terça-feira, 23 de abril de 2013

CULTURA DO ESPORTE / III Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo divulga finalistas


Da Redação do EsporteAgito
A Comissão Organizadora do III Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo, promovido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro (Acerj) divulgou nesta segunda-feira (22 de abril) os finalistas de 2013, nas diversas categorias.
A comissão julgadora, formada pelos jornalistas João Máximo, José Ilan, Márcio Tavares, Marcos Penido, Péris Ribeiro, Rafael Marques e Eraldo Leite, selecionou os três melhores de cada categoria entre 81 trabalhos inscritos.
Confira a seguir os finalistas, apresentados em ordem alfabética. Os vencedores serão conhecidos na festa de entrega do prêmio, no próximo dia 29 de abril, às 20 horas, na sede histórica do Botafogo F.R., em General Severiano.

CATEGORIA INTERIOR
* Crônica: Eternos vilões – José Roberto Padilha (Entre-Rios Jornal)
* Do futebol direto para a igreja – Leonardo Barros e Kiko Charret (Jornal O São Gonçalo)
* O leão da coroa ainda resiste – Wesley Machado (O Diário - Campos)
CATEGORIA JORNAL
* Série: Centenário Fla x Flu – Bruno Braga, Rodrigo Lois e Thiago Bokel (Lance!)
* Série: Na raiz do Futebol – Raphael Zarko e Marjoriê Cristine (Jogo Extra)
* Série: Os negócios de Ricardo Teixeira – Sérgio Rangel (Folha de São Paulo)
CATEGORIA LITERATURA
* Escravos do jogo – Marlos Bittencourt
* Nunca houve um homem como Heleno – Marcos Eduardo Neves
* Waldo, o artilheiro – Valterson Botelho
CATEGORIA RÁDIO
* O lado light do Abelão – André Luiz (Rádio Globo)
* Racismo no esporte – Rafael Araujo (Rádio Brasil)
* Ricardo Gomes: um ano depois – Gustavo Penna (Rádio Brasil)
CATEGORIA SITE
* Encontre os Super-Humanos / Perfis dos jogos Paralímpicos – Cahê Mota (Globoesporte.com)
* Racismo contra a judoca brasileira Rafaela Silva nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 – Ary Cunha e Luiz Ernesto Magalhães (Globo-on-line)
* Ronaldinho Gaúcho e o início do fim – Guto Seabra, Marlucci Martins, Diogo Dantas e Marjoriê Cristine (Extra-on-line)
CATEGORIA TV
* Duas paixões Brasileiras: Música e Futebol – Rogério Bastos Medeiros (TV Brasil)
* Série “Dez Anos do Penta” – Sidney Garambone (TV Globo)
* Viva Nelson, o Rodrigues – Manuela Franceschini (Sportv)  

segunda-feira, 15 de abril de 2013

BASQUETE / Fluminense estreia trio estrangeiro com uma vitória e uma derrota

Jogador tricolor prepara a enterrada na fácil vitória contra o
XV de Piracicaba, nas Laranjeiras
Foto: Bruno Haddad/FFC

Da Redação do EsporteAgito
Já classificada para a fase semifinal da Copa Brasil Sudeste de Basquete, primeira etapa a ser cumprida pelos times aspirantes ao NBB, a equipe tricolor iniciou na última sexta-feira (12 de abril) – com uma vitória e uma derrota – a sequência dos três últimos jogos válidos pelo returno da competição, que servirão para decidir a posição de cada equipe no final desta fase e, consequentemente, os confrontos das semifinais.
No primeiro jogo, já reforçado com o trio estrangeiro (os argentinos Juan Pitu, Juan Torres e o norte-americano Eddie Miller), o Fluminense conquistou um grande resultado ao derrotar o XV de Piracicaba por 83 a 57 (52 a 24), no Ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras.
No sábado (13 de abril), contudo, contra o Rio Claro (SP), a história foi diferente e o Tricolor foi derrotado por 95 a 91 (44 a 48), em jogo também disputado no ginásio das Laranjeiras.
Nesta terça-feira (23), em partida válida pela última rodada do returno da competição, o Flu enfrenta o Macaé, às 20h, novamente nas Laranjeiras e precisa da vitória para garantir uma colocação mais favorável para a disputa das semifinais.

