terça-feira, 31 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012 / Cadeiras vazias repercutem mal em Londres


Estádios de futebol com muitas cadeiras vazias, principalmente
no torneio feminino, desagrada os organizadores dos Jogos
Foto: site oficial dos Jogos Olímpicos 2012

Danilo Macedo (Agência Brasil)
Na transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, uma imagem tem chamado tanta atenção do público britânico quanto a apresentação dos atletas. Nos estádios de futebol, arenas de natação e ginástica, entre outros centros esportivos, é possível ver fileiras inteiras da arquibancada vazias. A imprensa local trata o problema como o “fiasco dos assentos vazios”.
Os lugares desocupados podem ser vistos em competições que, supostamente, tiveram todos os ingressos vendidos. A população, que antes do início dos Jogos já reclamava da dificuldade para consegui-los, não gostou do que viu. A organização do evento responsabiliza atletas, representantes de federações esportivas e patrocinadores por não estarem comparecendo às áreas reservadas a eles.
Assentos desocupados nas áreas vips das quadras onde se
realizam as competições de tênis chamaram atenção das
autoridades inglesas
Foto: site oficial dos Jogos Olímpicos 2012
O presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, Sebastian Coe, disse em entrevista coletiva que as cadeiras vazias nas áreas restritas são normais na fase inicial e acha que não será um problema no decorrer da competição. Apesar disso, para reduzir a repercussão negativa, professores e crianças em idade escolar, além de oficiais das Forças Armadas em folga começaram a ser trazidos para ocupar parte desses lugares.
Coe também afirmou que serão colocados mais ingressos à venda e adotado um sistema em que as pessoas que deixarem os estádios antes do fim das competições poderão passar seus tíquetes a outras que estiverem do lado de fora, como já foi feito no torneio de tênis de Wimbledon, realizado na capital inglesa.
O ministro britânico da Cultura e do Esporte, Jeremy Hunt, disse à emissora pública de televisão BBC que a questão é “muito decepcionante” e que os ingressos que não forem usados pelos patrocinadores devem ser disponibilizados ao público.  

segunda-feira, 30 de julho de 2012

LUTAS / Copa e Estadual de Jiu-Jitsu na Ilha do Governador


Da Redação do EsporteAgito
A Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro vai promover no próximo dia 11 de agosto (sábado), no ginásio do Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, a IV Copa Carlson Gracie e o Estadual Ryan Gracie Sem Kimono.
A Copa Carlson Gracie terá a participação de atletas das categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, master, sênior e super-sênior. Já o Estadual será disputado por lutadores a partir da categoria juvenil masculino – nas faixas branca e azul – e adulto, master e sênior, nas faixas branca, azul, roxa, marrom e preta, além da categoria adulto feminino nas faixas azul e roxa, marrom e preta.
O Iate Clube Jardim Guanabara fica na Rua Orestes Barbosa, Ilha do Governador, e a entrada é franca.

FUTEBOL / Bonsucesso traz de volta o goleiro campeão da Série B 2011


Da Redação do EsporteAgito
O preparador Ricardo Shimel orienta o goleiro
Jaime em seu retorno ao Bonsucesso
Foto: Ascom Bonsucesso
O Bonsucesso, que retornando à elite do futebol carioca este ano após a brilhante conquista do campeonato da Série B em 2011 não conseguiu se sustentar na divisão principal, começa desde já a planejar um novo acesso em 2013.
Para tanto, já começou a reforçar o elenco que irá disputar, a partir de setembro próximo, a Copa Rio – competição que dá ao campeão direito de optar entre disputar a Copa do Brasil no ano seguinte ou a Série D do campeonato brasileiro.
O primeiro a chegar, ou melhor, a voltar para o clube é o goleiro Jaime Camargo, apresentado pela diretoria do rubro-anil na manhã da última sexta-feira (27 de julho). Campeão da Série B no ano passado, Jaime participou também da campanha do time no campeonato carioca da Série A no primeiro semestre. O jogador terá contrato com o clube até o final da Série B 2013, em meados de julho.
E para garantir bons resultados nesta contratação, o Bonsucesso também trouxe de volta o preparador de goleiros Ricardo Shimel, igualmente campeão da segundona do ano passado, que já começou a treinar seu pupilo.
A equipe da Leopoldina estreia na Copa Rio no dia 1º de setembro, quando enfrenta o Olaria, no estádio Leônidas da Silva. O grupo ainda conta com Mangaratibense, Angra dos Reis e Madureira.
(Com informações da Agência Ferj)

terça-feira, 24 de julho de 2012

HANDEBOL / Niterói Rugby perde a partida final, mas é tricampão estadual


Niterói Rugby, tricampeão do Rio
Foto: Di
vulgação/Fherj

Da Redação do EsporteAgito
Mesmo perdendo o segundo jogo decisivo contra o time da Vila Olímpica Manoel Tubino pelo placar de 28 a 20, o Niterói Rugby conquistou no último domingo (22 de julho) o tricampeonato estadual de handebol, na categoria adulto masculino.
Desgastada pela campanha da Copa do Brasil, na qual obteve apenas a penúltima colocação, a equipe niteroiense entrou na quadra do adversário, em Mato Alto, Jacarepaguá, desfalcada de três atletas importantes e sem ter conseguido treinar direito nos dias que antecederam ao jogo. Do outro lado, o time da Vila Olímpica veio completa e reforçada.
Porém, a vantagem de 10 gols aberta pelo Niterói Rugby na primeira partida da fase final, realizada na quadra do Liceu de Niterói no dia 30 de junho, foi suficiente para garantir o terceiro título estadual consecutivo da agremiação.
O time tricampeão formou assim no jogo decisivo: Miojo, Marcelo, Tuller, Marcio, Daniel, Katatau, Mario, Luciano, Abu, William, Dedão, Lucas, Zezão, Cabelo e Mauro. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

BOXE / Popó x Michael Oliveira II, a revanche, pode acontecer ainda este ano


Da Redação do EsporteAgito
Segundo noticia em seu blog o sempre bem informado Daniel Fucs, um dos maiores conhecedores de boxe do país, árbitro internacional e comentarista dos canais pagos Sportv e Combate, há negociações bem adiantadas para a realização do segundo combate entre Acelino Popó Freitas e Michael Oliveira ainda este ano. A revanche ainda não tem data marcada, mas tudo caminha para que aconteça no dia 1° de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Antes dessa luta, porém, Michael Oliveira deverá enfrentar o invicto uruguaio Nicolas Barrales (10-0, 9 KO), no Complexo Esportivo Bell Centre de Montreal, provavelmente no próximo dia 12 de outubro.

BASQUETE / Tijuca confirma favoritismo rumo ao título carioca


Tijuca lidera a competição, com 23 pontos

Da Redação do EsporteAgito
Faltando poucas rodadas para o final do returno da fase classificatória, o Tijuca Tênis Clube lidera o Torneio Carioca Adulto Masculino de Basquete 2012, competição organizada pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (Fberj).
A equipe tijucana – que juntamente com o Flamengo representou o Rio este ano no campeonato do Novo Basquete Brasil (NBB) – vem confirmando seu favoritismo, somando 23 pontos em 13 jogos, seguido de perto pelo Riachuelo TC, com 22 pontos em 12 jogos, e pelo time da Marinha do Brasil, com 21 pontos em 12 jogos. O quarto colocado até o momento é o Botafogo. Pelo regulamento do torneio, os quatro primeiros colocados na fase de classificação disputarão as semifinais em melhor de três partidas. O campeão carioca deste ano conquistará o Troféu Francisco Camões de Menezes.
Esta é a classificação geral da competição até o momento:
1º - Tijuca TC – 23 pontos, 13 jogos
2º - Riachuelo TC – 22 pontos, 12 jogos
3º - Marinha do Brasil – 21 pontos, 12 jogos
4º - Botafogo FR – 19 pontos, 10 jogos
5º - JF Celtics (Juiz de Fora) – 17 pontos, 11 jogos
6º - PM Queimados – 15 pontos, 12 jogos
7º - UFRJ – 14 pontos, 12 jogos
8º - Escobase – 13 pontos, 12 jogos
9º - Iguaçu BC – 12 pontos, 10 jogos

quarta-feira, 18 de julho de 2012

HANDEBOL / Decisão do Estadual Adulto Masculino acontece neste sábado


Da Redação do EsporteAgito
A Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro (Fherj) marcou para o próximo sábado (22 de julho), às 11 horas, a partida decisiva do Campeonato Estadual Adulto Masculino 2012, entre a Vila Olímpica Manoel Tubino, de Jacarepaguá, e o Niterói Rugby.
O time niteroiense, atual bicampeão estadual, tem boa vantagem para conquistar o seu terceiro título consecutivo, já que no primeiro confronto da fase final, jogando em casa, na quadra do Liceu Nilo Peçanha, a equipe venceu por uma diferença de 10 gols (27 a 17). O jogo aconteceu no último dia 30 de junho.
A decisão do título estadual será na quadra da Vila Olímpica Manoel Tubino, na Rua Cândido Benício, 2973 – Mato Alto, Jacarepaguá. A entrada é franca.

terça-feira, 17 de julho de 2012

CULTURA DO ESPORTE / Clube da Luluzinha ‘invade’ a festa do Bolinha


Foto: Francisco Aiello/Facebook

Lauro Freitas Fº
editor do blog

Este é o belo futuro que tem o nosso jornalismo esportivo. Graças a Deus, as mulheres estão ocupando cada vez mais, com competência e talento, espaço em uma área anteriormente quase exclusiva dos homens, principalmente na cobertura do futebol. O “clube do Bolinha” abre as portas, sorridente, paras as “luluzinhas”.
O time de beldades da foto acima é formado pelas participantes do I Workshop de Jornalismo Esportivo Feminino da Faculdade Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, que aconteceu sábado último (14 de julho), uma brilhante iniciativa do jornalista, radialista e professor Francisco Aiello (Rádio CBN).
Tendo as belas na platéia, cinco feras do jornalismo esportivo feminino, não menos belas – Patrícia Lopes, Vanessa Riche, Renata Cordeiro, Carla Matera e Marluci Martins – transmitiram um pouco de seus conhecimentos e experiências profissionais às aspirantes a repórteres e apresentadoras de programas de esporte.
O sucesso do evento foi tanto, que o coordenador Francisco Aiello já está planejando a segunda edição.
Que venham as novas colegas. Sejam muito bem-vindas!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BOXE / Quando o queixo faz a diferença


Danny Garcia (à esquerda) acerta um dos golpes
que derrubaram o favorito Amir Khan
Foto: site oficial do WBC

Boxeador ‘azarão’ conquista dois cinturões mundiais em duas lutas e sai do anonimato para um lugar de destaque na galeria dos melhores pugilistas da atualidade

Lauro Freitas Fº
editor do blog
Na linguagem da nobre arte, costuma-se chamar de “queixo de vidro” o pugilista que não tem muita resistência a golpes mais potentes desferidos pelos adversários. O lendário Mike Tyson, em sua fase espetacular, nunca tivera seu queixo devidamente testado, tal a volúpia e a força com que se atirava para cima de seus oponentes imediatamente após o primeiro soar do gongo, via de regra, encerrando a contenda sem ao menos dar tempo de ser atingido. Coube ao obscuro James Buster Douglas, no histórico e polêmico combate realizado no Japão, em fevereiro de 1990, revelar ao mundo o verdadeiro ‘calcanhar de Aquiles’ do mito: seu queixo. Despojado da condição física privilegiada dos tempos de reinado absoluto, Tyson, em seu ocaso pós-prisão, virou um lutador comum e frágil, já que sem vigor para o ataque tornou-se incapaz de defender o próprio queixo.
Evander Holyfield também foi outro supercampeão do boxe algumas vezes traído pela dificuldade de assimilação (resistência a golpes, no jargão pugilístico).
E foi justamente o queixo duro de um e o fraco de outro que decidiu uma das mais sensacionais lutas de boxe dos últimos anos, como a que se viu neste sábado (14 de julho), no Mandalay Bay Events Center em Las Vegas (EUA), pela unificação dos cinturões da categoria superleve da Associação Mundial de Boxe (AMB) e do Conselho Mundial de Boxe (CMB).
De um lado do ringue, o até então favorito para a conquista do título unificado, o britânico Amir Khan, 25 anos, campeão mundial pela AMB. Do outro, o “azarão” Danny Garcia, norte-americano de ascendência portorriquenha, 24 anos, detentor do cinturão do CMB.
Até o início da luta, ou para ser mais preciso, até o meio do terceiro round, pouco se acreditava nas possibilidades de Garcia, que defendia pela primeira vez o título mundial conquistado em março deste ano ao vencer o experiente Erik Morales, por decisão unânime dos juízes. Desconfiava-se que a vitória de Garcia – tido como um mero coadjuvante no mundo do boxe, apesar de sua trajetória invicta de 23 vitórias com 14 nocautes – sobre Morales fora mera obra do acaso ocorrida num mau dia do ex-campeão.
Do outro lado, Amir Khan, com seu cartel de 25 lutas, 2 derrotas e 18 nocautes, era considerado um fenômeno no boxe. Ágil, rápido e preciso. Qualidades essas que fizeram dos dois primeiros rounds da luta entre os campeões um verdadeiro “passeio” de Khan sobre Garcia. Logo no início da luta, o britânico abriu um pequeno corte acima do olho de seu adversário, que parecia sem saber o que fazer para encurtar a distância e furar a guarda do campeão da AMB.
Veio o terceiro round e a disputa, que já estava quente, ficou eletrizante. Então, o queixo passou a ser o termômetro da luta. Khan não parava de atacar. Garcia, mesmo machucado, não parecia sentir muito o castigo e começou a reagir. Partiu para cima e Khan, confiante em seu desempenho e talvez por desconhecer o adversário, resolveu definir a parada, mas abrindo a sua guarda. Aí surgiu o contragolpe mortal: com um violento gancho de esquerda, Garcia levou o favorito à lona. Cambaleante, o valente pugilista britânico levantou-se e conseguiu levar o round até o final.
No assalto seguinte, Amir Khan até esboçou uma pequena reação, mas o norte-americano foi impiedoso e derrubou Khan mais duas vezes. O britânico chegou a se levantar, mas o árbitro Kenny Bayless, acertadamente encerrou o combate com 2 minutos 28 segundos do quarto round.
O “queixo de vidro” de Amir Khan fez a diferença. Danny Garcia fez história em pouco mais de três meses. Derrotou dois campeões mundiais da primeira linha, tomou-lhes os cinturões, continua invicto, eliminou as desconfianças e entrou definitivamente para a elite do boxe mundial. Quem poderá detê-lo?

terça-feira, 10 de julho de 2012

CULTURA DO ESPORTE / Jogos memoráveis do Vasco, agora em livro


Da Redação do EsporteAgito
Cruzmaltinos e demais apaixonados pela história do futebol acabam de ganhar mais uma obra de arte. Editado pela iVentura, o livro Jogos Memoráveis do Vasco, dos jornalistas e pesquisadores Alexandre Mesquita, Eugênio Leal e Jefferson Almeida será lançado na próxima segunda-feira (16 de julho), a partir das 17h30, na Livraria da Travessa, que fica na Avenida Rio Branco, nº 44, Centro do Rio.
Com prefácio do consagrado comentarista esportivo Lédio Carmona (Sportv) e orelha do repórter Fábio Azevedo (Rádio Globo), a obra descreve 30 partidas inesquecíveis do Gigante da Colina, baseado em um denso e cuidadoso trabalho de pesquisa.
A viagem do leitor tem início com a conquista do primeiro título carioca vascaíno em 1923, passa pelos anos de ouro do fantástico time que ficou conhecido como Expresso da Vitória, avança por outras partidas importantes da trajetória vascaína e termina com o título da Copa do Brasil de 2011.
Leitura obrigatória para quem torce pelo Vascão e por todos aqueles que desejam conhecer a história gloriosa de um dos maiores clubes de futebol do Brasil.

