quinta-feira, 30 de agosto de 2012

LUTAS / ‘Time dos sonhos’ do MMA nacional vai ministrar fórum no Rio

Mestre Artur Mariano escalou a seleção brasileira
do MMA para o evento

Da Redação do EsporteAgito
Um verdadeiro dream team (time dos sonhos) das artes marciais foi escalado o Fórum Brasileiro de Mixed Martial Arts (MMA), que será realizado no Rio de Janeiro, nos próximos dias 8 e 9 de setembro.
Idealizado e organizado pelo mestre Artur Mariano, presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), comentarista do canal Combate e um dos principais árbitros de MMA do Brasil, o evento tem por objetivo promover conhecimento e dar ferramentas em todas as áreas que envolvem o MMA, o esporte que mais cresce no mundo, sob os seus aspectos filosóficos, técnicos e práticos.
Para isso, Mariano reuniu os maiores nomes de cada modalidade como João Alberto Barreto, Amaury Bitetti, Josuel Distak, Paulo Borracha, Adrian Jaoude, Franklin Magalhães, Carlos Pirazzo, André Lauria, Pedro Koellreutter e o sargento Sandro Souza, do Corpo de Bombeiros, especialista em palestras de primeiros socorros, que ministrarão palestras e clínicas para os participantes.
Além desses grandes nomes, já confirmaram presença na mesa de debates do Fórum, consagradas personalidades do esporte como Carlão Barreto, Alex Daivis, Antonio Gringo, Roberto Leitão e Wanderley Rebello (OAB).
A expectativa dos organizadores é que o Fórum Brasileiro de MMA receba um público de diferentes áreas, entre as quais, profissionais reconhecidos internacionalmente, professores de artes marciais, atletas, alunos e professores de Educação física.
O evento acontecerá no Centro de Treinamento Champions Factory de MMA, à Rua Pompeu Loreiro 116, 2º andar, Copacabana.
As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. Por isso, é melhor garantir logo o seu lugar. Mais informações pelos telefones (21)2275-0240 / 2547-5322, pelo e-mail: championsfactory@gmail.com, ou no site www.arturmariano.com.br

BASQUETE / Riachuelo está a uma vitória do título carioca adulto masculino

Time do Riachuelo em quadra. Equipe pode comemorar título
carioca já neste domingo (Foto: Basquete Riachuelo TC/Facebook)

Da Redação do EsporteAgito
Correndo por fora, sem nunca ter sido considerado como um dos favoritos da competição, o Riachuelo Tênis Clube precisa apenas de uma vitória, no próximo domingo (2 de setembro), sobre a equipe do Botafogo FR para comemorar o título do Torneio Carioca de Basquete 2012, categoria adulto masculino, e a conquista do Troféu Francisco Camões de Menezes.
No primeiro jogo das finais, que aconteceu no último sábado (25 de agosto), o time do Riachuelo não se intimidou por jogar como visitante, na quadra do Botafogo, e derrotou os alvinegros pelo placar de 70 a 59. Os destaques da partida, pelo time vencedor, foram Marcelão (19 pontos), Maicon (15 pontos), Assis (13 pontos) e Douglas (10 pontos).
A próxima partida será no ginásio do Jacarepaguá Tênis Club, na Praça Seca, a partir das 11h30. Caso seja necessário o jogo de desempate, será na quadra do Botafogo – que teve melhor campanha na fase classificatória – em data ainda não definida pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (Fberj).

Tijuca fica fora das finais
No atual cenário de penúria em que vivem as modalidades olímpicas em nosso estado – cuja capital será sede, daqui quatro anos, do maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas – esse Torneio Carioca de Basquete, equivalente ao antigo campeonato municipal, trouxe algumas surpresas positivas e outras, negativas.
A destacar como pontos positivos, primeiramente o fato de que a competição conseguiu reunir nove equipes com elencos principais, atraindo, inclusive, uma de Juiz de Fora (MG) – o JF Celtics/Sports – numa época de raros patrocínios e falta de estrutura dos clubes, além do ressurgimento do Riachuelo como uma das forças do basquete carioca.
A grande surpresa, pelo lado negativo, foi a eliminação do Tijuca Tênis Clube na fase semifinal. A equipe tijucana, que disputou este ano a edição do Novo Basquete Brasil (NBB), representando o Rio de Janeiro juntamente com o Flamengo, foi uma das que mais investiu na categoria adulto, trazendo inclusive para dirigir o time o consagrado técnico Miguel Ângelo da Luz.
Passando às semifinais na quarta colocação, pegou o Botafogo que foi o time de melhor campanha na primeira fase do torneio. E perdeu as duas partidas, a primeira fora de casa, por 67 a 60 e a segunda, na quadra da Rua Desembargador Isidro, por 59 a 48, dando adeus à competição.
O Riachuelo, por sua vez, eliminou a equipe da Marinha do Brasil em três jogos: uma derrota por 88 a 86, e duas vitórias, por 70 a 60 como visitante e por 81 a 67 no tira-teima, na quadra de Jacarepaguá.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Adeus, Félix, o goleiro do tri

Em homenagem ao ex-goleiro Félix - titular da seleção brasileira tricampeã mundial em 70 e que ao longo de uma década inscreveu seu nome na galeria dos grandes goleiros do Fluminense, superado apenas por Castilho e Paulo Victor - que morreu nesta sexta-feira (24 de agosto), em São Paulo, aos 74 anos vítima de um efisema pulmonar, o ESPORTEAGITO reproduz a seguir o depoimento que Félix concedeu ao jornalista Valterson Botelho, em 2010, para a série de mini-documentários Ídolos Tricolores.
Descanse em paz, Papel.

FUTEBOL / Giro pelos clubes


Da Redação do EsporteAgito
(Com informações da Agência Ferj, site FutRio e sites oficiais dos clubes)

Lateral Leandro volta às origens
Criado nas divisões de base do América, o lateral esquerdo Leandro está de volta ao clube após longo tempo. Tendo iniciado sua relação com o clube em 1992, na escolinha, fez sua estreia profissional em 1997, quando ainda integrava o elenco juvenil. Em 1998, disputou a série C do Campeonato Brasileiro vestindo a camisa vermelha. Agora, aos 33 anos, volta ao clube por algo muito maior do que dinheiro.
 “Estava pensando em parar, mas minha família me incentivou a continuar. Meus pais deram a ideia de eu manter a forma no America. Chegando ao clube, fui me entrosando, conversando o professor Lucho Nizzo e vi que ele pode desenvolver um excelente trabalho. E todos sabem que sou torcedor do America desde garoto e quero ajudar com a minha experiência. Agora, quero retribuir ao clube o que ele me proporcionou durante esses anos de futebol”, disse Leandro.
Após passagens pelo Vitória, Cruzeiro, Porto (Portugal), Palmeiras, Fluminense e Atlético (MG), jogando sempre como lateral, Leandro, por amor a seu clube de coração, está disposto até a ajudar ao time em outra função. “No primeiro jogo-treino o professor Lucho Nizzo (técnico do América) me colocou no meio de campo e acho que me saí bem. Com a ajuda do grupo a adaptação vai ser mais fácil. Sabemos das dificuldades e quem quiser ficar tem que ser para lutar junto”, finalizou o jogador, em depoimento ao site oficial do América.

Portuguesa prioriza temporada 2013
Empenhada em finalmente realizar, em 2013, o sonho de retornar à elite do futebol carioca, a Portuguesa resolveu abrir mão de disputar a Copa Rio este ano – competição que dá ao campeão e o vice o direito de disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão no ano seguinte – para guardar recursos que possibilitem formar um time forte para o próximo estadual da Série B.
“Desistimos da Copa Rio pelo custo alto da competição, preferimos preparar uma estrutura melhor para 2013 no Carioca, que para nós é a competição mais importante, isto sem desvalorizar a Copa Rio, evidentemente”, explicou o vice-presidente do clube, Marcelo Barros, ao site FutRio.
Sem competições, portanto, neste segundo semestre, a Portuguesa acaba de acertar o empréstimo de dois jogadores ao Boavista, que vai disputar a Copa Rio a partir do início de setembro. São eles o goleiro Léo e o atacante Jhonatan. E, segundo o dirigente, outros atletas deverão ser emprestados com o objetivo é mantê-los em atividade.

Sinal de alerta
O Madureira iniciou o Campeonato Brasileiro da Série C de forma arrasadora. Venceu seus três primeiros jogos e liderava de maneira isolada o Grupo B da competição. Após esse ótimo início, contudo, a equipe caiu de rendimento e agora ocupa o quarto lugar na chave.
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Tricolor Suburbano já vê sua vaga dentro do G4 ameaçada, pois está a apenas dois pontos do Macaé, quinto colocado.
Vindo de duas derrotas, o Madureira sabe que precisa se reabilitar na próxima rodada, contra o Oeste, neste sábado (25 de agosto), às 15h, no Estádio Aniceto Moscoso, válido pela última rodada do primeiro turno do Grupo B do Brasileirão da Série C.

