sexta-feira, 29 de junho de 2012

FUTEBOL / Madureira, Duque de Caxias e Macaé são o Rio na Série C


O técnico Luiz Claudio prepara o time do Madureira para a estreia
Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro da Série C começa neste sábado (30 de junho). E os representantes do Estado do Rio no torneio são: Madureira, Macaé e Duque de Caxias. Os três estão grupo B e além dos seus confrontos de estreia, os outros adversários são Chapecoense (Santa Catarina), Santo André (São Paulo), Oeste (São Paulo) e Vila Nova (Goiás).
Neste sábado, Madureira e Duque de Caxias estreiam no torneio. O Tricolor Suburbano (como é conhecido o Madureira) enfrenta o Brasiliense (DF). A partida acontecerá no Estádio Aniceto Moscoso, em Madureira, às 15 horas.
O Duque de Caxias irá à Juiz de Fora (MG). Lá, o time da Baixada Fluminense joga contra o Tupi. O confronto será no Estádio Mário Helênio, às 16 horas.
Já o Macaé entra em campo no domingo (1º de julho). E a estreia será fora de casa contra o Caxias (Rio Grande do Sul). A partida será no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 19 horas.
(Fonte: Acerj e site oficial CBF)

LUTAS / Revanche entre ‘Spider’ x Sonnen na Globo não será ao vivo


Lauro Freitas Fº
editor do blog
Os fãs do MMA que ficaram tremendamente frustrados e revoltados com a TV Globo -quando, no dia 26 de maio último, apesar de prometer transmitir “ao vivo” a luta de Júnior Cigano contra Frank Mir no UFC 146, passou com um atraso de 45 minutos, depois do Supercine - terão que se conformar em assistir aos próximos combates bem depois do seu término.
Isto porque, segundo o site Yahoo! Esportes, a Globo finalmente abriu o jogo e explicou que pelo contrato que mantém com o UFC, os eventos só podem passar no canal aberto com atraso mínimo de meia hora da exibição original.
Significa dizer que o próximo confronto entre Anderson Spider Silva e Chael Sonnen, chamada por alguns como a “revanche do século” no MMA, disputa principal da edição 148, que acontece no dia 7 de julho, em Las Vegas (EUA), só poderá ser acompanhado ao vivo por aqueles que tiverem a assinatura do canal pago Combate, também pertencente às Organizações Globo.
Como o esporte, na verdade, é hoje um dos maiores negócios do planeta, é claro que o Dana White, todo-poderoso do UFC, e a Dona Globo não iriam querer prejudicar a venda de pay per view só para agradar a “massa” que, por um motivo ou outro (principalmente falta de grana) “ousa” não coçar o bolso para curtir na telinha os seus ídolos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

FUTSAL / Meninas do Bradesco conquistam o título carioca de 2012


A equipe da Arfab, com seu troféu de campeã carioca 2012
Foto: Divulgação/FFSERJ
Da Redação do EsporteAgito
Ao vencer, na noite do último sábado (23 de junho), o time do Fluminense Atlético Clube, de Niterói, por 8 a 4, a equipe da Associação Recreativa dos Funcionários da Bradesco (Arfab/Bradesco) sagrou-se campeã carioca 2012, categoria adulto feminino, competição organizada pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro.
As meninas da Bradesco, que treinam na sede da associação, no bairro do Rio Comprido, já haviam derrotado as tricolores niteroienses no primeiro jogo da decisão, realizado na sexta-feira da semana anterior (15 de junho), pelo placar de 6 a 3 – o que dava ampla vantagem ao time para o jogo decisivo. Ambos os jogos da fase final aconteceram no ginásio do Grajaú Country.
Terceira colocada na fase de classificação, a Arfab chegou à disputa do título depois de desbancar a equipe do Fluminense Football Club, campeã do ano passado e que lutava pelo bi. Já o Flu de Niterói, que terminou a primeira fase na liderança, eliminou o Madureira na fase semifinal. 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

