quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CURIOSIDADE / Futebol também é coisa para robôs

Da Redação do EsporteAgito (com informações de press release)

Só faltava essa! Depois dos campeonatos virtuais de games, que relegaram o tradicional jogo de botões a uma atividade pré-histórica, agora também robôs disputam competições de futebol. Vejam só esta pitoresca notícia.

Sem perder uma só partida, o time de futebol de robôs do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Bernardo do Campo (SP), conquistou o bicampeonato na Competição Brasileira de Robótica, que terminou no dia 21 de setembro, na Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. A partida final foi contra o Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e a equipe da FEI goleou por 7 a 1.

Os robôs da FEI competiram na categoria Small Size, também conhecida como F-180. O time é composto por cinco robôs, de 15 cm de altura.

Em 2010, o time da FEI conquistou o título de campeão brasileiro e o primeiro lugar na competição latinoamericana, durante disputas realizadas na própria instituição. “Agora, nosso próximo desafio é preparar os robôs para o campeonato mundial, que acontecerá no México ano que vem”, afirmou Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação e do projeto de futebol de robôs.

Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além de quatro baterias, de 7,4 volts. O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 metros quadrados, onde os robôs são comandados por programa de computador executado em tempo real. Duas câmeras, instaladas a quase 4 m de altura, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofrequência.

A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte- americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BASQUETE / Flamengo passeia e faz de estadual esvaziado um treino de luxo

Da Redação do EsporteAgito

Em um torneio completamente esvaziado, disputado por apenas quatro equipes que jogam entre si, em turno e returno, somente para definir a ordem de classificação para as semifinais, o Campeonato Estadual de Basquete, categoria adulto masculino – que deveria ser a principal competição da modalidade no Rio de Janeiro – já tem praticamente definido o primeiro semifinalista, mesmo ainda tendo o segundo turno pela frente: o Flamengo.

Isto se explica pela gigantesca disparidade técnica que existe entre o milionário time da Gávea – um dos mais fortes do país – e seus adversários locais: o Tijuca Tênis Clube, o Macaé Sports e o Iguaçu BC.

Utilizando o Estadual como forma de aperfeiçoar a equipe para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) em novembro, inclusive dando maior entrosamento aos jogadores recém-contratados ou que não são titulares, os rubro-negros já estrearam atropelando o fraquíssimo Iguaçu por 107 a 23, no último sábado (17 de setembro), no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. O destaque do jogo foi o americano David Jackson, cestinha com 26 pontos.

Mesmo sem contar com as estrelas Leandrinho, Marcelinho Machado, Duda e o argentino Kammerichs, que talvez nem joguem o Estadual ou entrem somente nos jogos finais, o Flamengo continuou arrasador nas duas rodadas seguintes, contra o Tijuca (74 a 47, na quadra do adversário, dia 19 de setembro), e diante do Macaé (107 a 83, no ginásio Juquinha, na cidade do interior fluminense). Na outra partida válida pelo turno, o Tijuca, como visitante, bateu o Macaé por 89 a 77.

Esta primeira fase será completada nos próximos dias 28 (quarta-feira) e 30 (sexta-feira), quando o Iguaçu enfrenta, respectivamente, o Tijuca TC e o Macaé Sports.

Antes disso, porém, antecipando seus compromissos no returno do campeonato, o Flamengo joga nesta sexta-feira (23 de setembro) contra o Macaé, na Gávea; na segunda-feira (26) contra o Tijuca, também em casa; e no dia seguinte, outra vez no seu ginásio, contra o Iguaçu.

Depois disso, espera a fase semifinal, marcada para acontecer entre 17 e 21 de outubro, segundo o calendário divulgado pela Federação de Basquete do Rio de Janeiro (Fberj). Os jogos finais acontecerão nos dias 24 e 26 de outubro, estando reservada também a data de 28, caso haja necessidade de um jogo de desempate para definir o campeão estadual.

