, reeditou a final da Copa do Mundo Fifa de Beach Soccer 2008, disputada nas areias francesas de Marselha. O jogo era um dos eventos oficiais da semana da decisão da Champions League (entre Barcelona e Manchester United) e a seleção brasileira começou em ritmo forte, abrindo 3 a 0 em poucos minutos, com facilidade, com gols de Buru (2) e Bueno, com Corosiniti descontando: 3 a 1, placar do primeiro período.
No segundo tempo, a Itália melhorou, mas os brasileiros marcaram duas vezes, com Benjamin e Sguazzin (contra), enquanto a Azzurra anotou com Pasquali e Palmacci: 5 a 3. No último período, a Itália cresceu e, com Esposito e Platania, empatou a partida e levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, brilhou a estrela do atacante Bruno Malias, que marcou os dois gols que deram a vitória ao Brasil: 7 a 5.

domingo, 24 de maio de 2009

Lutas / Brasileiro arrasa campeão invicto e é o novo dono do cinturão dos meio-pesados do UFC

Em uma performance arrasadora, o karateca brasileiro Lyoto Machida deu show no octagon do UFC 98, nocauteando no segundo round o campeão Rashad Evans – até então invicto – e se tornando o novo dono do cinturão dos meio-pesados da organização.
O combate foi a principal atração do evento, realizado neste sábado à noite (23 de maio), em Las Vegas (EUA), coroando a brilhante trajetória do brasileiro no maior circuito de MMA (antigo vale-tudo) do mundo, no qual ainda não conhece derrota.
“Eu treinei toda minha vida pra ser um campeão. Estou muito, muito feliz. Quero manter esse cinturão por muito tempo”, comemorou o emocionado lutador após o combate.
Com a vitória de Lyoto Machida, pela primeira vez o Brasil possui dois atletas com cinturões do UFC, já que Anderson Silva reina em sua divisão de médios desde 2006.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Esporte Cidadão / Torcedor tem direitos de consumidor, garante promotor

Torcedores de futebol têm os mesmos direitos que qualquer outro consumidor, apesar de o esporte, que é a paixão do brasileiro, ser visto como uma forma de entretenimento e lazer.
Foi o que defendeu nesta quarta-feira (20 de maio), em São Paulo, o promotor de Justiça do consumidor Eduardo Ferreira Valério, em palestra onde traçou paralelos entre o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Torcedor.
Segundo o promotor paulista, os torcedores podem, inclusive, ajuizar ações cíveis contra os clubes e federações de futebol. “Assim como existe o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), as torcidas organizadas podem e devem fiscalizar seus clubes, podendo também ajuizar ações cíveis contra o time. Mas, para que isso aconteça, as torcidas precisam estar organizadas e legitimadas”, disse Valério.
Para o promotor, a sociedade civil tem o direito à informação porque é “um consumidor, um cidadão”. “A sociedade civil tem o direito de saber o que o árbitro escreveu na súmula, bem como conhecer todo o regulamento”, exemplificou.
Valério argumentou que o artigo 40, do Estatuto do Torcedor, por exemplo, dá a abertura para que os interesses e os direitos dos torcedores sejam julgados conforme a mesma disciplina da defesa do consumidor.
Ele acredita que, nesse campo, uma das questões mais importantes é a do preço dos ingressos. “O controle dos preços é complicado, as experiências passadas de congelamento de preços nos planos econômicos foi frustrada”, afirmou.
Segundo ele, não há como impedir que o preço dos ingressos seja tabelado, muito menos que suba assim que os clubes passarem a cumprir o estatuto. “O ingresso, um dia, será mais caro. O que não pode acontecer é um aumento sem justa causa, os clubes devem seguir uma política de preço preestabelecido e devidamente esclarecido ao público”, explicou.