O difícil caminho para o NBB
Chegar à elite do basquete nacional não é tarefa das mais fáceis. Os clubes que desejam se candidatar ao seleto grupo do Novo Basquete Brasil (que substituiu o Campeonato Brasileiro, na categoria adulto masculino), precisam antes disputar a Copa Brasil – uma espécie de Segunda Divisão da modalidade, que é dividida em módulos regionais.
No caso do Fluminense, a equipe participa este ano da Copa Brasil Sudeste que, na primeira fase, reuniu seis times que jogaram entre si, em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificaram para a semifinal: Fluminense, XV de Piracicaba, Rio Claro e Macaé. Os confrontos, disputados em melhor de três, ainda não foram definidos.
Os dois ganhadores desse playoff decidem o título e garantem vaga na Supercopa Brasil. As duas melhores equipes da Supercopa participam de um quadrangular de acesso à elite do basquete, com os dois clubes de piores campanhas do NBB em 2013, Tijuca e Suzano. Depois disso, o campeão e o vice do quadrangular ainda precisam atender a requisitos técnicos, estruturais e financeiros exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

BASQUETE / Fluminense reforça time com estrangeiros para tentar vaga no NBB

A partir da esquerda: Eddie Miller (ala), Juan Manuel Torres (pivô)
e Juan Manuel Rivero 
Pitu (ala-armador)

Em busca de uma vaga na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o Fluminense está com equipe definida para a sequência da Copa Brasil Sudeste de Basquete. Na última segunda-feira (8 de abril), o clube apresentou três reforços estrangeiros para a competição: o americano Eddie Miller (ala) e os argentinos Juan Manuel Torres (pivô) e Juan Manuel Rivero Pitu (ala-armador).
"Após um grande esforço, conseguimos fechar o time. Todos estão bem fisicamente, a adaptação não será difícil. Inclusive, esse foi um dos critérios que utilizamos na escolha dos reforços. O Facundo (Sucatsky, armador) me passou algumas informações sobre os dois argentinos. Quanto ao Eddie, ele vai trazer qualidade de infiltração", disse o técnico tricolor Márcio Andrade, que convocou a torcida para os próximos confrontos.
Com 2,08m, Juan Manuel Torres não se destaca apenas pela altura. O pivô teve excelentes médias em números de pontos e rebotes, foram 10,2 e 6,1 por jogo, respectivamente, na temporada passada pelo Weber Estudiantes (ARG).
Pela primeira vez atuando no Brasil, o americano Eddie Miller falou sobre a sua adaptação e elogiou o elenco e a comissão técnica do basquete tricolor. "A adaptação demora um pouco, principalmente por causa da língua. Mas estou tendo uma relação muito boa com o time e com os técnicos. Os atletas são bons e o grupo tem o perfil de uma grande equipe", contou o ala, um jogador ofensivo que gosta de jogar com velocidade, em contra-ataques.
O Fluminense já garantiu vaga nas semifinais da Copa Brasil Sudeste. Até o momento, o time tricolor tem 11 pontos em sete jogos e ocupa a segunda colocação da fase de classificação da competição. A equipe das Laranjeiras joga nesta sexta-feira (12 de abril), no Ginásio João Coelho Netto, nas Laranjeiras, às 19h, contra o XV de Piracicaba e, neste sábado (13 de abril), às 17h, contra o Rio Claro, novamente em casa.
Fonte: Ideallize A.C.

CICLISMO / Pedala Rio! Quem tem bicicleta, não pode faltar


Da Redação do EsporteAgito
Sábado também é dia de pedalar. Então, não deixe a preguiça chegar e saia com sua bicicleta para participar desse passeio que visa ao crescimento da pessoa como ciclista. Este é o convite que a Via Pedal e a RTS Bike fazem a todos os cariocas, para participarem neste sábado (13 de abril), a partir das 9h, de um passeio ciclístico matinal Pedala Rio, com destino ao Mirante do Pasmado e ao Parque Dois Irmãos.
Segundo Horacio Júnior, diretor da Via Pedal, o passeio é programado para incentivar e auxiliar as pessoas sobre a troca de marchas numa subida, desmistificar o impossível e mostrar que podemos ir mais longe e a lugares difíceis pedalando. “Quando na companhia de amigos então, fica muito mais prazeroso e seguro. Por isso convidamos a todos os que sabem andar de bicicleta para participar desse tour pela cidade e curtir o passeio. Colocamos um condutor de cicloturismo, apto e equipado com ferramentas de bicicleta e primeiros socorros, para auxiliar os ciclistas durante o passeio. Ninguém fica para trás”.
Todo mundo pode participar. O evento não tem inscrições, taxas ou restrições. Basta comparecer no local, no dia e hora marcada de bike e pedalar conosco”, acrescenta Horacio Júnior.
O ponto de partida é a loja da RTS Bike, em Botafogo, que fica na Rua da Passagem, 78 Loja D. De lá, os ciclistas seguem para o Mirante do Pasmado, pedalando pela a Praia de Copacabana, Ipanema e Leblon sempre pela ciclovia. No final da ciclovia do Leblon, os participantes seguem para o Parque Dois Irmãos e retornam ao local de encontro pelo mesmo caminho, num total de aproximadamente três horas de percurso.
A Via Pedal avisa que, em caso de chuva uma hora antes da  hora marcada, o passeio será transferido. Qualquer dúvida, basta ligar para os organizadores no telefone (21) 8259-2579.

CULTURA DO ESPORTE / Curso de Marketing com J.H. Areias tem promoção prorrogada até 15 de abril


Da Redação do EsporteAgito
Foi prorrogado até esta segunda-feira (15 de abril), o prazo para pagar com desconto de até 60% a inscrição para o 13º Curso de Gestão e Marketing Esportivo, ministrado pelo “papa” da matéria no Brasil, João Henrique Areias.
Esta nova edição do curso – voltado para estudantes de ensino superior e profissionais que atuam ou gostariam de atuar no meio esportivo – vai acontecer no próximo dia 20 de abril (sábado), das 9h às 18h, no Rio de Janeiro, e quem não aproveitar a promoção ainda tem chance de participar, porém pagando o valor integral da taxa de matrícula, que é de R$ 590,00.
O objetivo do curso é habilitar os participantes a identificar os diversos atores e processos da indústria do esporte, permitindo-lhe buscar aperfeiçoamento profissional e direcionar seus esforços para sua área de interesse.
Com oito horas de duração e dividido em cinco módulos, o método exclusivo desenvolvido por um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, proporcionará ao aluno, desde o primeiro momento, uma visão do ambiente esportivo, com orientação predominantemente prática.
O curso acontecerá na BQ - Escritório Virtual e Centro de Treinamento, na Rua São José, 40 - 9º andar - Centro (em frente ao Edifício Garagem - Terminal Menezes Cortes).
Para quem se inscrever até esta sexta-feira, a inscrição custa R$ 295,00 (via pagseguro, cartão de crédito parcelado, boleto, etc.) ou R$ R$ 265,xx ( transferência/depósito bancário) à vista. Neste caso, para aproveitar o desconto, o interessado deve enviar um e-mail para jha@marketingesportivo.org para receber os dados bancários e o valor exato, com centavos para identificar o depósito.

Para mais informações, basta acessar o seguinte link: 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

OPINIÃO /Porque não temos estádio no Rio de Janeiro


João Henrique Areias

Falar é fácil, fazer é difícil (pensador desconhecido?)

A atual situação do futebol na capital da Copa e das Olimpíadas é, no mínimo, constrangedora.
Dos doze maiores times do país (RJ - SP - MG - RS), somente dois não tem estádio - Flamengo e Fluminense. Até em BH, onde Cruzeiro e Atlético não possuem estádios próprios, fizeram acordos com Mineirão e Independência respectivamente.
Falta de planejamento, visão e principalmente falta de profissionalismo dos nossos dirigentes?
Em 2004, quando assumi o marketing do Fla Futebol, junto com Júnior (diretor esportivo) e José Maria Sobrinho (diretor de administração e finanças), além de impulsionar a inauguração dos dois primeiros campos do CT Ninho do Urubu, convencemos a diretoria a levar a maioria dos jogos do Brasileirão para Volta Redonda (Estádio da Cidadania). O Maracanã confirmava ser o estádio mais caro do Brasil. De uma renda bruta em 2003 de R$ 2,2 milhões, o Flamengo levou para casa apenas R$ 200 mil, ou seja, 9% do que arrecadou. A Suderj ficou com R$ 500 mil e a CBF + FERJ com outros 500 mil.
As demais despesas, foram com arbitragem, exames antidoping, etc. Em Volta Redonda, o Flamengo garantiu R$ 100 mil líquidos mínimo por jogo com a prefeitura, mais 50% de outras receitas com concessões, espaços publicitários, etc. e, o mais importante, começava a adquirir experiência com a gestão de um estádio. Em 2005, diante da inércia do Flamengo, e sem o Maracanã, por conta das obras para o Pan 2007, o Fluminense tomou a dianteira e alugou o Estádio da Cidadania.
Ainda em 2005, fui chamado pelo então presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, que queria alugar, reformar e ampliar de 5 mil para 30 mil lugares o estádio da Portuguesa na Ilha do Governador, para que sua equipe e o Flamengo ali jogassem o Brasileirão 2005. Ele me chamou, pediu para levar a ideia ao presidente do Flamengo, Márcio Braga, que aceitou e me contrataram para gerenciar o projeto. Em 9 semanas captamos os recursos, fizemos as obras e os dois clubes jogaram 36 jogos na Arena Petrobras (vendemos o naming rights para a empresa que patrocinou as arquibancadas metálicas) e tivemos o segundo melhor público daquele ano, só perdendo para o Mineirão.
No final de 2009, a pedido do então presidente da Portuguesa, Antonio Augusto, procurei Flamengo e Fluminense para viabilizar um estádio com arquibancadas fixas, agora para 23 mil pessoas. Márcio Braga pelo Flamengo e Horcades pelo Fluminense me deram as autorizações e conseguimos a palavra do Governador Sérgio Cabral (veja no projeto no grupo com link abaixo) de que ajudaria, visto que o Rio iria precisar da arena em função dos megaeventos que estavam por vir.
Como em dezembro houve eleição no Flamengo, voltei ao clube no início de 2010, para apresentar o projeto para a nova diretoria, capitaneada por Patrícia Amorim e Hélio Ferraz e renovar a autorização. A presidente não participou da reunião e o VP avisou que eu teria de ser rápido porque ele tinha um compromisso. Ou seja, total falta de interesse. O detalhe é que nenhum dos clubes teriam de investir um só centavo. Bastava apoio político e interesse em usar a arena. Como contrapartida pelo investimento que iriam proporcionar à Portuguesa, poderiam utilizar o estádio como se deles fossem, por um número de anos que seria acertado pelas três partes.
Com a atual diretoria do Flamengo que ajudei a eleger, trabalhando na coordenação da campanha, demonstrei minha preocupação ainda durante a campanha. Num sábado chuvoso, no final de 2012, fui com o Eduardo Bandeira de Mello (atual presidente do Flamengo) e seu filho, visitar os estádios da Portuguesa, Bangu e Campo Grande (interditado). Na semana seguinte à eleição, fui com pessoas do marketing e do futebol a Volta Redonda, conversar com o prefeito Neto e visitar o CT João Havelange.
Com relação ao Engenhão, ainda em 2008, visitei-o com dois alunos - Alia Maas e Rômulo Macedo - de um Curso de Gestão de Arenas que ministrei no Rio. O relatório está no grupo sobre Gestão de Estádios, no link abaixo.
Ainda em 2008, quando dei assessoria para a Federação Capixaba de Futebol, sugeri ao governo do estado, através de seu secretário de Fazenda, José Teófilo, que comprassem o estádio do Rio Branco e construíssem uma arena moderna, devido a falta de bons estádios no estado.
Assim o fizeram e o vice governador Ferraço, meses depois, me contatou através do Sérgio Sotelino, um amigo comum, para que eu o acompanhasse numa visita ao Engenhão. Disse ao Sérgio que estava fora do Rio, não poderia ir, mas que ele visitasse o Engenhão, um estádio que custou cerca de R$ 500 milhões, para ver tudo que não deveria ser feito num estádio, mas que também visitasse o Estádio da Cidadania, um estádio que custou R$ 16 milhões (2% a 3% ) do Engenhão, com metade da capacidade (20 mil pessoas), e que era um exemplo de obra pública, funcionando sete dias por semana (universidade à distância, centro de fisioterapia, academia para a 3ª idade, etc).
O novo estádio do Rio Branco foi inspirado no Estádio da Cidadania, após visita do chefe da casa civil e do secretário de esportes do Espírito Santo a Volta Redonda.
Visitem o grupo abaixo e vejam o relatório do Engenhão produzido pela Alia Maas e Rômulo Macedo e o projeto do estádio na Portuguesa apresentado ao Flamengo em 2010 e o Relatório da Arena Petrobras. Tem também um guia sobre estádios que traduzi para meus alunos.
Saudações esportivas.

*João Henrique Areias, ex-vice-presidente de Marketing do Flamengo, é um dos precursores do marketing esportivo do país