BASQUETE / Alvinegros lideram invictos o esvaziado Torneio Carioca


Da Redação do EsporteAgito
Caminhando para o final do turno da fase de classificação, o Botafogo lidera o Torneio Carioca Adulto Masculino 2012 de basquete, com sete vitórias em sete jogos, em uma competição esvaziada pela própria Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), que não dá a devida divulgação aos jogos, e pelo sofrível nível técnico da maior parte das equipes que a disputam.
A equipe do Tijuca, uma das candidatas ao título
carioca, faz até agora uma campanha apenas regular
Foto: Divulgação/TTC
Outro fator que contribui para o pouco apelo de público do torneio – que corresponde ao campeonato carioca da modalidade – é a falta de organização da federação, que frequentemente modifica a tabela dos jogos, atendendo aos pedidos dos participantes para adiar rodadas e modificar horários e locais das partidas. Só para dar uma ideia, enquanto a maior parte das equipes que disputam o Carioca já cumpriram sete jogos, os dois últimos colocados na tabela de classificação – o JF Celtics Sports, de Juiz de Fora (o time mineiro que disputa um título carioca!?!) e o Iguaçu BC – jogaram apenas quatro vezes, porque adiaram suas partidas.
O regulamento da competição prevê que, ao final da fase de classificação (turno e returno), as quatro equipes mais bem colocadas disputarão a fase semifinal. Neste momento, essas quatro equipes seriam, além do Botafogo, o Riachuelo, a Marinha do Brasil e o Tijuca TC.
Confira, a seguir, a classificação atualizada – segundo o site oficial da FBERJ.
1º Botafogo – 7 jogos, 7 vitórias, 0 derrotas, 14 pontos
2º Riachuelo – 7 jogos, 6 vitórias, 1 derrota, 13 pontos
3º Marinha – 7 jogos, 5 vitórias, 2 derrotas, 12 pontos
4º Tijuca TC – 6 jogos, 4 vitórias, 2 derrotas, 10 pontos
5º PM Queimados – 7 jogos, 2 vitórias, 5 derrotas, 9 pontos
6º Escobase – 7 jogos, 1 vitória, 6 derrotas, 8 pontos
7º UFRJ – 7 jogos, 0 vitórias, 7 derrotas, 7 pontos
8º JF Celtics – 4 jogos, 2 vitórias, 2 derrotas, 6 pontos
9º Iguaçu BC – 4 jogos, 1 vitória, 3 derrotas, 5 pontos

FUTSAL / Botafogo é bicampeão carioca adulto


Os alvinegros comemoram o bicampeonato carioca invicto
Foto: Agif / Divulgação

Com uma vitória apertada, por apenas 1 a 0 sobre o Imperial/Fluminense, em jogo disputado na noite desta quarta-feira (20 de junho), no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, o Botafogo/Macaé conquistou pela segunda vez consecutiva o Campeonato Carioca de futsal, categoria masculino adulto.
Já com a vantagem do empate conseguida no primeiro jogo da decisão contra Fluminense, o clube alvinegro derrotou novamente o Tricolor. O único gol da partida foi marcado por Pabrio, no fim do primeiro tempo.
O Botafogo, bicampeão carioca, levou para a quadra os seguintes jogadores: Diogo, Tostão, Sakai, Pelé, Maçarico, Mancha, Cauê, Bruninho, Vitão, Nenê, Matheus e Pábrio, sob o comando do técnico Fernando Malafaia.
Já o Imperial/Fluminense formou com: Douglas, Moranga, Tales, Sacha, Sixel, Edgar, João, Ramon, Wilson, Rodriguinho, Dieguinho e Michel. O treinador é Paulo Mussalem.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

FUTSAL / Botafogo quebra invencibilidade do Flu e sai em vantagem na decisão do estadual masculino


