segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Futsal / Liga Nacional só terá dois representantes do Rio

Da Redação do EsporteAgito
Mais uma vez, apenas dois times representarão o Rio de Janeiro na Liga Futsal 2011, categoria masculino adulto, que começa no próximo dia 14 de março. Na última sexta-feira (25 de fevereiro), a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou a tabela da primeira fase do campeonato. Entre os 24 participantes desta fase inicial, somente o Poker/PEC, de Petrópolis, e o Macaé Sports, da cidade do norte fluminense, vão ter a chance de brigar para trazer o título nacional para o nosso estado.
Ao todo, serão 276 partidas na primeira fase, que está prevista para terminar no dia 6 de julho. Pelo regulamento da competição, as equipes duelam entre si em turno único e as 16 melhores avançam para a sequência do torneio.
Na etapa seguinte da Liga Futsal, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Nesta fase, as equipes duelarão apenas contra as equipes de suas chaves, em turno e returno, com os dois melhores passando para as quartas-de-final. A partir desta fase, o campeonato passa a ter jogos eliminatórios (ida e volta), até a definição do campeão, que deve ser conhecido em novembro.
Clique abaixo para ver a tabela completa da primeira fase
http://www.futsaldobrasil.com.br/arquivos/154141.pdf

Enquanto isso, as inscrições para a Super Liga carioca estão bombando!
Se nas competições organizadas pelas entidades oficiais do nosso futsal – a CBFS e a federação estadual – os clubes cariocas estão sempre alijados, principalmente por questões políticas, nos campeonatos da Super Liga de Futsal Rio (SLRF), entidade criada como alternativa e com a proposta de “revolucionar” a modalidade no Rio de Janeiro, as inscrições só fazem crescer a cada nova edição.
Para este ano, a SLFR vem com muitas novidades em relação à temporada passada, tais como torneios para as categorias chupetinha, sub 15 e 17 e, também, o campeonato feminino.
Dezenas de clubes, muito deles tradicionais, estarão de volta às quadras cariocas em competições que devem movimentar cerca de 2.500 atletas. Vale a pena conferir!

Cultura do Esporte / Editora tem duas obras indicadas para prêmio de jornalismo esportivo

Os livros Um Expresso Chamado Vitória, dos jornalistas Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida, e Zeros à Direita – Marketing & Mídia no Esporte, do também jornalista Claudio Nogueira – ambos editados pela editora carioca iVentura – estão entre os selecionados para participarem do Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo, na categoria literatura, e agora ficam na expectativa de buscar vaga entre os três finalistas.
A premiação, criada pela Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), tem a finalidade de escolher e premiar os melhores trabalhos jornalísticos de 2010. A premiação é dividida por categorias: rádio, jornal, TV, site, interior e literatura.
Nos próximos dias, a comissão julgadora divulgará os finalistas e, no mês de março, a festa de premiação revelará os vencedores, em solenidade na sede histórica do Botafogo, em General Severiano.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Futebol de mesa / Gols, dribles, sensacional

Lian Rocha (à esquerda), atleta do futmesa do Fluminense, no podium da série ouro em 2010
Foto: Arquivo pessoal / Lian Rocha