Bangu vai de Saci na Copa Rio
O atacante Fabio Saci, que disputou a Taça Rio de 2009 pelo Bangu, está de volta ao alvirrubro e é a esperança de muitos gols na Copa Rio, que começa no mês que vem. O jogador estava no Crateús, disputando a principal divisão do Campeonato Cearense.
 “Estou voltando a treinar e já estou me adaptando ao ritmo de exercícios. Apesar da minha passagem anterior pelo Bangu ter sido rápida, consegui realizar o sonho de jogar pelo clube. Agora estou de volta e a minha expectativa é fazer uma ótima Copa Rio e seguir para o próximo Estadual”, disse o jogador à agência Ferj.
Pela primeira rodada da Copa Rio, o Bangu estreia diante do Nova Iguaçu, no estádio Laranjão, dia 1º de setembro, às 15 horas.

Começar de novo
Depois de não conseguir se segurar na Primeira Divisão do futebol carioca, à qual voltou em 2012 após uma longa ausência de 18 anos, o Bonsucesso quer recomeçar a sua luta pelo acesso de maneira diferente, mais estruturada e planejada. E, para isso, antes de reforçar o elenco, decidiu pela reformulação do departamento de futebol e a montagem de uma comissão técnica experiente para que os frutos do trabalho possam ser colhidos de forma mais consistente.
O técnico Orlando Caulin e os novos
dirigentes do futebol rubro-anil
Assim, faltando pouco tempo para o início da Copa Rio, o presidente do clube, Zeca Simões, anunciou o nome do novo vice-presidente de futebol, Rogério Amorim, e do novo gerente de futebol, Régis Melo. Ambos comandarão o futebol do rubro-anil na Copa Rio.
Junto com a nova diretoria de futebol chega o novo treinador para o segundo semestre. Trata-se de Orlando Caulin, de 52 anos. O técnico tem uma larga experiência no futebol nordestino, treinando equipes como Sport (PE), Crato (CE), Salgueiro (PE), entre outros. Sua última atuação foi no Guarany de Sobral (CE). Com a missão de salvar o segundo semestre do rubro-anil, Orlando garantiu que o grupo pode esperar muito trabalho pela frente.
O Bonsucesso estreia na Copa Rio no dia 1º de setembro, às 15 horas, no estádio Leônidas da Silva, contra o Olaria e está no grupo B, com Angra dos Reis, Mangaratibense e Madureira.

Quase um time inteiro de reforços
Na última quarta-feira (22 de agosto), o Barra da Tijuca anunciou nada menos do que nove reforços para a disputa da Copa Rio, já iniciando a montagem do elenco também para a Série B do Campeonato Carioca de 2013. A maioria dos atletas ganhou destaque atuando no Goytacaz e na Portuguesa.
O lateral-esquerdo Dida, o volante Taércio e o meia Serginho chegam da equipe da Ilha do Governador. Já o lateral-direito Tiago Bastos e o meia Jocian estavam no Goytacaz. Da Série C, vieram Dênis Santana, ex-Queimados, e Lyndson, atacante do São José.
Completam a lista de reforços dois jogadores de fora do estado: o goleiro Diego Morais, que estava no Sobradinho (DF), e o atacante Romaneli, ex-Juventude (RS). Todos foram apresentados e já treinam com o grupo. O Barra estreia na Copa Rio dia 2 de setembro (domingo), às 15h, no Moacyrzão, contra o Serra Macaense.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MARKETING ESPORTIVO / Só medalha de ouro não basta para atrair patrocinadores


Para que a conquista se reverta em contratos, atletas devem manter a imagem em evidência após os Jogos