Na noite da última quinta-feira (14 de junho), no ginásio do Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a equipe do Botafogo pôs fim à invencibilidade do Imperial/Fluminense no Campeonato Estadual de Futsal, categoria masculino adulto, com uma vitória por 3 a 1 no primeiro jogo da decisão.
Agora, o time alvinegro – que ainda não perdeu na atual edição do campeonato – tem a vantagem do empate para levar o título na próxima quarta-feira, às 20h, no mesmo local.
O Botafogo tem a vantagem do empate. Em caso de vitória dos tricolores, por qualquer placar, o jogo vai para a prorrogação.
As equipes formaram assim para o primeiro jogo das finais do Estadual. Imperial/Fluminense: Douglas, Moranga, Edgar, Sacha, João, Tales, Rodriguinho, Dieguinho, Ramon, Sixel, Paulinho e Wilson. Treinador: Paulo Mussalem.
Botafogo/Macaé/CDE: Diogo, Tostão, Sacon, Pelé, Maçarico, Mancha, Cauê, Bruninho, Vitão, Nenê, Matheus e Pábrio Treinador: Fernando Malafaia.

domingo, 17 de junho de 2012

BOXE / Chavito mantém cinturão dos médios e prova que é um grande campeão


Chavez Jr (à esquerda) venceu Andy Lee por nocaute
técnico no 7º round de uma luta bastante disputada

Da Redação do EsporteAgito
Se alguém ainda tinha dúvidas de que o talento e a capacidade de Julio Cesar Chavez Jr no boxe poderiam ir além do seu nome e sobrenome famosos, estas se dissiparam na madrugada deste sábado para domingo (16 de junho) com a convincente vitória de Chavito sobre o pugilista inglês de ascendência irlandesa Andy Lee, por nocaute técnico no 7º round da luta realizada no Sun Bowl Stadium, em El Paso, no Texas, Estados Unidos.
Defendendo seu cinturão mundial dos pesos médios pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), Chavez Jr – invicto, até então com um cartel de 45 vitórias, 31 por nocaute, um empate e um no contest (sem resultado) – teve pela frente um desafiante duro e pegador, com 28 vitórias, das quais 20 por nocaute, e apenas uma derrota, que aconteceu em 2008 frente a Brian Vera. E que nos dois primeiros rounds partiu com tudo para cima do mexicano campeão mundial, que limitou-se a se defender e a estudar o melhor jeito de encurtar a distância para desenvolver o seu jogo.
Isto aconteceu a partir do terceiro round, quando Chavez Jr, com inteligência, começou a disparar seus jabs com velocidade, trabalhando muito também na linha de cintura de Lee para minar a resistência do oponente. A estratégia deu certo e, no final do quarto assalto, com um potente direto de esquerda, Chavito quase levou o inglês à lona, que, no entanto, conseguiu resistir e foi salvo pelo gongo.
No quinto e sexto rounds, já visivelmente desgastado, o desafiante foi presa fácil para o campeão, que não precisou nem chegar ao fim do assalto seguinte para deixar Andy Lee nocauteado em pé, encostado às cordas, após uma sequencia de golpes potentes e certeiros que fizeram o árbitro decretar o final da luta.
Além do excelente desempenho de Chavito e do bom nível da luta, o combate também marcou por um interessante duelo nos corners, onde estavam dois dos maiores (senão os maiores) treinadores de boxe da atualidade: no de Chávez, Freddie Roach, treinador do multicampeão Manny Pacquiao, e no de Lee, Emannuel Steward, ex-treinador de grandes campeões como Thomas Hearns, Evander Holyfield, Michael Moorer e Wladimir Klitschko.

