sexta-feira, 13 de setembro de 2013

BOXE / A nobre arte em seu momento máximo

Neste finalzinho de sábado, madrugada de domingo, os fãs do esporte em geral – e não apenas das modalidades de luta – terão uma rara chance de acompanhar um daqueles momentos que prometem entrar para a história. Frente a frente, no ringue do majestoso MGM Grand, em Las Vegas (EUA), um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Floyd Mayweather Jr., medirá forças com a maior promessa do boxe surgida desde a aposentadoria de Mike Tyson, Lennox Lewis, Evander Holyfield e Roy Jones Jr – o jovem mexicano Saul Canelo Alvarez. Um duelo de invictos, que apontará o maior boxeador da atualidade em todos os pesos.
Esse combate, que é apontado por vários especialistas no esporte como uma das maiores lutas do boxe moderno e movimentará algo estimado em US$ 200 milhões, terá transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal Sportv, a partir das 23 horas deste sábado.
E para falar da importância dessa luta histórica, o ESPORTEAGITO reproduz, a seguir, um texto de autoria do professor e jornalista Paulo Godinho, comentarista de boxe do canal Fox Sports, publicado em sua página do Facebook. E, ao final, um link para o comentário de outro grande especialista no assunto, o mestre Daniel Fucs.

FLOYD MAYWEATHER JR X SAUL CANELO ALVAREZ, O COMBATE

Paulo Godinho
Sábado próximo veremos um combate como há algumas décadas não nos foi possível presenciar. O melhor boxeador dos últimos dez anos enfrentará a maior promessa nesse esporte nessa mesma década.
No MGM Grand, Las Vegas, se enfrentarão Floyd Mayweather Jr e o mexicano Saul Canelo Alvarez. Idades, estilos e procedimentos absolutamente diversos, mas ambos clássicos e sensacionais em suas ações na nobre arte.
Floyd gaba-se de sua técnica defensiva e isso ninguém ousará discutir; de um trabalho defensivo nas cordas onde ele tem conseguido ótimos resultados frente a alguns dos seus últimos adversários, mas onde também, a meu ver, tem recebido golpes e deixado de receber outros, numa exposição física tão infantil como desnecessária; e termina por desfazer nos adversários de Canelo, declarando que prefere apenas citar os nomes dos campeões por ele derrotados, com clara referência a Oscar De La Hoya e Shane Mosley, por exemplo. No que diz respeito ao “Golden Boy”, ele tinha 34 anos, em franca decadência e fez um combate onde perdeu para Mayweather por pequena margem e em decisão dividida (2 x 1). Quanto a Mosley, já completara 39 anos e já falava em aposentadoria, que posteriormente adiou. Sem desmerecer as carreiras de De La Hoya e Mosley, à época que eles se bateram com Mayweather, positivamente, já não eram os mesmos dos seus melhores dias.
Para sermos justos com a ocasião, vamos falar dos três últimos compromissos dos adversários de sábado próximo.
Mayweather lutou contra Victor Ortiz em 17/09/2011 e ganhou por KO no 4º round; contra Miguel Angel Cotto em 05/05/2012 e ganhou por decisão unânime em 12 rounds; e por último, ganhou por decisão unânime em 12 tempos de Robert Guerrero, em 04/05/2013.
Saul Alvarez ganhou de Shane Mosley por decisão unânime em 12 rounds, em 05/05/2012; impôs um TKO no 5º a Josesito Lopez, em 15/09/2012; e venceu Austin Trout por unanimidade em 12, em 20/04/2013.
Da mesma forma que achamos Mosley já ultrapassado quando enfrentou Mayweather em 2010, não iremos levá-lo em consideração, quando perdeu para Canelo em 2012; o combate contra Josesito Lopez foi um verdadeiro massacre, não pela fragilidade de Lopez, mas pela enorme qualidade de Alvarez. Austin Trout foi o último adversário do orgulho “Ruivo” de Guadalajara; brilhante lutador, Trout fez de tudo para superar Saul, mas sucumbiu aos pontos em 12, e ainda sofreu um knockdown no 7º. Aos 23 anos de idade, crescendo a cada um dos seus combates, Saul Canelo Alvarez subirá sábado ao ringue do MGM Grand com a consciência de que estará frente a um adversário diferente de todos os outros que ele já enfrentou.