Milton Duarte Menezes
O futebol de mesa – ou de botão – é um esporte bastante praticado, embora não tenha tanta divulgação, como merece. E é praticado não só por jovens, mas também por pessoas de
meia idade.
Lian Rocha é um dos praticantes há muitos anos. Ainda garoto, com 8 anos, começou sua carreira, embora nessa época o futebol de mesa não fosse reconhecido como esporte, o
que só veio a acontecer em 1988 pelo CND – Conselho Nacional de Desporto, inclusive como esporte 100% brasileiro.
Mas de lá para cá, a situação evoluiu e temos hoje clubes como Flamengo, Fluminense, Inter/RS, Tupi/MG, Botafogo, Legião/DF, Curitibano/PR, Marcílio Dias/SC, Palmeiras, entre outros.
Já na era amadora, Lian conquistou muitos títulos, sendo o principal deles a Toyota Cup, campeonato disputado na Uefa, liga amadora e extremamente competitiva, entre 1989 e 1998, quando enfrentou um adversário muito catimbeiro, ao melhor estilo Penãrol do Uruguai, quando logrou êxito, ganhando por 4 x 0. Lian tornou-se o maior ganhador dessa Copa, com cinco títulos.
No final dos anos 90, descobriu o Botão Mania, na Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú, a qual tinha uma associação com mais de 100 competidores, 10 mesas oficiais, de alto nível técnico. No primeiro ano que participou, Lian chegou em terceiro em três torneios e campeão em um.
Sempre se destacando na Botão Mania, mais tarde Lian foi um dos fundadores da Cia. do Botão no CSSE, no Rocha, tradicional clube militar, primeiro a acreditar na categoria disco (liso e cavado), bolinha (regra paulista e carioca), pastilha e dadinho.
Lian disputou um Sul-Americano, quando veio a ser eliminado de forma polêmica. Conquistou, depois, o Estadual de 2002 da Feboerj (Federação de Futebol de Botão do Estado do Rio de Janeiro), de forma invicta, com 11 jogos e 11 vitórias; a Copa Master/Feboerj (disputada pelos 10 melhores do ano), a Taça Zumbi, a Copa Piedade, a Copa Confraternização, e finalmente o Campeonato Mundial de 2003, conquista que até hoje o credencia como único campeão internacional desse esporte, pois só foi realizado naquela oportunidade. Participaram atletas da Espanha, Argentina. Portugal, Chile e Brasil. A competição foi coberta pelo Jornal do Brasil, Esporte Espetacular (TV Globo) e pelo canal SportTV.
Lian foi elevado a atleta desse esporte que mais apareceu na mídia (Programa do Jô, Armando Nogueira, SBT Rio, Jornal Zona Norte, Lance). No final de 2006 foi convidado a representar o Fluminense Football Club, pelo qual teve e ainda tem a felicidade de atuar, onde conquistou diversos títulos, inclusive o da temporada 2010.
No futmesa também há lances como “lençol”, drible da vaca, cavadinha e muito mais...

Na foto à direita, o momento histórico do chute aos 4 segundos que deu o título mundial a Lian
Na foto à esquerda, o campeão de futmesa é entrevistado pelo inesquecível mestre Armando Nogueira em seu programa no SporTV

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Basquete / Clubes do Rio fazem campanha apenas regular no turno da Copa Sudeste

O time do Tijuca Tênis Clube é o representante do Rio mais bem colocado no torneio, que classifica três clubes para a Super Copa Brasil, em abril
Foto: Divulgação/Tijuca T.C.

A equipe do Cabo Frio venceu o Olympico/Catalão (MG) por 77 a 75, nesta terça-feira (15 de fevereiro), pela sétima rodada da Copa Sudeste de Basquete masculino adulto.
Duas partidas adiadas encerram o primeiro turno da competição. Nesta quinta-feira (17), o Tijuca T.C. recebe o Cabo Frio, às 20h, e no sábado (19), o Macaé Sports enfrenta, em casa, o Paraíso Basquete (MG).
O returno da Copa Sudeste começa no próximo dia 24. Na primeira fase da competição, todos os times se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros colocados disputam a semifinal (melhor de três partidas). A final também será em playoff de três confrontos. A Copa Brasil Sudeste classifica três clubes para a Super Copa Brasil, marcada para 18 a 24 de abril.
Confira abaixo a classificação atual dos times.
1º - Liga Sorocabana (SP) – 12 pontos (6 jogos)
2º - Rio Claro (SP) – 10 pontos (6 jogos)
3º - Tijuca Tênis Clube (RJ) – 8 pontos (5 jogos)
4º - Cabo Frio (RJ) – 7 pontos (5 jogos)
5º - Olympico Club (RJ) – 6 pontos (5 jogos)
6º - Paraíso Basquete (MG) – 6 pontos (5 jogos)
7º - Macaé Sports (RJ) – 5 pontos (4 jogos)


Fonte: Assessoria de Imprensa da CBB

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Futebol / Início nada animador para os times cariocas na Série B estadual

O São Cristóvão foi a São João da Barra e voltou derrotado por 1 a 0 na estreia
Foto: Ascom São João da Barra