Por Gabriel Ferreira (transcrito do site Gestão e Marketing Esportivo, de João Henrique Areias)
As medalhas de ouro conquistadas durante os Jogos de Londres pela judoca Mayra Aguiar e pelo ginasta Arthur Zanetti devem render aos dois atletas brasileiros muito mais do que a satisfação pessoal da grande vitória.
Ouro de Arthur Zanetti abre portas para patrocínio,
mas é necessário que a modalidade permaneça
em evidência na mídia, dizem especialistas
Foto: Agência Brasil
Ser o primeiro colocado em sua modalidade durante o maior evento esportivo do mundo é um dos caminhos mais curtos para atrair o interesse de empresas dispostas a ligar a imagem ao esporte. "Essas vitórias geram novos títulos e ídolos e é a isso que qualquer empresa busca se associar", diz João Henrique Areias, consultor de Marketing Esportivo.
Mas a medalha no peito é apenas o início. O atleta precisa, além do treinamento, manter entre a lista de tarefas diárias, a manutenção da visibilidade adquirida durante a competição.
“Se o Zanetti ou a Mayra sumirem logo da mídia, eles não terão tempo de capitalizar a medalha”, diz Thiago Mansur, presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo. Nessa hora, é importante que o medalhista seja bem assessorado. “As confederações devem ajudar, pois é interesse delas que o esporte se torne ou se mantenha popular.”
A preocupação com o destaque da modalidade também está ligada ao potencial de capitalizar vitórias futuras. “A simples conquista da medalha não se reverte imediatamente em novos patrocínios”, afirma Eduardo Generoso, gerente de projetos da ESM, consultoria de Marketing Esportivo.
Segundo ele, entre os fatores que vão influenciar no interesse de empresas pelo medalhista estão o tamanho da exposição que o esporte consegue na mídia. “No caso de Zanetti deve ser mais fácil, pois outros atletas, como os irmãos Hypolito, já fizeram o trabalho de popularizar a modalidade”, diz Generoso.
No caso do futebol, que disputará a primeira final olímpica desde 1988, o impacto do tão aguardado ouro é diferente e vai além da possibilidade de atrair maiores patrocínios.
Como os atletas são negociados entre times e possuem um valor de mercado mais fácil de ser medido, uma conquista olímpica pode significar uma grande valorização na hora da transferência. Isso é mais comum no caso de atletas que ainda não conseguiram destaque fora da seleção olímpica.
“Para quem está no nível do Neymar, o ouro não faz diferença”, diz Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

BASQUETE / Marinha sai em vantagem nas semifinais do Carioca adulto masculino

Riachuelo (de calção vermelho) e Botafogo foram os dois times
mais bem colocados da fase classificatória do Cariocão
Foto; Riachuelo TC/Facebook

Da Redação do EsporteAgito
Botafogo, Tijuca, Riachuelo e Marinha do Brasil farão as semifinais do Torneio Carioca de Basquete 2012, categoria masculino adulto. Ao fim do returno da fase classificatória, as quatro equipes vão disputar, até o próximo dia 22 de agosto, os playoffs que apontarão os dois finalistas ao título.
De acordo com o regulamento da competição, o Riachuelo Tênis Clube, que ficou em primeiro lugar na classificação geral, vai jogar a melhor de três contra o terceiro colocado, o time da Marinha do Brasil. Já o Botafogo, que fechou a primeira fase na vice-liderança, pega a equipe do Tijuca TC.
Na partida de abertura, realizada no último domingo (5 de agosto), jogando na quadra do Jacarepaguá Tênis Clube, o time do Riachuelo foi surpreendido pela equipe da Marinha e perdeu pelo placar de 88 a 86. Uma nova derrota no jogo do próximo sábado (11 de agosto), no ginásio do Cefan, elimina o Riachuelo e classifica a Marinha do Brasil para as finais do torneio, que vale o Troféu Francisco Camões de Menezes.
Os próximos confrontos das semifinais estão marcados para os seguintes dias e horários, conforme divulgou a Federação de Basquete do Estado do RJ (Fberj):
Dia 11 de agosto – Marinha do Brasil x Riachuelo TC, às 12h, no Cefan
Dia 19 de agosto – Riachuelo TC x Marinha do Brasil, às 11h, em Jacarepaguá (se necessário)
Dia 15 de agosto – Botafogo FR x Tijuca TC, às 20h30, em General Severiano
Dia 20 de agosto – Tijuca TC x Botafogo FR, às 19h, na Rua Desembargador Isidro
Dia 22 de agosto – Botafogo FR x Tijuca TC, às 20h30, em Botafogo (se necessário)

A classificação geral do Carioca ficou assim:
1º - Riachuelo TC – 30 pontos
2º - Botafogo FR – 28 pontos
3º - Marinha do Brasil – 28 pontos (com menor saldo de cestas)
4º - Tijuca TC – 27 pontos
5º - JF Celtics/Sport (Juiz de Fora) – 24 pontos
6º - PM Queimados – 20 pontos
7º - UFRJ – 19 pontos
8º - Escobase – 17 pontos
9º - Iguaçu BC – 16 pontos