A classificação do torneio até o momento é a seguinte:

1º - Flamengo – três vitórias

2º - Tijuca TC – uma vitória e uma derrota

3º - Iguaçu BC – uma derrota

4º - Macaé Sports – duas derrotas

Na foto, sobe a bola para o Flamengo no Estadual, contra o Iguaçu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

domingo, 18 de setembro de 2011

FUTSAL / Brasil é campeão da Copa América

Da Redação do EsporteAgito

A seleção principal masculina de futsal conquistou, na tarde deste sábado (17 de setembro), o título da Copa América 2011 da modalidade, ao bater a Argentina na decisão do torneio pelo placar de 5 a 1, em partida disputada no Complexo Poliesportivo de Almirante Brown, na província de Buenos Aires. Na terceira colocação ficou o Paraguai, que venceu a Colômbia por 3 a 1.

Os gols do Brasil foram marcados por Jé, Neto, Falcão, Rodrigo e Valdin, com Cuzzolino fazendo o gol de honra dos argentinos.

LUTAS / Cariocas perdem a chance de faturar o cinturão no WFE Platinum

Por Eder Ferrari, da WFE Platinum Newsletter

Com lutas emocionantes e casa cheia no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador (BA), a 10ª edição do WFE Platinum, que aconteceu na última sexta-feira (16 de setembro), supriu todas as expectativas. Os grandes destaques da noite ficaram por conta dos campeões Ednaldo Lula, Adriano Martins e Edilberto Crocotá.

Na luta principal da noite, Lula passou sufoco contra o duro Jair Sorriso e, após balançar uma vez e levar um knock down em seguida, o baiano se recuperou e nocauteou o lutador carioca com uma sequência de cruzados para manter o cinturão peso pesado. No combate anterior, o peso leve amazonense Adriano Martins precisou dos cinco rounds para vencer o carioca Diego Braga e conquistar o cinturão vago da categoria. Adriano conseguiu se impor e comemorou muito o feito.

Quem também fez bonito foi Edilberto Crocotá. Sobrevivendo à explosão inicial de Ricardo Hulk, que não contou conversa e partiu para cima assim que o gongo soou, Crocotá levou um knock down, se recuperou e trocou golpes francos. No primeiro round, os dois poderiam ter caído. Contudo, na volta para o segundo, logo no início, Edilberto acertou um direto e nocauteou Hulk para delírio da torcida local.

Na antepenúltima luta da noite, Bruno Carioca passou um tremendo sufoco com o casca grossa Paulão Henrique, mas conseguiu levar a melhor e vencer por pontos e manter a invencibilidade. Agora são 12 vitórias na mesma quantidade de lutas. Assim como Carioca, Flávio Álvaro teve muitas dificuldades para fazer valer o favoritismo e vencer também por decisão.

Em combate de pesos pena, Vinicius Vina venceu Francisco Cylderlan por nocaute técnico no segundo round, após castigar no chão. Na mesma divisão de peso, Jurandir Sardinha não deu mole para as tentativas de chaves de calcanhar e “voadoras” de Anistávio Gasparzinho e, melhor na trocação, venceu por decisão unânime.

Na primeira luta do card principal, uma verdadeira batalha entre Leandro Hygo e Wagner Galeto, entre os pesos galos. Melhor para o primeiro, que também levou na decisão unânime.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FUTEBOL / América, de time novo, vence na estreia da Copa Rio

O experiente atacante Jean estreou no América fazendo o gol da vitória sobre o Madureira

(Foto: Vitor Costa/ Ascom America)

Da Redação do EsporteAgito

Depois de remontar o time praticamente do zero, tendo até que fazer uma “peneira” para descobrir novos valores para o plantel a custo baixo, devido à delicada situação financeira que o clube atravessa, o América estreou com vitória na Copa Rio – competição que dará ao vencedor o direito de escolher entre disputar a Copa do Brasil do ano que vem ou a Série B do Brasileiro. Os rubros venceram o Madureira, no Estádio Giulite Coutinho, por 2 a 1, em jogo realizado na tarde deste sábado (3 de setembro).

Mas para iniciar essa campanha de recuperação do seu futebol profissional, rebaixado à Segundona carioca no ano passado, o América teve que ousar um pouco mais e ir ao mercado buscar jogadores experientes para dar corpo e tarimba ao jovem elenco. Por isso, às vésperas da Copa Rio, chegaram ao clube nomes conhecidos como o do atacante Jean, ex-Flamengo, Vasco e Fluminense, que disputou o campeonato estadual desta temporada pelo Volta Redonda; o goleiro Silvio Luiz (ex-São Caetano, Corinthians e Vasco); o zagueiro Henrique, ex-Vasco; o volante Vinícius Colombiano, ex-Botafogo; o atacante Edivaldo, ex-Duque de Caxias, e o meia Osmar, campeão da Série B carioca pelo próprio América em 2009 e que estava no Macaé.

E foram justamente dois desses reforços, Henrique e Jean, os autores dos gols que garantiram a vitória americana sobre o Tricolor Suburbano no primeiro jogo da Copa Rio.

FUTSAL / Estadual masculino adulto começa com duas goleadas

Lance do jogo em que o Botafogo/Casa de España foi derrotado pelo Imperial, de Petrópolis, por 2 a 1 na abertura do estadual

Foto: Divulgação

Da Redação do EsporteAgito

Prestes a decidir, na próxima quinta-feira (8 de setembro) contra o Intelli/Orlândia, em São Paulo, a última vaga para as quartas de final da Liga Futsal – a principal competição nacional da modalidade – a equipe do Poker/Petrópolis foi o maior destaque da rodada de abertura do Campeonato Estadual Adulto Masculino, ao aplicar uma implacável goleada de 19 a 0 no estreante Caer, da cidade de Três Rios.

A competição, que começou na última sexta-feira (2 de setembro) e teve jogos também no sábado e no domingo, apresentou também mais uma goleada: Grajaú Country 10 x 1 Associação Viva Ativo (Campos). Os demais jogos tiveram os seguintes resultados: Imperial Futsal (Petrópolis) 2 x 1 Botafogo/Casa de España; Vasco 2 x 2 UGB (Barra do Piraí); América (Três Rios) 1 x 3 Fluminense.

As equipes que disputam o Estadual deste ano, promovido pela Federação de Futsal do Rio de Janeiro, estão divididas em três grupos:

Grupo A: Macaé Sports, Fluminense, Cabo Frio Futsal, América (RJ) e América (Três Rios)

Grupo B: Petrópolis/Poker, Casa de España/Botafogo, ADDP (Cabo Frio), Imperial Futsal (Petrópolis) e Caer/Prefeitura de Três Rios

Grupo C: USS/Vassouras, Vasco da Gama, Associação Viva Ativo (Campos), Grajaú Country e UGB (Barra do Piraí).

Feminino será disputado por 6 equipes

Previsto para começar ainda na primeira quinzena de setembro, embora as datas ainda não estejam definidas pela FFSERJ, o Campeonato Estadual Adulto Feminino reunirá seis equipes, que jogarão em turno e returno entre si na busca do título.

Os times participantes são: Fluminense FC, Fluminense AC (Niterói), Sport Club Mackenzie, Rio Bonito AC/Marajó (Rio Bonito), Colégio Odete São Paio (São Gonçalo) e Arfab/Bradesco.

A rodada de abertura, com locais e datas a definir, terá os seguintes jogos: Fluminense FC x Rio Bonito/Marajó; Odete São Paio x Mackenzie; Fluminense AC x Arfab.

As equipes do Mackenzie e do Rio Bonito – que recentemente conquistou o título de campeã carioca, mesmo perdendo o jogo decisivo para as rivais do Méier (desclassificadas pela escalação irregular de uma jogadora na partida final) – são consideradas as grandes favoritas da competição.