sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Futsal / Estadual masculino adulto começa em 13 de setembro

Parece que, finalmente, bons ventos começam a soprar no futsal carioca, cuja federação está de diretoria nova e, o que é mais importante, com idéias novas.
Em conselho técnico, realizado nesta quinta-feira (27 de agosto), a entidade definiu as diretrizes e datas do Campeonato Estadual de Futsal, que começa em 13 de setembro.
A grande novidade é utilização dos domingos, dia nobre do esporte, para a categoria Adulto. As rodadas de meio de semana acontecerão às quintas-feiras, às 19 horas.
O estadual será disputado por oito clubes, sendo três da capital – Flamengo, Vasco e América – e os demais, representantes de cidades do interior do estado: Poker/PEC/Ikinha (Petrópolis), USS/Vassouras, Cabo Frio, AD Drogaria do Povo (Cabo Frio) e Comary (Teresópolis).
A fórmula de disputa é simples e direta. Os oito clubes jogam em turno e returno na primeira fase, classificando os quatro primeiros para a semifinal. Os finalistas e o campeão estadual serão definidos em sistema de mata-mata.
Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Estadual, divulgados pela federação em seu site oficial.

Domingo: 13 de setembro
11h – Sombrão (Vassouras) – USS/Vassouras x Vasco
14h – Pedrão (Teresópolis) – Comary x América
11h – Gávea – Flamengo x AD Drogaria do Povo
11h – UCP (Petrópolis) – Poker/PEC/Ikinha x Cabo Frio

Badminton / Cariocas se destacam no Pan Júnior

O Brasil conquistou 12 medalhas no Pan-Americano Júnior de Badminton que terminou no domingo passado (23 de agosto) em Porto Rico. No torneio por equipes, a seleção brasileira, com duas atletas do Rio de Janeiro, ficou em quarto lugar, pois, na decisão da medalha de bronze, a equipe foi derrotada pelo Canadá por 3 a 2. As vitórias brasileiras foram da carioca Luana Vicente, e nas duplas, novamente com Luana, que jogando com sua irmã Lohaynny Vicente ganhou da dupla canadense.
Nas competições individuais, no quadro geral de medalhas, o Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos. Os americanos conquistaram 48 medalhas: 15 ouros, 14 pratas e 19 bronzes. O Brasil, que esteve representado por 40 atletas, ficou com 12: quatro ouros, uma prata e sete bronzes.
Das 12 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, os cariocas faturaram seis, sendo dois ouros, uma prata e três bronzes. Mais uma vez, destaque para os atletas do Centro Miratus, que, com nove jogadores presentes em Porto Rico, foram responsáveis pelas seis medalhas de jogadores do Rio de Janeiro
.

Futsal / Liga Feminina começa no dia 14 sem nenhuma equipe do Rio

Começa no próximo dia 14 de setembro a quinta edição da Liga Futsal Feminina Doze equipes disputarão título da competição que vem se firmando no calendário nacional, mas, infelizmente, o Rio de Janeiro não terá nenhum representante.
A tabela da primeira fase da competição já foi divulgada. Além do incremento do número de participantes – de dez para 12 –, a fórmula de disputa prevê a realização de jogos eliminatórios a partir das quartas-de-final, e não semifinais, como era até o ano passado.
Com isso, a primeira fase segue com dois grupos. O grupo A será disputado em Fortaleza (CE). A chave será composta pela Nacional Gás/Unifor (CE), UnoChapecó/NTozzo/Female (SC), Unopar/FEL/Sercomtel (PR), Hidráulica Brasil (GO), UTC/Calu/Uberlândia (MG) e a novidade desta edição: o Sport Recife (PE). Será a primeira vez que uma equipe pernambucana participará da Liga Futsal Feminina.
Na chave B, teremos Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), Kindermann/UnC/Unimed (SC), Unesc/FME (SC), Chimarrão/Bender/DalPonte (RS), Anglo Drummond/Seleto (PR) e Mesc/SBC/Assoc. Sabesp (SP). Este grupo será disputado em São Paulo (SP).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Futebol feminino / Vasco e Campusca ficam fora das finais

Nenhum time da capital vai disputar este ano o título estadual feminino de futebol. As equipes do Vasco da Gama e do Campo Grande – campeã em 2008 – foram eliminadas da competição neste domingo (23 de agosto), ao término do returno da fase classificatória.
Com uma campanha apenas regular, as vascaínas bateram na trave, ficando em terceiro lugar no grupo A, com 13 pontos ganhos. Já o Campusca deu vexame, ao somar apenas sete pontos e terminar na lanterna do grupo B.
Os quatro classificados para a fase semifinal são: Volta Redonda, Cepe-Caxias USS/Vassouras e Tigres. Esses times serão subdivididos em duas chaves, cujos vencedores disputarão as finais em jogos de ida e volta. O campeonato está programado para terminar no próximo dia 13 de setembro, segundo o regulamento da competição publicado no site oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)

Boxe / Último algoz de Popó volta a vencer

No duelo entre dois ex-campeões mundiais da categoria super-leves, Juan Diaz (foto) – que foi o último pugilista a derrotar o nosso Acelino Popó – levou a melhor sobre Paulie Mallignaggi, na madrugada deste sábado para domingo.
A vitória de Diaz foi por pontos, em decisão unânime dos jurados após os 12 assaltos da luta, realizada em Houston, capital do estado do Texas, nos Estados Unidos.

Judô / Judocas surdos vão competir em Taiwan com apoio do governo do Rio

Um convênio, assinado no dia 19 de agosto entre o governo do estado e a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, viabilizará a participação da primeira seleção de judô de surdos no 21º Jogos Olímpicos de Surdos, que será realizado de 5 a 15 de setembro, na cidade de Taipei, em Taiwan.
Através do convênio serão repassados R$ 82.732,67. É a primeira vez que o Brasil será representado por uma delegação de atletas surdos de judô.

sábado, 22 de agosto de 2009

Basquete / Brilha a estrela alvinegra

O Botafogo começou o mês de agosto comemorando a conquista de mais um importante título nos esportes olímpicos. A equipe infanto-juvenil de basquete feminino foi tetracampeã do Encontro Sul-Americano, realizado na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, com 100% de aproveitamento.
Além da performance espetacular, a equipe alvinegra contou com o grande destaque da competição, Nathália Lobato, cestinha e eleita a melhor jogadora do torneio. A estrela alvinegra é também a recordista de pontos em todas as edições do Encontro Sul-Americano.
Foto: Divulgação/BFR

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Futebol / América e Olaria seguem líderes na Segundona

Com 20 pontos, alcançados na rodada deste fim de semana do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, o América segue absoluto na liderança do grupo A. O time rubro venceu o Profute por 2 a 1 na casa do adversário. Em segundo lugar na chave, com 16 pontos ganhos, vem o Bonsucesso, que perdeu por 4 a 3 para o CFZ do Rio.
Já no grupo B o líder é o Olaria, que chegou aos mesmos 20 pontos, apesar do empate com o Aperibeense em zero a zero. O clube da Rua Bariri é seguido de perto pela Portuguesa, que também empatou sem gols com o Angra dos Reis.
Confira a seguir os resultados da 9ª e última rodada do turno da primeira fase da Segundona.

Grupo A
Riostrense 1 x 1 Bréscia
Profute 1 x 2 América
Bonsucesso 3 x 4 CFZ do Rio
Cardoso Moreira 2 x 1 Artsul
São Cristóvão 2 x 0 Quissamã

Grupo B
Angra dos Reis 0 x 0 Portuguesa
Aperibeense 0 x 0 Olaria
Campo Grande 0 x 2 Goytacaz
Villa Rio 1 x 0 Nova Iguaçu
Miguel Couto 1 x 1 Sendas Esporte

Futebol / Goleiro que tomou o primeiro gol de Romário é o novo técnico do São Cristóvão

Até mesmo nos times de menor investimento, a paciência da torcida e dos dirigentes com os treinadores é muito curta. A do São Cristóvão com o técnico Denis Miguel durou apenas sete rodadas. Dois dias após a derrota de seu time, em casa, para o Cardoso Moreira por 1 a 0, no sábado (8 de agosto), Miguel – que segundo um leitor do ESPORTEAGITO foi o treinador que levou Romário do Olaria para o Vasco – ficou sem o emprego.
O substituto escolhido foi ex-goleiro Josenildo Bellô (foto), que curiosamente sofreu o primeiro dos 1002 gols marcados pelo próprio Romário, ao defender o infantil do América, em 1979.
Mesmo sendo a sua primeira experiência como técnico profissional (até assumir o cargo, vinha trabalhando no clube como preparador de goleiros), Bellô começou com o pé direito. Logo na estréia sob seu comando, na rodada do meio da semana, o São Cristóvão derrotou o Artsul por 2 a 0. E neste sábado, com nova vitória por 2 a 0 – desta vez sobre o Quissamã, em Figueira de Melo – o time cadete entrou para o G-5 (grupo dos cinco melhores classificados de cada chave que se classificam para a fase seguinte) da Segundona carioca, assumindo a quarta colocação.

Boxe / Jones Jr. e Donaire voltam a brilhar

No movimentado fim de semana no boxe profissional, o grande destaque foi para a fácil vitória do legendário ex-campeão mundial Roy Jones Jr. (foto acima) Aos 40 anos, o bom e velho Roy confirmou o batido bordão que diz que quem foi rei nunca perde a majestade. Ainda bastante ágil para a idade, o antigo melhor pugilista do mundo de todos os pesos não teve dificuldades para vencer o compatriota Jeff Lacy – por desistência no intervalo do 10º para o 11º assalto – na noite deste sábado (15 de agosto), em Biloxi, nos Estados Unidos. Com a vitória, Roy Jones Jr. manteve seu cinturão norte-americano dos meio-pesados pela Organização Mundial de Boxe (OMB).
Também no sábado, em Las Vegas (EUA), em programação transmitida ao vivo para o Brasil pelo canal pay per view Premiere Combate, o pugilista filipino Nonito Donaire (foto à direita) conquistou mais um cinturão em sua carreira, desta vez na categoria dos super-moscas, ao derrotar por pontos o panamenho Rafael Concepcion e ficar com o título interino da Associação Mundial de Boxe. O detalhe curioso dessa luta é que o adversário, em caso de vitória, não seria o campeão porque não conseguiu, na pesagem oficial, ficar dentro do limite de peso da categoria.
Numa das preliminares, também valendo título mundial, o norte-americano Steven Luevano, mesmo nocauteado, manteve seu cinturão dos penas pela OMB. Isto porque o golpe que o derrubou foi desferido pelo adversário, o filipino Barnabe Concepcion, depois de o gongo ter encerrado o 7º assalto, o que motivou a desclassificação do desafiante.
Fotos: site oficial da WBA

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Futsal / Seleção feminina, sem cariocas, vai tentar o tri no Sul-Americano

Mais uma vez sem contar com nenhuma representante das equipes cariocas, a seleção brasileira feminina de futsal foi convocada nesta quinta-feira (13 de agosto) para a disputa do 3º Campeonato Sul-Americano da categoria, que vai acontecer em Campinas (SP), entre os dias 3 e 7 de setembro.
O time terá a mesma base que conquistou o bicampeonato sul-americano, em 2007, no Equador. O Sul-Americano será disputado por oito seleções: Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A seleção brasileira, que terá a estreia do técnico Vander Iaconvino, terá o desafio de tentar o tricampeonato da competição e manter a hegemonia no continente.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Lutas / ‘Spider’ Silva humilha Griffin e confirma ser o melhor do mundo no MMA