sábado, 16 de junho de 2012

FUTSAL / Meninas do Bradesco põem a mão na taça do Carioca 2012


Da Redação do EsporteAgito
Bradesco abriu boa vantagem
Com a vitória por 6 a 3 sobre a equipe do Fluminense Atlético Clube, de Niterói, no primeiro jogo das finais do Campeonato Carioca Feminino Adulto de Futsal, nesta sexta-feira (15 de junho), as meninas do Arfab/Bradesco colocaram uma das mãos na taça da principal competição estadual da modalidade neste primeiro semestre.
O jogo, bastante disputado, foi realizado na quadra do Grajaú Country Club e o time da Associação dos Funcionários da Bradesco, sediada no bairro do Rio Comprido, abriu uma boa vantagem para o jogo decisivo, marcado para a próxima sexta-feira (22 de junho), às 21 horas, no mesmo local.
Para chegar à decisão do título, o Arfab despachou o Fluminense FC, atual campeão carioca, vencendo o segundo jogo da fase semifinal por 6 a 2. Já as tricolores niteroienses golearam por 7 a 3 a equipe do Madureira EC, em jogo realizado na quadra do Tamoio.
Ambas as finalistas haviam vencido também o jogo de ida das semifinais.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

FUTEBOL / Sonhou com a primeira e acabou na terceira


Um dos mais charmosos clubes do Rio, São Cristóvão é rebaixado para a Terceira Divisão pela primeira vez em 113 anos de existência

Da Redação do EsporteAgito
Campanha pífia dos cadetes resultou no rebaixamento
Foto: Anderson Luiz/Divulgação
Apesar de ter anunciado, no final de 2011, a assinatura de um patrocínio com a empresa de saúde Assim, que renderia R$ 1 milhão por ano aos cofres do clube, o São Cristóvão não soube fazer o dever de casa e, pela primeira vez em mais de cem anos de existência, amarga a tristeza e o vexame de ser rebaixado para a Terceira Divisão do futebol profissional carioca.
O “fantasma” da terceirona se tornou realidade neste domingo (10 de junho), com a derrota do Imperial, de Petrópolis, para o Mesquita por 1 a 0. Sem entrar em campo, o time cadete havia faturado os três pontos da rodada ao vencer por W.O. o Carapebus (que foi excluído do campeonato pela Federação e punido com o rebaixamento) e dependia de uma vitória dos petropolitanos para tentar se salvar na última rodada do estadual da Série B, no próximo fim de semana, quando enfrentará o próprio Mesquita – algoz da sua degola.
Um dos clubes mais tradicionais do Rio, campeão carioca de 1926 e que se orgulha de ter revelado para o mundo o talento de Ronaldo Fenômeno – que, no entanto, somente vestiu a camisa cadete nas divisões de base –, o São Cristóvão deixou a elite do futebol carioca há quase 20 anos, período em que a situação financeira do clube se deteriorou chegando a um tal estado de penúria que cogitou-se até a venda do folclórico estádio de Figueira de Melo (o Figueirinha), tentativa felizmente vetada, em março último, pelo Conselho Deliberativo.
Fechada a parceria com a Assim - que segundo divulgou a diretoria são cristovense na época, representaria uma entrada mensal de cerca de R$ 70 mil - criou-se a expectativa de contratação de reforços para que, finalmente, o clube pudesse disputar com maiores chances as duas vagas da Primeira Divisão estadual em 2013.
Mas o que se viu foi justamente o contrário. O time, ao invés de reforçado, disputou a Série B com jovens jogadores que se mostraram ainda imaturos para atuar entre profissionais. Cinco treinadores comandaram a equipe em pouco mais de três meses de competição, sendo que o atual técnico, Jorge Madeira – ex-volante do clube na década de 70 e há 45 anos funcionário da casa – foi o que teve a maior permanência.
A campanha do São Cristóvão no estadual da Série B deste ano, que culminou com a histórica queda para a terceirona, foi sem dúvida uma das mais pífias do clube em seus 113 anos. Na fase classificatória, terminou na vice-lanterna do Grupo A, disputado por 10 clubes, com apenas 18 pontos. Em 20 jogos, foram somente 4 vitórias, 3 empates e 13 derrotas.
Na classificação geral, somando os grupos A e B, no total de 20 agremiações, o São Cri-Cri só não foi pior que o Carapebus (16 pontos), o Juventus (16) e o Imperial (11).
Na fase seguinte, no Grupo X – chamado “Grupo da Morte” porque é disputado pelas seis equipes de pior desempenho que se enfrentam entre si para salvar quatro, os cadetes pagaram um vexame maior ainda: em 9 jogos, 2 empates e 5 derrotas. E o que é pior: as duas únicas vitórias foram obtidas por W.O. sobre o Carapebus, excluído da disputa pela Federação.
Resta agora torcer para que o simpático e tradicional clube da Rua Figueira de Melo tenha forças para ressurgir das cinzas para o bem do futebol carioca, que sem o São Cristóvão, com certeza, perde muito do seu charme.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

HANDEBOL / Niterói Rugby e Codesp representarão o Rio na Copa Brasil masculina


Da Redação do EsporteAgito
Os times do Niterói Rugby e AAEF/Odete São Paio (Codesp), de São Gonçalo, serão os representantes do Rio de Janeiro na Copa Brasil Masculina de Handebol, categoria adulto, que será realizada de 2 a 6 de julho próximo na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.
Promovido pela Confederação Brasileira de Handebol, o torneio reunirá as melhores equipes do Brasil na modalidade. Além dos dois representantes fluminenses, participarão também as equipes da AHB (São Paulo); Unimed/Maringá (Paraná); FAE/Blumenau, FMEL/Itajaí e Unoesc/Unimed/Chapecó, todas de Santa Catarina; e Ulbra-SM, do Rio Grande do Sul.
Enquanto se preparam para a competição nacional, as duas equipes do Rio se enfrentaram no dia 2 de junho, em Niterói, em partida válida pela fase classificatória do Campeonato Carioca 2012. Os niteroienses venceram por 29 a 19.

FUTSAL / Carioca adulto masculino e feminino entram na reta final


O Imperial/Fluminense enfrentará o Botafogo na final

Da Redação do EsporteAgito
Até o próximo dia 22 de junho serão conhecidos os novos campeões cariocas de futsal, nas categorias adulto masculino e feminino. A definição do masculino sai primeiro: Botafogo e Imperial/Fluminense fazem os dois jogos da final nos dias 14 de junho (quinta-feira), às 21 horas, e 16 de junho (sábado), às 10h30, no ginásio municipal Miécimo da Silva, em Campo Grande, ambos com transmissão ao vivo do canal por assinatura Sportv.
Para chegar à decisão, botafoguenses e tricolores eliminaram, nas semifinais, as equipes do Flamengo e do USS/Piraí. O Imperial/Fluminense, dirigido pelo consagrado treinador Paulo Mussalem – que já foi considerado o melhor técnico de futsal do mundo – bateu o time de Piraí por 5 a 1 no primeiro jogo e voltou a vencer, desta vez por 7 a 5, no jogo da volta.
Por sua vez, o Macaé/Botafogo/CDE, comandado pelo experiente Fernando Malafaia, derrotou o Flamengo por 4 a 2 e 5 a 1 nas duas partidas das semifinais e se diz preparado para enfrentar a forte equipe formada pela parceria entre o Fluminense e o Imperial, de Petrópolis.
Equipes
Macaé/Botafogo: Diogo, Sakai, Tostão, Nenê, Mancha, Bruno, Pelé, Maçarico, Sacon, Cauê e Pábrio.
Imperial/Fluminense: Douglas, Moranga, Edgar, Sacha, João, Tales, Rodriguinho, Dieguinho, Ramon, Sixel, Paulinho e Guilherme.