domingo, 17 de maio de 2009

Opinião / A volta do Caixão

Rogério Lessa Benemond

Há bem pouco tempo, o campeonato estadual do Rio ficou tão desprestigiado que ganhou o apelido de Caixão. Algum esforço foi feito, com algum sucesso, para recuperar o prestígio da competição que já foi considerada “a mais charmosa do Brasil.” Este ano, no entanto, ao ver o capitão rubro-negro Fábio Luciano se jogar na área do Botafogo e, minutos depois, tentar fazer um gol de mão, tive a certeza que o Caixão estava de volta. Antes, me veio outra certeza: de que o próprio Fábio Luciano avaliava que o juiz favoreceu o Flamengo na final da Taça Guanabara de 2008, jogo que deixou o Botafogo marcado pelo “chororô” após um suposto pênalti que Fábio Luciano teria sofrido.
O tal chororô virou um massacre contra as crianças botafoguenses nas escolas, enquanto a atitude do então meia alvinegro Diguinho, que jogou uma camisa do Flamengo contra o juiz, dizendo “veste, você não é flamenguista?”, caiu no esquecimento. Sem aquela vitória, o Flamengo sequer chegaria à única finalíssima que venceu, com a bola rolando, nesses três últimos anos de decisões contra o Botafogo. O alvinegro, por sinal, se credenciaria para a final ao vencer a Taça Rio com 10 jogadores numa vitória sobre o Fluminense na qual seu melhor jogador naquela partida, Alessandro, que havia colocado uma bola no travessão e puxava os contra-ataques, foi inexplicavelmente expulso de campo.
Mais impressionante é que este ano Fábio Luciano estava se despedindo dos gramados. Em vez de ficar marcado melancolicamente por uma despedida patética, o zagueiro recebeu elogios rasgados da imprensa e dos próprios colegas, que dedicaram a “conquista” ao companheiro que se aposentava.
Mas a tristeza não ficou só por conta de Fábio Luciano. No primeiro jogo da final, o camisa 10 do Botafogo, Maicosuel, eleito o craque do campeonato, foi caçado em campo e o derradeiro tostão que tomou na coxa esquerda sem dúvida ajudou a afastá-lo do último e decisivo jogo. Antes, havia sido vítima de uma falta desclassificante do lateral esquerdo Juan, que não foi expulso e já tivera sido beneficiado por um pênalti duvidoso, que agora se percebe que jamais seria marcado se fosse favorável ao Botafogo – como aliás foram as faltas duvidosas sofridas por Léo Silva e pelo próprio Maicosuel, dentro da área, sem que o juiz agisse com o mesmo rigor.
O árbitro da primeira partida, por sinal, não coibiu o anti-jogo praticado pelo Flamengo. A não expulsão de Juan foi até criticada pela imprensa, mas ironicamente acabou servindo de biombo para as outras falhas do juiz e para a perseguição ao craque do campeonato, em diversos outros lances.
Mas, este “penta-tri” do Flamengo – que acabou sendo o “tri-vice” do Botafogo – não estaria completo sem o título de 2007, conquistado a partir da marcação de um impedimento inexistente do atacante Dodô, seguida da expulsão do craque, melhor batedor de pênaltis do Botafogo. De 2007 para cá já presenciei uns três ou quatro jogos, inclusive um do próprio Flamengo contra o Sport Recife no Maracanã, nos quais o jogador chuta a bola após o apito do juiz, não é advertido e o lance sequer é comentado por narradores e comentaristas.
Esses mesmos colegas, entre eles alguns que criticaram ferozmente a postura defensiva do Botafogo na final da Taça Rio deste ano, cuja vitória do Flamengo forjou mais dois jogos de grande audiência televisiva, sequer levantaram a hipótese de marmelada para gerar renda e Ibope. É algo que não se pode provar, mas basta rever o jogo para desconfiar dessa possibilidade.
Se isso ocorreu, foi um erro incomensurável da nova diretoria do Botafogo, tão empenhada em expor as “mazelas” de Bebeto de Freitas, mas que aparentemente não teve a visão histórica da importância do estadual deste ano para uma torcida que está abandonando um dos maiores clubes da história do futebol, conforme avaliação da Fifa.
Esse abandono da torcida não se deu apenas pelos sucessivos – e sucessivas – bandeirinhas e juízes, que, em grande maioria, continuam por aí a apitar, mas também pela omissão de dirigentes novos e antigos, que punem um Zé Roberto antes de partida decisiva contra o São Paulo, como ocorreu no campeonato brasileiro de 2007, quando o Botafogo era líder e tinha a melhor média de público, ou formam equipes sem garra, que deixam um River Plate, em péssima fase, virar o jogo com nove jogadores em campo, tirando uma vitória histórica do Botafogo e provocando sua eliminação na Sul-Americana.
Um dos resultados de tudo isso é que no campeonato brasileiro não há nenhum clube carioca apontado como favorito ao título, salvo alguma esperança na classificação do Fluminense-Unimed de Parreira e Fred para a Libertadores. Outra consequência: apesar do Flamengo ter “a maior torcida do mundo”, as emissoras de TV preferem transmitir para todo o Brasil a final do Paulistão.
Rogério Lessa Benemond é jornalista