HANDEBOL / Copa Brasil revela o triste retrato da modalidade no Rio de Janeiro


Da Redação do EsporteAgito
Na decisão das últimas colocações entre os
dois representantes do Rio, o Niterói Rugby
(de uniforme preto) levou a melhor e deixou a
lanterna para a equipe do Odete São Paio
Um lamentável retrato do enorme contraste estrutural que ainda existe entre o handebol que é praticado aqui no Rio de Janeiro (estado que sediará, daqui a quatro anos, os Jogos Olímpicos) em comparação com as equipes de São Paulo e do sul do país, principalmente, foi revelado na Copa Brasil Masculina de Handebol, categoria adulto, realizada de 2 a 6 de julho na cidade de Chapecó (Santa Catarina).
Envolvendo a participação de oito clubes das regiões Sudeste e Sul, a competição – vencida pela equipe anfitriã, Unoesc/Unimed/Chapecó – teve como últimos colocados justamente os dois representantes do nosso estado: Niterói Rugby (prestes a conquistar o tricampeonato estadual), em 7º, e o AAEF/Odete São Paio, de São Gonçalo, em 8º.
Depois de terminarem a fase de classificação em terceiro lugar em suas respectivas chaves, perdendo consequentemente a chance de disputar as semifinais, as duas equipes fluminenses foram derrotadas no jogo subseqüente e terminaram decidindo as últimas colocações da tabela em confronto direto, com os niteroienses levando vantagem pelo placar de 15 a 13.
Confira a seguir a classificação final da Copa Brasil 2012:
1º lugar - Chapecó (SC)
2º lugar - Itajaí (SC)
3º lugar - Blumenau (SC)
4º lugar - Maringá (PR)
5º lugar - São Carlos (SP)
6º lugar - Ulbra (RS)
7º lugar - Niterói Rugby (RJ)
8º lugar - Odete São Paio (RJ)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

FUTSAL / Tamoyo, de Cabo Frio, é o campeão adulto da Super Liga de Futsal Rio


Da Redação do EsporteAgito
O time alviverde de Cabo Frio conquistou seu
primeiro título expressivo no futsal adulto
Foto: Léo Borges/Divulgação
Em jogo emocionante no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, em Teresópolis, pela segunda partida da final da Super Liga Futsal Rio, categoria masculino adulto, o Tamoyo/Mais Saúde Fitness (Cabo Frio) conquistou na noite desta quarta-feira (4 de julho) um dos títulos de maior expressão no cenário estadual, ao bater o Teresópolis por 4 a 3, na prorrogação, após sofrer derrota de 3 a 0 no tempo normal. Os gols da equipe cabofriense foram marcados por Marcelo Marmelo, Winnicinho, Tomás e Phillipe.
O Tamoyo tinha a vantagem de jogar pelo empate no tempo normal porque vencera a primeira partida da final. Na prorrogação, no entanto, a vantagem do empate era do Teresópolis, por ter feito melhor campanha na competição.
O Tamoyo/Mais Saúde Fitness chegou à fase decisiva após empatar duas vezes, pelo mesmo placar de 3 a 3 com o time do Engenheiro Paulo de Frontin e vencer por 1 a 0 na prorrogação do segundo jogo das semifinais.
Na outra semifinal, o Teresópolis, coincidentemente, empatou a primeira partida em 3 a 3 com o Magé Tênis Clube, mas goleou o adversário por 9 a 4 na segunda e decisiva partida.
O campeão estadual da Super Liga recebeu o Troféu Newton Zarani, que deu nome à competição, em homenagem ao jornalista que durante longos anos trabalhou como repórter e colunista no lendário Jornal dos Sports, promovendo, principalmente, os esportes de quadra.
(Com informações do site Na Jogada)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

FUTEBOL SOCIETY / A bola vai rolar no templo do samba


Palco da maior festa popular do mundo
vai receber também algumas das principais
competições do futebol 7

A organização da Liga Nacional de Futebol 7 divulgou o local onde será disputada a fase final da competição: o Sambódromo do Rio de Janeiro. A Arena Sapucaí começará a ser montada já no início deste mês e as partidas serão jogadas no fim de semana dos dias 21 e 22 de julho. Além da Liga Nacional, outras competições também terão como palco a Arena Sapucaí: Mundialito de Clubes, Mundialito de Seleções e fase final da Taça Guanabara do Carioca de Futebol 7.
Gestor do Fluminense/PCD, atual campeão carioca da modalidade, Eduardo Semblano comemora a escolha do Sambódromo para a disputa das partidas.
“É um novo palco para futebol 7 e que estará perto da comunidade carente. Nosso esporte está crescendo cada vez mais, estamos cativando o público aos poucos. O Sambódromo é um palco mundial e combina com o que pretendemos para o Futebol 7. Todos que passarem por lá vão querer saber o que está acontecendo e quem ganha com isso somos nós”, disse Semblano.
(Fonte: Assessoria de imprensa do Fluminense/PCD (Futebol 7 Society)

FUTEBOL / Rio estreia na Série C com três vitórias


Da Redação do EsporteAgito
A primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, que aconteceu neste fim de semana (30 de junho e 1º de julho) não poderia ter sido melhor para os três representantes do Estado do Rio na competição.
O meia Norton comemora um dos dois gols que
marcou na goleada do Macaé sobre o Caxias
Foto: Tiago Ferreira/Ascom Macaé
O Madureira – único time da capital ­­– venceu o Brasiliense por 1 a 0 no sábado, jogando em casa no velho estádio de Conselheiro Galvão. O gol da vitória do Tricolor Suburbano saiu aos 27 minutos do primeiro tempo com o atacante Bruno Luiz, de cabeça.
Por sua vez, o Duque de Caxias também estreou com o pé direito na Série C nacional. Na tarde de sábado, no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), o time derrotou o Tupi por 2 a 0 e conquistou os primeiros três pontos na competição. Todos os gols saíram no segundo tempo. Aos 32 minutos, Marco Goiano abriu o marcador, de cabeça, após cruzamento de Dudu. Quatro minutos depois, Marco Goiano chutou, Rodrigo rebateu e Charles Chad completou para as redes.
Já a grande surpresa da rodada ficou por conta do Macaé Esporte, que foi a Caxias do Sul (RS) no domingo e não tomou conhecimento do Caxias, aplicando-lhe uma sonora goleada de 4 a 0, com uma atuação impecável em pleno Estádio Centenário.  O atacante Zambi e o meia Norton, duas vezes cada, marcaram os gols do Macaé.
No próximo sábado (7 de julho), às 16h, o Alvianil Praiano recebe o Tupi, de Juiz de Fora (MG), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé.
Os outros dois representantes cariocas se enfrentam, no mesmo dia, no Estádio Marrentão, em Xerém (RJ).
(*) Com informações da Agência Ferj

HANDEBOL / Niterói Rugby fica bem próximo do tri estadual


A equipe de Niterói recebe as instruções do técnico. Com a
vitória no primeiro jogo da decisão, o time entra em vantagem
para tentar conquistar o tricampeonato
Foto: Divulgação

Da Redação do EsporteAgito
Jogando em casa, na quadra do Liceu Nilo Peçanha, o Niterói Rugby fez uma grande partida no último sábado (30 de junho) e venceu a forte equipe da Vila Olímpica Manoel Tubino por 27 a 17, no primeiro jogo da final do Campeonato Estadual de Handebol, categoria adulto masculino, promovido pela Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro (Fherj).
Com esse resultado, o time niteroiense tem tudo para conquistar o tricampeonato. O próximo e decisivo jogo será na quadra do adversário, em Jacarepaguá – em data ainda não divulgada pela federação – e a soma dos gols conta no placar final dos jogos.

O Niterói Rugby, que tenta o tricampeonato da principal competição de handebol do estado, venceu os dois jogos das semifinais contra o AAEF/Odete São Paio (Codesp) por 35 a 15 e 26 a 23, respectivamente.
Já a equipe da Vila Olímpica Manoel Tubino se classificou em primeiro lugar na fase inicial da competição, inclusive vencendo o próprio Niterói Rugby no primeiro jogo do estadual. Para chegar à final, o time eliminou a equipe do Volta Redonda, também com duas vitórias, por 35 a 18 e 39 a 22.