Feminino nas semifinais
No Campeonato Carioca Feminino, o Fluminense Atlético Clube, de Niterói, e o Arfab/Bradesco largaram na frente na fase semifinal, que teve os dois jogos de ida na segunda-feira, dia 4 de junho, em rodada dupla no ginásio do América, na Tijuca.
As meninas do Flu de Niterói (de camisa tricolor)
saíram em vantagem nas semifinais
No primeiro jogo, a equipe do Arfab venceu a do Fluminense Football Club, atual campeã carioca, por 3 a 1. Na outra partida, as tricolores de Niterói derrotaram o Madureira Esporte Clube por 3 a 2.
Precisando da vitória para chegar à final, o Fluminense fará o jogo de volta contra o Arfab no próximo sábado (9 de junho), às 20h30min, no ginásio do Grajaú Country. O simples empate garante as meninas do Bradesco na decisão.
Já o segundo confronto entre o Fluminense AC e o Madureira ainda não teve a data e o local definidos pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro.
As finais, no entanto, já estão programadas para os dias 15 de junho e 22 de junho – duas sextas-feiras – às 21 horas, no ginásio do Grajaú Country.

CULTURA DO ESPORTE / Curso de jornalismo esportivo, de mulheres só para mulheres


Da Redação do EsporteAgito
Atenção meninas que estão cursando a faculdade de Jornalismo e pretendem atuar na área do esporte! No próximo mês de julho (dia 14, um sábado), a Faculdade de Comunicação Hélio Alonso (Facha) vai realizar o 1º Workshop de Jornalismo Esportivo Feminino, um evento onde consagradas jornalistas esportivas falarão exclusivamente para mulheres (futuras jornalistas).
Neste inédito workshop profissional, que é um verdadeiro clube da Luluzinha (homem não entra!), um time de belas “feras” do nosso jornalismo esportivo, como Vanessa Riche (apresentadora do Sportv), Marluci Martins (colunista do jornal Extra), Carla Matera (repórter da Rádio Tupi) e Renata Cordeiro (apresentadora do canal Fox Sports), sob a coordenação de Patricia Lopes (correspondente da NBC Telemundo), vai mostrar e tirar dúvidas das futuras colegas sobre o mercado de trabalho para as mulheres no segmento esportivo, como e por onde começar na profissão, o que é preciso saber e conhecer para buscar uma vaga no mercado de trabalho, como lidar com o assédio na profissão e que roupa usar para fazer uma cobertura em um evento esportivo, entre outras questões de natureza prática.
O encontro representa, também, uma excelente oportunidade para que as candidatas a jornalista de esportes possam fazer contato com quem poderá dar uma chance no mercado de trabalho.
O 1º Workshop de Jornalismo Esportivo Feminino acontece das 9h às 13h e das 14h às 18h do dia 14 de julho, no Campus I da Facha – Rua Muniz Barreto 51, Botafogo. As inscrições devem ser feitas na tesouraria da faculdade (no mesmo endereço), mediante o pagamento de taxa de R$ 160 (para alunas e ex-alunas da Facha) ou de R$ 200 para as demais interessadas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2102-3165 / (21) 2102-3185, com Francilene ou Márcio, ou ainda pelo e-mail: extensao@facha.edu.br.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CULTURA DO ESPORTE / Livro que narra a trajetória heróica de um líder das quadras será lançado em 13 de junho, no Rio


Da Redação do EsporteAgito
A trajetória heroica de um líder nato, Nalbert, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei, desde sua infância, quando se fascinou pelo esporte, até sua aposentadoria nas quadras, foi retratada pelo jornalista Marcelo Barreto em seu novo livro: Nalbert, a Jornada de um Líder.
O lançamento da obra, que narra – com histórias inéditas – o percurso do atleta até se tornar o grande capitão da seleção brasileira que levou a equipe ao ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, vai acontecer na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 19 horas, na Livraria Argumento do Leblon – Rua Dias Ferreira, 417.
O autor, Marcelo Barreto, é jornalista esportivo e atualmente é correspondente do canal Sportv, da Globosat, em Londres (Inglaterra). O livro é uma publicação da Editora Casa da Palavra, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).