Da Redação do EsporteAgito
Os resultados obtidos na primeira rodada do Estadual da Série B pelos seis times que representam a capital na competição, já dão um claro sinal de que o sonho do torcedor carioca de ver a maioria dos clubes da cidade na principal divisão do futebol do Rio ainda está muito distante da realidade dessas agremiações.
Com o início da Segundona neste sábado (12 de fevereiro), em jogos realizados simultaneamente às 17 horas, São Cristóvão, Bonsucesso, Portuguesa, Estácio de Sá, Ceres e CFZ do Rio entraram em campo com a esperança de um bom começo de jornada e saíram dele sem ao menos uma vitória.
A Portuguesa, que foi a Nova Friburgo enfrentar o time do Friburguense – ainda abalado pela tragédia que assolou a Região Serrana um mês atrás – mostrou-se uma equipe frágil e desentrosada, sendo impiedosamente goleada por 6 a 0.
Já em partidas mais equilibradas, o São Cristóvão estreou perdendo como visitante por 1 a 0 para o São João da Barra – time treinado pelo ex-ídolo cadete Sena – e o Estácio de Sá, como mandante (jogou no estádio do Bangu), foi derrotado por 1 a 0 pelo Barra Mansa.
Outra derrota dos cariocas foi a do Ceres, de Bangu, para a equipe do Rio Branco por 2 a 1 em jogo realizado em Campos, no estádio Godofredo Cruz.
Menos mal para o CFZ do Rio, que empatou sem gols em casa (no estádio Antunes) com o Sampaio Corrêa, e para o Bonsucesso, que subiu a serra para enfrentar o Teresópolis e ficou apenas no 1 a 1.
Uma ducha de água fria para os cariocas.
Confira abaixo os resultados da primeira rodada do Estadual da Série B.

Grupo A
Mesquita 0 x 1 Itaperuna
São João da Barra 1 x 0 São Cristóvão
Serra Macaense 3 x 0 Aperibeense
Teresópolis 1 x 1 Bonsucesso
Estácio 0 x 1 Barra Mansa
Angra dos Reis 0 x 4 Sendas
Grupo B
Rio Branco 2 x 1 Ceres
Friburguense 6 x 0 Portuguesa
CFZ do Rio 0 x 0 Sampaio Corrêa
Cardoso Moreira 2 x 0 Quissamã
* Folgaram Artsul e Tigres do Brasil

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Basquete / Tijuca e Macaé tropeçam em terras paulistas

Da Redação do EsporteAgito
Depois de uma boa estreia, quando superou o Macaé Sports por 79 a 55, a equipe do Tijuca Tênis Club – único representante da capital do Estado do Rio de Janeiro na Copa Brasil Sudeste de basquete masculino adulto – tropeçou duas vezes seguidas fora de casa, jogando contra as equipes paulistas da competição.
Na quinta-feira (3 de fevereiro), o time tijucano foi derrotado pelo Rio Claro, na cidade do mesmo nome, por 85 a 67. Dois dias depois, em Sorocaba, voltou a perder, desta vez para a Liga Sorocabana, por 80 a 68, em partidas válidas, respectivamente, pelas terceira e quarta rodadas do turno.
O Cabo Frio, por sua vez, que ainda não havia jogado, também estreou perdendo para os mesmos adversários do Tijuca: 97 a 56 para a Liga Sorocabana (em Sorocaba) e 88 a 42 para o Rio Claro (em Rio Claro).
Já o Macaé Sports só volta a jogar nesta terça-feira (8 de fevereiro) contra o Cabo Frio, na quadra do time da Região dos Lagos.
Na foto, um jogador do Rio Claro sobe para fazer mais uma cesta contra a equipe do Cabo Frio (de uniforme laranja)
Foto: Ricardo Prado/Divulgação

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Futebol / Leandro Ávila e Donizete ‘Pantera’ vão comandar o São Cristóvão na Série B

Da Redação do EsporteAgito
Iniciante na carreira de técnico de futebol, mas atleta vitorioso dentro das quatro linhas, o ex-jogador Leandro Ávila (foto) vai comandar a equipe do São Cristóvão no Estadual da Série B, que começa agora em fevereiro – a reunião do Conselho Arbitral, que definirá a tabela da competição está marcada para esta quinta-feira, dia 3.
Volante habilidoso revelado pelo Vasco, onde foi titular absoluto por vários anos, e também com passagens bem-sucedidas por Flamengo, Fluminense e Botafogo, o novo técnico cadete é, por enquanto, a principal novidade do clube de Figueira de Melo, que tentará, mais uma vez, voltar à divisão de elite do futebol carioca da qual está afastado há vários anos. Um outro reforço de peso pode ser confirmado nos próximos dias, mas também para atuar fora do campo: o ex-atacante Donizete, o Pantera, convidado por Leandro para ser seu auxiliar técnico.
Caso venha o Pantera, o São Cristóvão terá, pelo menos no banco de reservas, dois atrativos para a torcida cadete. Resta saber o que os dois famosos ex-jogadores poderão fazer, de fato, com o modesto time que terão em mãos.