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Futebol / Estadual feminino começa em 13 de junho

O campeonato estadual de futebol feminino adulto começa no dia 13 de junho, com a participação de oito clubes, informou nesta quarta-feira (13 de maio) a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Os times estarão divididos em dois grupos com quatro clubes cada e jogarão entre si, em turno e returno, ficando os dois primeiros colocados de cada grupo para a disputa das semifinais, em jogos de ida e volta. Em caso de empate, a vaga para a grande final será decidida por cobranças de pênaltis.
O Grupo A reúne Mesquita, Paraty, Cepe-Caxias e Vasco da Gama. Já o Grupo B é composto por Friburguense, USS-Vassouras, Tigres do Brasil e Campo Grande – campeão do ano passado.
A primeira rodada da competição já está estabelecida:
Grupo A
Mesquita x Vasco da Gama
Paraty x CEPE-Caxias
Grupo B
Friburguense x Tigres do Brasil
USS-Vassouras x Campo Grande
Foto: Divulgação / Agência Ferj

Lutas / Vem aí a 3ª etapa do Estadual de Muay Thai

A Liga Carioca de Muay Thai realizará no próximo dia 24 de maio, no ginásio do América Football Club, na Tijuca, a terceira etapa do Campeonato Estadual da modalidade.
O evento contará com a participação de atletas representando equipes e academias de todo o estado, numa competição que terá simultaneamente, em dois ringues paralelos, combates de muay thai (amador e profissional, masculino e feminino) e lutas de boxe olímpico amador, graças a uma parceria inédita da Liga com a Confederação Brasileira de Boxe, sob a coordenação do ex-árbitro e comentarista de boxe do canal Premiere Combate, Daniel Fucs.
As duas etapas anteriores do campeonato – o primeiro promovido pela Liga Carioca – também realizadas no América, em fevereiro e março últimos, receberam um público expressivo, superior a 600 pagantes.

Boxe / Técnico de Popó e irmãos Nogueira dá seminário técnico no Rio

O experiente treinador de boxe Luiz Dórea, ex-técnico do campeão mundial da modalidade Acelino Popó e dos campeões de MMA Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, ministrará no Rio, nos próximos dias 23 e 24 de maio, um seminário técnico aberto a todos os professores e atletas das diversas modalidades de luta como: boxe, muay thai, kick boxing, full contact, MMA, jiu-jitsu, etc.
Promovido pela Confederação Brasileira de Muay Thai, o seminário terá carga horária de mais ou menos 15 horas de aulas práticas e acontece das 9h às 18h, no Centro de Treinamento dos irmãos Nogueira, no Recreio dos Bandeirantes.
Ao final do seminário será entregue os diplomas de participação. O investimento para esse evento é de R$ 150,00 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail
cbmuaythai@gmail.com ou pelo telefone (21)2275-0240. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site oficial da CBMT (www.cbmuaythai.com.br).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Futebol / Voltaço e Quissamã goleiam na Copa Rio

