segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lutas / Anderson Silva vira luta no final e faz história no MMA

Foto: Divulgação

Irreconhecível até os três minutos do quinto round, quando vinha sendo implacavelmente massacrado pelo desafiante norte-americano Chael Sonnen, em luta válida pelo título da categoria no UFC 117 – disputado na noite deste sábado (7 de agosto), em Oakland (EUA) – o supercampeão mundial dos médios, Anderson Silva, mostrou por que é considerado o melhor lutador de MMA da atualidade em todos os pesos ao protagonizar uma virada histórica a dois minutos do fim do combate e manter o seu cinturão e a invencibilidade de quatro anos no maior evento de vale-tudo do planeta.
Castigado e inexplicavelmente dominado durante toda a luta, o Spider conseguiu encaixar um sensacional triângulo em Sonnen faltando dois minutos para o fim da contenda, quando todos já davam como certa a derrota. Após bater, desistindo da luta, o norte-americano ainda tentou ludribriar o árbitro, tentando se desvencilhar do golpe de Anderson, mas a decisão já estava tomada a favor do brasileiro.
Ao fim da luta, extenuado mas aliviado pela vitória, o nosso campeão desfez o mistério da sua estranha performance e da falta de mobilidade para sair da submissão imposta pelo adversário. Segundo ele, uma costela fissurada durante um treino quase o impediu de subir ao octógono, mas resolveu lutar no sacrifício.
O feito monumental de Anderson Silva, no entanto, não impediu que o Brasil saísse derrotado do desafio contra os Estados Unidos. Nas quatro lutas anteriores, apenas Júnior Cigano dos Santos venceu: superou Roy Nelson na contagem dos juízes, credenciando-se para disputar o cinturão dos pesos pesados contra o vencedor do confronto entre o atual campeão Brock Lesnar e Cain Velazquez, marcado para a segunda quinzena de outubro. Os demais brazucas, Rafael dos Anjos, Ricardo Cachorrão Almeida e Thiago Pitbull Alves foram derrotados, respectivamente, por Clay Guida, Matt Hughes e Jon Fitch. Placar final: EUA 3 x 2 Brasil.

Nenhum comentário: