sábado, 15 de setembro de 2012

BOXE / Noite rara: duas disputas de cinturão na mesma hora e com TV para o Brasil


Da Redação do EsporteAgito
Para quem gosta de boxe, esta noite de sábado é especialíssima e também de um grande dilema. Explica-se: mais ou menos na mesma hora – por volta da meia-noite – acontecerão nos Estados Unidos duas das mais eletrizantes disputas de título mundial do ano.
Como há muito não acontecia, ambas as lutas estão marcadas para a mesma cidade – Las Vegas, em locais distantes apenas dois quilômetros um do outro. No Thomas & Mack Center, o mexicano Julio Cesar Chavez Jr. (46-0-1, 32 nocautes) coloca em jogo pela quarta vez o seu cinturão dos médios pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC, na sigla em inglês) contra ninguém menos que Sergio Maravilla Martinez (49-2-2, 28 nocautes), o argentino ex-detentor do mesmo cinturão.
Chavito, o invicto campeão de 26 anos, é filho do lendário Julio Cesar Chavez – um dos maiores pugilistas de todos os tempos – e vem crescendo de produção, amadurecendo a qualidade de seu boxe, desde que passou a ser treinado por Freddie Roach, técnico do multicampeão Manny Pacquiao. Do outro lado do ringue estará um boxeador de 37 anos que, nas palavras de Daniel Fucs, um dos mais conceituados especialistas de boxe do país, “sempre luta com muita garra, personalidade, procurando o nocaute e movimentando pernas e tronco tornando, na maioria das vezes, seus combates empolgantes e extremamente agradáveis de assistir”.
Já no MGM Grand Cassino, o também invicto mexicano Saul Canelo Alvarez (40-0-1, 29 nocautes), outra estrela em ascensão no boxe mundial, defende seu título dos supermeio-médios do mesmo WBC enfrentando o surpreeendente Josesito Lopez (30-4, 18 nocautes), norte-americano que conquistou o direito de desafiante ao título ao derrubar todos os prognósticos com uma vitória, em junho último, que deixou o favorito adversário Victor Ortiz literalmente de “queixo caído” (o pugilista teve o maxilar fraturado).
Outro fato raro – e feliz – nesta noitada de boxe: ambas as lutas terão transmissão ao vivo para o Brasil, por canais pagos. Chávez Jr. x Martinez está programada pelo Sportv, enquanto Alvarez x Lopez foi anunciada pela Fox Sports.
Agora, o dilema é escolher qual dos dois combates assistir, pois as transmissões estão marcadas para começar na mesma hora, à meia-noite de sábado para domingo. A nossa dica é a seguinte: um olho no peixe, outro no gato. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FUTEBOL / Giro pelos clubes


Da Redação do EsporteAgito
(Com informações da Agência Ferj e sites oficiais dos clubes)

Bonsucesso vence o ‘Clássico da Leopoldina’
O Bonsucesso venceu o Olaria por 2 a 1 neste sábado (1º de setembro), em partida válida pela primeira rodada do grupo B da Copa Rio, no estádio Teixeira de Castro, na Zona Norte do Rio. Os donos da casa saíram na frente com Anderson Grafite, depois sofreu o empate com gol de Maicon e, novamente Grafite, deu números finais ao chamado “Clássico da Leopoldina”.
O time rubro anil levou a melhor sobre o
Olaria, tradicional rival da Zona Leopoldina
Foto: André Queiroz/Ascom Bonsucesso FC 
Almejando chegar às finais da competição – que dá ao campeão e ao vice o direito de disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão no ano que vem - a equipe rubro-anil passou por uma completa reformulação, mudando desde a direção do futebol ao elenco, além do comando do time, agora treinado por Orlando Caulin. Nada menos que 17 jogadores foram contratados, grande parte vinda de equipes do Nordeste do Brasil. O principal destaque deste novo time é o atacante Anderson Grafite, de 23 anos, artilheiro do jogo de estreia, que já vestiu a camisa do Internacional (RS) e Coritiba. Outro reforço é o zagueiro Wanderson, de 21 anos ex- Santa Cruz (PE).

Bangu também começa com vitória
O Bangu foi outro time da capital que estreou com vitória na Copa Rio 2012. Jogando no Estádio Jânio Moraes, a equipe da Zona Oeste carioca derrotou o Nova Iguaçu pelo placar de 1 a 0, na tarde deste sábado, dia 1º de setembro. O único gol do jogo foi marcado por Rodrigo Pinho, ainda no primeiro tempo.

Madureira cai na Boca do Jacaré
Após liderar o grupo B da Série C do Brasileirão por quatro rodadas seguidas, o Madureira iniciou uma queda livre na tabela. Na tarde deste sábado (1º de setembro), pela 10ª rodada da competição, o Tricolor Suburbano foi derrotado pelo Brasiliense por 2 a 0 na Boca do Jacaré. Com o resultado, a equipe carioca caiu para o sexto lugar.


Esperança é a base
Com o time profissional rebaixado, pela primeira vez na sua história, à Terceira Divisão estadual e sem disputar mais nenhuma competição este ano (o clube ficou de fora também da Copa Rio), o futebol do São Cristóvão tenta sobreviver nas divisões de base. Neste final de semana, as equipes sub 15 e sub 17 enfrentaram, no estádio da rua Figueira de Melo, o América em jogos válidos pela Série Especial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Os meninos do sub 15 do São Cristóvão venceram o
líder América nos pênaltis
Foto: site oficial do América FC
Na primeira partida, os garotos do sub 15 do “São Cri-Cri” venceram os rubros por 3 a 2 na disputa de pênaltis, depois do empate de 2 a 2 no tempo normal, conforme prevê o regulamento da competição. Já no sub 17, o time cadete, que vencia por 2 a 0, tomou a virada do América no segundo tempo e perdeu por 3 a 2.
Enquanto isso, o time cadete de juniores está em fase final de preparação para a estreia no Torneio Octavio Pinto Guimarães (OPG), marcada para o próximo sábado (8 de setembro), em Figueira de Melo, contra o Botafogo.

Mecão pronto para a estreia
Fechando a série de amistosos preparatórios para a Copa Rio, o América venceu o Audax, de virada, na manhã da última sexta-feira (31 de agosto), no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, por 2 a 1, com gols de Jean e Cazuza – que marcou seu primeiro gol como profissional. Além desta partida, o Mecão também jogou contra o Madureira, quando venceu por 1 a 0, e obteve um empate contra o Volta Redonda.
O time rubro entrou em campo com a seguinte formação: Lugão; Jancarlos, Bruno Simões, Thiago Eleutério e Da Costa; Rogério, Junior, Leandro e Esquerdinha; Igor e Thiago Ramos. Após o intervalo e com as mudanças feitas pelo treinador Lucho Nizzo na segunda etapa, a equipe terminou o jogo com Fernando; Formiga, Victor Hugo, Rafael e Jefinho; Beto, Léo Oliveira e Jean; Cazuza, Luiz Augusto e Crispin.
O América faz sua estreia na Copa Rio na próxima quarta-feira (5 de setembro), contra o Friburguense, às 15h, em Nova Friburgo.

BASQUETE / Riachuelo é o novo campeão carioca


(Com informações do Basquete Riachuelo TC/Facebook)
Neste domingo (2 de setembro), o Riachuelo Tênis Clube sagrou-se campeão do Torneio Carioca de Basquete Masculino Adulto 2012, ao derrotar novamente o Botafogo, desta vez pela contagem de 87 a 71, e fechar a série final em 2 a 0.
O jogo aconteceu na quadra do Jacarepaguá Tênis Clube, na Praça Seca, local onde o Riachuelo mandou seus jogos na competição. A partida foi extremamente equilibrada, já que os alvinegros buscavam forçar a terceira partida da final, enquanto o Riachuelo queria garantir a taça no segundo jogo. Isso se traduziu com as duas equipes indo para o intervalo com o placar em 41 a 38 para o Riachuelo.
Apesar de um ótimo terceiro quarto, no qual o Riachuelo conseguiu abrir 11 pontos de diferença, o Botafogo não se entregou e chegou a estar vencendo no último quarto pelo placar de 71 a 70.
Mas o Riachuelo queria mais e, com uma sequência de 15 pontos, fechou a partida e o campeonato, conquistando o troféu Francisco Camões de Menezes.
Os destaques da equipe campeã na partida foram Marcelão (22 pontos), Douglas (20 pontos), Renato (13 pontos) e Pedrinho (13 pontos). Pontuaram também os jogadores Rogger (3), Assis (6), Willian, Maicon (6), Bruno, Timbola, Somália e Dudu (1).
Participaram, ainda, da conquista Rafael Béda, Thiago Nathan, André Ricarte, Baiano, Fabio Caetano e Pietro Gentile, todos comandados pelo técnico Betinho Almeida.