Não foram necessários nem cinco minutos para o lutador brasileiro Anderson Silva fazer história.
Com uma performance sensacional, o campeão mundial dos médios do MMA (antigo vale-tudo) arrasou ainda no primeiro round o ex-detentor do cinturão dos meio-pesados Forrest Griffin, impondo-lhe uma humilhante derrota na madrugada deste sábado para domingo, no UFC 101 realizado na Filadélfia, Estados Unidos.
Além de esquivar-se de praticamente todas as tentativas de chutes e socos desferidos pelo adversário, bastou ao Spider – “aranha”, como é conhecido o brasileiro, considerado o melhor lutador peso a peso da atualidade – três certeiros contragolpes que levaram Griffin à lona três vezes sendo que, na última e definitiva queda, praticamente desacordado.
Enquanto o público, que de início vaiara o brasileiro, meio que assombrado com a fantástica exibição se rendia ao talento de Anderson Silva aplaudindo-o freneticamente, Griffin abandonava o octógono antes mesmo da proclamação do resultado da luta, disparando em correria rumo ao vestiário, visivelmente envergonhado.
Embora não tenha dado chance ao adversário, Silva não confirmou depois da luta se pretende continuar atuando na categoria dos meio-pesados, que é uma acima da sua de origem. “Sempre desejo enfrentar os melhores lutadores. O problema é que nessa categoria todos são mais altos e mais pesados, o que dificulta um pouco”, declarou o brasileiro ainda no octógono.
Mas se alguns promotores já sonham com um possível duelo de “brazucas” pelo cinturão do UFC entre Anderson Silva e Lyoto Machida, atual campeão da categoria, o certo mesmo por enquanto é que o Spider voltará aos pesos médios para defender o seu título contra Dan Henderson, o que deve acontecer ainda este ano.

Futebol / América, Olaria e Portuguesa lideram na Segundona

O América reassumiu neste domingo (9 de agosto) a liderança do Grupo A do Campeonato Estadual da Série B, ao derrotar o Bréscia por 1 a 0 em partida disputada no Estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos (na foto: Alexandro, autor do gol americano e artilheiro do campeonato). Os rubros têm agora 16 pontos, contra apenas dois de seu adversário, que ocupa a lanterna do grupo.
Já no Grupo B, os líderes são Olaria e Portuguesa – ambos também com 16 pontos. Na rodada deste fim de semana, o time da Rua Bariri goleou o Villa Rio por 4 a 1 enquanto a Portuguesa venceu o Nova Iguaçu por 2 a 0. O Villa Rio, com quatro pontos, permanece na última colocação.
Foto: Divulgação/Agência Ferj

Confira a seguir os resultados da sétima rodada da primeira fase da Segundona carioca.
Grupo A
Bonsucesso 4 x 2 Artsul
Profute 3 x 4 Quissamã
São Cristóvão 0 x 1 Cardoso Moreira
América 1 x 0 Bréscia
Silva Jardim 1 x 1 CFZ do Rio

Grupo B
Nova Iguaçu 0 x 2 Portuguesa
Villa Rio 1 x 4 Olaria
Aperibeense 0 x 1 Miguel Couto
Angra dos Reis 3 x 3 Goytacaz
Campo Grande 0 x 1 Sendas Esporte

Cultura do Esporte / A arte do futebol nas ondas do rádio

Reunidos no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, os radialistas Luiz Mendes e Álvaro de Oliveira Filho, do sistema Globo/CBN, e o sociólogo Ronaldo Helal, debateram no último dia 4 o rádio esportivo no Brasil, em mais uma etapa do ciclo de palestras Futebol-Arte, a arte do futebol.
Foto: Bernardo Costa/ABI


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ciclismo / Bicicleta ganha mais espaço em Copacabana

A partir desta sexta-feira (7 de agosto), os moradores da Zona Sul passarão a contar com novas ciclo-faixas ou vias compartilhadas que a prefeitura vai inaugurar em Copacabana. São ruas onde carros e bicicletas poderão circular juntos.
De acordo com a Secretaria municipal do Meio Ambiente, a medida servirá para estimular ainda mais o uso de bicicletas como um meio de transporte não poluente. Essas ruas terão a velocidade limitada a 30 quilômetros por hora e receberão sinalização especial para transformá-las em pistas compartilhadas para carros e bicicletas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Futebol / América reassume liderança na Série B

Ao derrotar o Quissamã por 2 a 0, na tarde deste domingo (2 de agosto), em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Estadual da Série B, realizada no Estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos, o América reassumiu a liderança do Grupo A, agora 12 pontos, dois a mais que Bonsucesso e Artsul.
Confira os resultados da rodada:

Grupo A
Bonsucesso 0 x 0 São Cristóvão
Bréscia 0 x 0 CFZ do Rio
Profute 1 x 1 Cardoso Moreira
América 2 x 0 Quissamã
Silva Jardim 4 x 1 Artsul

Grupo B
Nova Iguaçu 1 x 0 Olaria
Portuguesa 2 x 0 Goytacaz
Angra dos Reis 2 x 0 Sendas Esporte
Villa Rio 2 x 1 Miguel Couto
Campo Grande 1 x 0 Aperibeense

Ciclismo / Pedal Noturno ganha novos roteiros

Mais uma novidade para tornar ainda mais estimulante o Pedal Noturno, evento que já está virando mania entre os cariocas que procuram um lazer saudável. A partir deste mês de agosto, a Via Pedal – empresa que promove todas as quintas-feiras à noite o passeio ciclístico, partindo do bairro do Flamengo – resolveu diversificar os roteiros, que passam a ter os seguintes destinos:
1ª quinta-feira do mês – Mirante do Leblon, 25 km
2ª quinta-feira do mês – Parque do Flamengo e Urca, 20 km
3ª quinta-feira do mês – Volta na Lagoa, 30 km
4ª quinta-feira do mês – Orla, Lagoa e Botafogo, 23 km
O Pedal Noturno é aberto a pessoas de todas as idades e a participação é totalmente gratuita. O grupo conta com a companhia de um condutor de cicloturismo, equipado com
ferramentas de bicicleta e primeiros socorros, apto para auxiliar os participantes.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3576-3500 e (21) 8259-2579 ou pelo site:
www.viapedal.com.

Badminton / Alminhas depende de patrocínio para defender Brasil no Mundial

Atleta do Miécimo da Silva, complexo esportivo da prefeitura do Rio, Rodrigo Alminhas (foto) foi convidado a representar o Brasil no Campeonato Mundial de Badminton para pessoas com comprometimentos físicos, que será realizado este ano na Coréia.
Será uma honra participar da competição e penso em conquistar uma medalha para o Brasil. A convocação para o Campeonato Mundial vai chamar a atenção das pessoas, dando oportunidade de mostrar que o Miécimo faz um trabalho sério”, diz Alminhas, orgulhoso da convocação e sonhando que sua ida ao Mundial possa atrair para a modalidade mais pessoas.
A deficiência física nunca foi empecilho para a prática do badminton, que exige concentração, disciplina e dedicação. Mesmo tendo uma perna mecânica, ele nunca reclamou da vida e sempre praticou esporte. Agora, todo o esforço está sendo recompensado.
Atualmente, no Rio de Janeiro, o badminton adaptado ainda é praticado de forma pontual, o que obriga os portadores de necessidades especiais a participarem normalmente dos torneios, jogando de igual para igual com os demais atletas.
Algumas entidades praticantes de badminton já recebem atletas com necessidades especiais, mas não há um trabalho sistemático, o que é confirmado por Ricardo Nagato, presidente da Federação de Badminton do Rio de Janeiro (Febarj), que assumiu a entidade no início do ano e desde então vem firmando parcerias para desenvolver a modalidade no estado e tem o crescimento do badminton adaptado como uma de suas metas.
Mas, apesar dos esforços da Federação, a presença de Alminhas no Mundial ainda não está 100% confirmada, pois como todo o esporte brasileiro, o badminton sofre com a falta de verbas.
Minha ida ainda não está certa. Estou precisando de apoio para o custeio das despesas, que são grandes. Estamos tentando. Por enquanto, é um grande sonho”, finaliza Rodrigo Alminhas, um jovem que começou praticando natação, mas se apaixonou pelo badminton quando o viu sendo jogado no Miécimo da Silva.

Futebol de areia / Brasil é o Rio e mais três

Mais uma vez, o Rio de Janeiro será a base da seleção brasileira de futebol de areia que disputará, de sexta-feira a domingo próximos, o XIV Mundialito de Portimão, em Portugal.
Dos nove jogadores convocados pelo técnico Alexandre Soares para o torneio – que servirá como preparação para a Copa do Mundo de Dubai, em novembro, nos Emirados Árabes – seis são cariocas. São eles: o goleiro Mão (foto), os defensores Daniel e Bueno e os atacantes Betinho, Sidney e Daniel Souza. Completam a lista o outro goleiro Alessandro, da seleção do Rio Grande do Norte, o defensor Everaldo, da seleção da Bahia, e o atacante Allan, de São Paulo.
Além de Brasil, atual tricampeão (2006/2007/2008), e Portugal, anfitrião, participam do Mundialito como convidados as seleções dos Emirados Árabes e da Espanha.