Ao golearem por 4 a 0 e 3 a 0, respectivamente, as equipes da Cabofriense e do Resende, Volta Redonda e Quissamã se tornaram destaques da 5ª rodada da segunda fase da Copa Rio, disputada neste sábado (9 de maio).
Dos seis jogos programados, apenas um não aconteceu: Boavista x Americano, marcado para o Estádio de Caio Martins, em Niterói, foi adiado porque a delegação campista não chegou a tempo, pois ficou retida no trânsito engarrafado da BR 101, devido a um acidente.
Estes foram os resultados da rodada do final de semana:
GRUPO B
Friburguense 2 x 1 Macaé Esporte
Tigres do Brasil 2 x 2 Madureira
GRUPO C
Quissamã 3 x 0 Resende
GRUPO D
Volta Redonda 4 x 0 Cabofriense
Sendas Esporte 2 x 2 Bangu

Clique aqui para ver os gols de Volta Redonda x Cabofriense

Clique aqui para ver os gols de Friburguense x Macaé

Cultura do Esporte / Futebol e jornalismo, um casamento indissolúvel

Foto: Bernardo Costa/ABI

Começou na última terça-feira (5 de maio), no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, o ciclo de palestras Futebol-arte: A arte do futebol, que mensalmente – até dezembro – discutirá as relações entre o futebol e outras formas de arte, como cinema, literatura e dança.
O primeiro encontro, que teve como tema central Futebol e Jornalismo, reuniu os jornalistas Renato Maurício Prado, do Globo e do canal SporTV; Vanessa Riche, apresentadora do programa SporTV News, e o sociólogo Maurício Murad, especialista em Sociologia do Esporte e professor da Uerj).

Clique aqui para conferir o resumo desse primeiro debate e a programação completa do evento até o final do ano

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Agito & Boa Forma / O que é melhor para emagrecer: caminhar ou andar na esteira?

Dr. Fabio Ravaglia

Muitos chegam a mim com a dúvida clássica sobre o que é melhor: caminhar ou andar na esteira. Por isso, faço aqui uma análise, abordando aspectos diversos sobre as duas modalidades. Particularmente, sou adepto da caminhada. Pratico e recomendo. Andar é uma maneira natural e simples de contribuir para manter a saúde. Mas, como a questão é pertinente, gostaria de trazer alguns parâmetros para as pessoas escolherem entre as duas atividades físicas.
Tanto a esteira quanto a caminhada são frequentemente procuradas pelos que querem perder peso. A pessoa acima do peso pode sobrecarregar os ossos e vir a ter problemas. Alguns números podem ajudar na hora de decidir qual atividade é melhor. Andar durante um minuto, em terreno plano, consome oito calorias; em uma subida, o consumo é de onze calorias. Saiba que para obter o mesmo gasto calórico na esteira é preciso um tanto mais de esforço. Explico por que: a esteira não está sujeita a intempéries, como chuva, sol, vento ou mesmo calor e frio, o que confere ao exercício físico uma certa adrenalina que contribui para a queima de calorias. O movimento na caminhada inclui o terreno acidentado, como ultrapassar buracos e passar por subidas e descidas, trajetos que exigem mais energia. Mesmo na esteira com inclinação, o gasto calórico é 1% menor se comparado ao da caminhada. De outro lado, a esteira leva vantagem em programas de condicionamento físico por permitir o uso de uma maior velocidade, aliada à segurança.
Veja as principais diferenças entre andar na esteira e caminhar:
1. A esteira é a opção quando se dispõe de um tempo mais restrito para a atividade física.
2. A preferência pela esteira muitas vezes se dá pelo conforto de ter comodidades ao lado, como água ou banheiro.
3. Algumas pessoas gostam mais porque podem praticar na esteira enquanto lêem, assistem tevê ou ouvem música. Neste caso, lembre-se que sem a concentração, o exercício físico nem sempre é tão eficaz.
4. A esteira está constantemente disponível, seja de dia ou de noite, com chuva ou com sol, ventando ou não. Só necessita da sua disposição e desejo.
5. Tecnologias como a do medidor de gasto calórico acoplado costumam atrair as pessoas – porém, lembro que não são precisas o bastante.
6. Segurar no corrimão prejudica a boa postura. Evite o uso e procure manter a coluna na vertical e os braços livres, em movimento natural, como na caminhada.
7. A caminhada é mais vantajosa do ponto de vista do impulsionamento: na esteira, não se consegue realizar uma impulsão forte com o calcanhar.
8. Inclinação: as esteiras não inclinam para baixo. Este é um exercício favorável para trabalhar alguns grupos musculares e leva à maior queda dos níveis de glicemia. Na caminhada, basta descer ladeiras.
9. Na caminhada é possível fazer curvas e andar para o lado, exercitando outros grupos musculares. Na esteira, isto não é possível.
10. Uma grande vantagem da caminhada é que andar não agride as articulações, por ser uma atividade de pouco impacto com o solo.
Há na caminhada outro aspecto importante: a prática propicia o desenvolvimento do senso de equilíbrio e o fortalecimento da musculatura. As depressões do terreno, irregularidades, buracos e até as paradas e partidas conferem à caminhada mais estímulo aos mecanismos ligados ao equilíbrio do corpo e a boa parte da musculatura.
Quem já está avançado na prática da caminhada pode apertar o passo. Normalmente praticado em terreno plano, o cooper queima dez calorias por minuto. A modalidade é uma fase intermediária entre a caminhada e a corrida. Apesar de queimar mais gordura do que o andar, o cooper traz muito mais impacto para as articulações e força bem mais o coração. Então, é preciso ter cuidado e não é recomendável a todos.
Caminhar é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Mesmo não tendo contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como exercício físico frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática. Quem não pratica nenhuma atividade, independente de qual seja a opção, convém consultar um médico para fazer uma avaliação física antes de dar início.
De toda a maneira, o importante para a saúde é manter o corpo em movimento. Pratique sempre uma atividade física e atinja suas metas.

Dr. Fabio Ravaglia é médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção

terça-feira, 5 de maio de 2009

Cultura do Esporte / O futebol muito além das quatro linhas


Os jornalistas Renato Maurício Prado e Teixeira Heizer dão palestras sobre futebol em eventos gratuitos no Rio, nesta terça e quarta-feira

Para quem a paixão pelo futebol vai além do espetáculo dentro das quatro linhas, sempre interessado em mergulhar mais fundo neste fascinante universo do esporte, a semana oferece um delicioso e raro cardápio de eventos que pode ser degustado por todos. E o que é melhor ainda, gratuitamente.
Com a proposta de reunir jornalistas, acadêmicos e artistas para debater o futebol a partir de ângulos distintos, como o samba, a dança, a literatura e o cinema, começa nesta terça-feira, 5 de maio, o ciclo de palestras Futebol-arte: A arte do futebol, uma iniciativa do Grupo de Literatura e Memória do Futebol (MemoFut) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), juntamente com o Laboratório de História do Esporte e do Lazer (Sport) – vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – e a editora LivrosdeFutebol.com.
As palestras gratuitas serão realizadas na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71), no Centro do Rio, das 18h30 às 21h, sempre na primeira terça-feira do mês, de maio a dezembro.
O tema do primeiro encontro é Futebol e Jornalismo, que reunirá o jornalista do Globo e do canal Sportv Renato Maurício Prado e o professor de Sociologia da UERJ Maurício Murad, ancorados pela jornalista Vanessa Riche, também do Sportv.

O rádio no esporte
Já no dia seguinte, quarta-feira, dia 6 de maio, a partir das 16 horas, o jornalista e escritor Teixeira Heizer – colunista de O Dia e comentarista do canal Sportv – falará sobre a importância do rádio no esporte brasileiro no segundo encontro do painel Futebol, paixão nacional no projeto Quarta às Quatro, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, também no Centro do Rio. O jornalista, escritor e locutor José Rezende funcionará como debatedor, ao lado do jornalista e professor da UFRJ Vitor Iorio, mediador do programa.
Em sua quarta temporada, o Quarta às Quatro tem como tema central Jornalistas Escritores e a Realidade Brasileira e promoverá encontros sobre futebol, história, literatura e política.
A entrada é franca e o acesso ao auditório da Biblioteca Nacional é pela Rua México, esquina com Araújo Porto Alegre.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Boxe / Pacquiao liquida Hatton em menos de seis minutos

Não foi preciso mais do que dois rounds para que o fenômeno Manny Pacquiao mostrasse ao mundo que não há, atualmente, adversários para ele. Com uma atuação impecável e impressionante, combinando força, técnica, agilidade e precisão, o boxeador filipino simplesmente arrasou, na madrugada deste domingo, o inglês Ricky Hatton – também considerado um dos cinco maiores pugilistas da atualidade – impondo um contundente nocaute a sete segundos do fim do segundo round, depois de levar o oponente à lona por duas vezes ainda no primeiro assalto.
O combate – realizado no pomposo MGM de Las Vegas, completamente lotado e repleto de celebridades do esporte, da música e de Hollywood – foi disputado intensamente desde o seu início, ficando logo patente a impressionante qualidade técnica de Pacquiao, que ao longo de sua vitoriosa carreira já subiu oito categorias de peso, sempre com a mesma performance.
Aos 30 anos e agora com um invejável cartel de 49 vitórias – 37 das quais por nocaute –, dois empates e apenas três derrotas, Manny Pacquiao não deixa dúvida de que é, realmente, o maior pugilista em ação no momento e um dos monstros sagrados de todos os tempos na modalidade.

Futebol / Cabofriense goleia o Bangu e se mantém invicta na Copa Rio

Recentemente rebaixada para a Segundona carioca, a Cabofriense parece já ter assimilado o golpe e quer agora começar a dar a volta por cima. O time assumiu a liderança isolada do grupo D da Copa Rio, após a goleada de 5 a 1 sobre o Bangu, neste sábado (2 de maio), no Estádio Prefeito Alair Corrêa, em Cabo Frio.
A equipe comandada pelo técnico Tonho, que está invicta na competição, soma agora cinco pontos ganhos. O destaque da partida foi o jovem Diego Bené (foto) que marcou dois belos gols na goleada sobre o time banguense.

Os resultados da rodada deste fim de semana na Copa Rio foram os seguintes:
Volta Redonda 2 x 1 Aperibeense
Cabofriense 5 x 1 Bangu
Macaé Esporte 2 x 1 Madureira
Americano 0 x 1 Resende
Friburguense 0 x 0 CFZ do Rio
Boavista 1 x 1 Fênix

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Boxe / A luta do ano

Manny Pacquiao – o Pacman (à esquerda) – e Ricky Hatton duelam pela “coroa” de melhor lutador do mundo na atualidade

Acontece neste sábado (2 de maio) o combate que está sendo considerado pelos especialistas e fãs do boxe em todo o mundo como a maior luta do ano. Mais do que o título da categoria super-leve (até 64 kg) da Organização Internacional de Boxe (OIB), o filipino Manny Pacquiao e o inglês Ricky Hatton disputam a almejada posição de melhor lutador em todas as categorias de peso.
Dono do cinturão, Hatton nunca perdeu na categoria super-leve nas 46 lutas que disputou em sua carreira e defende seu título contra Pacquiao, 53 lutas, 36 nocautes, tricampeão mundial em três categorias diferentes e considerado o melhor lutador de boxe da atualidade, reconhecido por ser carrasco de estrelas como Oscar de la Hoya, Erik Morales e Marco Antonio Barrera. Já o inglês tem a seu favor o fato de vir de duas vitórias consecutivas.
A programação ainda inclui preliminares muito boas, como Humberto Soto (48-7-2, 30 nocautes) fazendo a segunda defesa do seu título dos super-penas pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) frente ao canadense Benoit Gaudet (20-1, 7 nocautes), e Erislandy Lara (4-0, 3 nocautes) – um dos pugilistas cubanos “extraditados” pelo Brasil na época dos Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007 – enfrentando Bernabe Concepcion (28-1-1, nocautes).
O evento que acontecerá no MGM Grand, na cidade de Nevada, em Las Vegas (EUA), será transmitido para o Brasil pelo canal pay-per-view Premiere Combate, a partir das 22 horas.