Floyd Mayweather Jr deixou muito a desejar em sua vitória contra Victor Ortiz. Um KO “por acaso”, conseguido depois de uma quebra de “fair play”, tendo golpeado duramente a Ortiz, que, de guarda baixa, após ter sido advertido pelo árbitro por uma cabeçada, a ele se dirigia em nítida postura de desculpas. Andávamos pelo quarto tempo e “the Money” encontrava dificuldades para conter a fúria de Ortiz. Miguel Angel Cotto não foi adversário para Mayweather, que o maltratou por uma dúzia de rounds. Cotto é um ótimo pugilista, com uma resistência inacreditável a golpes, mas está anos-luz de diferença para Saul Alvarez. Nesse combate Mayweather mostrou que não é um pegador, pois bateu à vontade em Cotto e não o colocou na lona em nenhuma oportunidade. E a luta do “Pretty Boy” contra Robert Guerrero foi uma brincadeira, onde só houve um lutador no ringue; portanto, Floyd , com todas as suas qualidades, em seus três últimos compromissos, não tem muito do que se gabar.
Como comentarista de boxe da FOX SPORTS, fiz as lutas de Canelo contra Matthew Hatton, Ryan Rhodes, Kermit Cintron, Shane Mosley e Josesito Lopez; e assisti à luta contra Austin Trout. É certo que Saul vem se mostrando num crescente de atuações, mostrando-se a cada vez, mais e mais agressivo, onde destaco seu potentíssimo “jab” de esquerda seguido de “hooks” à linha de cintura, sem esquecer sua mão direita em perfeita cobertura à sua cabeça. Canelo, uma vez atacando, o faz com verdadeiras “barragens de artilharia”, em combinações tão brilhantes como perfeitas, no corpo e cabeça de seus oponentes.
Mayweather até hoje não enfrentou ninguém verdadeiramente pegador. Agora vai enfrentar. Da mesma forma, Canelo ainda não se deparou no mesmo ringue com um oponente com a velocidade, a versatilidade defensiva e a lucidez de Floyd; agora vai enfrentar. Pela experiência que tenho em mais de 50 anos de boxe, posso afirmar que, se “The Money” se encostar-se às cordas para Canelo, vai virar uma peneira, de tantos golpes que receberá, e, em nenhum momento o “Pretty Boy” vai poder arriar aquela mão esquerda e defender-se com o queixo encostado no ombro. Se o fizer, correrá o risco de fazê-lo apenas uma vez, pois, se sair ileso das cordas, garanto que não irá repetir a experiência nessa luta.
Floyd tem a calma, a paciência, a categoria estilizada e o preparo físico dos craques. Sábado ele terá que mostrar um trabalho de pernas e movimentação de ringue muito maior do apresentado em seus últimos combates. Não vai poder parar à frente do menino de Guadalajara, pois, a trocação de golpes só lhe será contrária. Saul não vai poder deixar que Floyd circule pelo ringue à vontade, se deixar, terá dificuldades para superá-lo. Veremos o encontro de dois ótimos lutadores; um verdadeiro estilista em todos os sentidos, o “Pretty Boy”; o outro, um pegador atômico com bastante técnica e disposição para não deixar o combate chegar ao seu limitei de rounds.
É uma luta para todos os gostos, onde diversas serão as opiniões dos especialistas, mas a meu ver, essa luta não tem favorito, ela será decidida no ringue: a defesa contra o ataque; a juventude contra a veteranice. Um trabalho mental que já deve estar sendo preparado para ambos. Eu aprecio demais o jovem fenômeno mexicano, mas o Boxe a esse nível, poderá nos mostrar surpresas para ambos os lados.
É um combate imperdível.

Leia, também, o comentário feito pelo jornalista e árbitro internacional de boxe Daniel Fucs, comentarista do canal Sportv.

Nenhum comentário: