domingo, 28 de junho de 2009

Futebol / Tigres conquista Copa Rio e a vaga na Copa do Brasil

O veterano centroavante Sorato segura a taça de campeão da Copa Rio pela equipe de Xerém
Foto: Buda Mendes/Agência Ferj
Mais uma vez, um time da capital deixa escapar a chance de um título em competição estadual. Em jogo realizado neste sábado (27 de junho), em Xerém, o Tigres do Brasil derrotou o Madureira pelo placar de 2 a 0 e se tornou o campeão da Copa Rio 2009, assegurando assim a participação na Copa do Brasil do ano que vem.
Com o vice-campeonato, o tricolor suburbano garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2010, competição que o Madureira também disputará este ano, com estréia marcada para o próximo domingo, contra o Tupi-MG, em Moça Bonita.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Cultura do Esporte / O mito Zico em seus melhores momentos

Foto: Daniel Zappe/Divulgação
Gols que escrevem uma história. História que tem paixão e emoção, trajetória de sucesso, dedicação e amor ao esporte, contada por meio de muitos gols, ex-jogadores, personalidades e por um tal Artur, nascido em Quintino, subúrbio carioca, e que se transformou num dos maiores camisas 10 do futebol mundial.
Tendo como palco principal o Maracanã, dessa história de vida contada por Zico nasceu o DVD Zico na Rede, que foi lançado nesta segunda-feira (22 de junho).
Um documentário marcante sobre um ídolo de todas as torcidas, que mostra, por um ângulo diferente, a obra e a arte do Galinho pelos gramados do Brasil e do mundo. Zico na Rede traz imagens inéditas do ídolo do Flamengo e da seleção brasileira, depoimentos de ex-companheiros, jornalistas e artistas, além de quase 200 dos mais bonitos e importantes gols da carreira do filho de Seu Antunes e Dona Matilde.
No DVD, 60 minutos das histórias de Zico, além de 30 minutos com conteúdo extra, entrevistas e gols, muitos gols numa coletânea nunca antes vista, reunindo imagens de jogos no Brasil, na Itália e no Japão. Além das lojas de departamento, videolocadoras e grandes livrarias, o DVD poderá ser encomendado através do site oficial que já está no ar:
www.ziconarede.com.br/documentario.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ciclismo / Pedalada Noturna é a nova sensação da cidade

Um dos programas mais saudáveis e simpáticos da nossa cidade do Rio de Janeiro atualmente é a Pedalada Noturna, promovida pela Via Pedal todas as quintas-feiras, a partir das 20h, saindo da Rua Marquês de Abrantes, 118, no Flamengo (em frente à estação do Metrô) com destino até o final do Leblon e volta ao ponto de partida.
O passeio, totalmente gratuito, é aberto a pessoas de todas as idades e conta com o apoio de um condutor de cicloturismo, equipado com ferramentas de bicicleta e primeiros socorros, habilitado a auxiliar sempre que for necessário.
E para quem está com a bicicleta parada na garagem e ainda não se animou a participar desse grande barato, que além de salutar é uma excelente oportunidade de conhecer gente nova, dá só uma espiada nesse vídeo do último Pedal Noturno em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, que contou inclusive com a presença do presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj).

Futsal / Petrópolis elimina o Vasco e vai à semifinal do Carioca

Em mais uma partida bastante disputada e equilibrada, o Poker/PEC/Ikinha, de Petrópolis, empatou com o Vasco da Gama em 3 a 3 no tempo normal e em 1 a 1 na prorrogação, mas conquistou a última vaga na semifinal do Campeonato Carioca de Futsal, categoria adulto masculino.
No primeiro jogo, no Vasco Barra, houve empate em 2 a 2. O Petrópolis classificou-se por ter a melhor campanha na primeira fase. O adversário da semifinal será o Cabo Frio. A primeira partida deve ser confirmada para a próxima sexta-feira (19 de junho), às 20 horas, no Ginásio da Universidade Católica de Petrópolis. O jogo de volta acontecerá na Região dos Lagos.
Na outra semifinal, o Flamengo enfrentará o USS/Vassouras.

Movimento olímpico / Brasil quer manter hegemonia nos Jogos da Lusofonia

Praticamente um ano depois da participação nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil se prepara para a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que serão realizados em Lisboa, Portugal, no período de 11 a 19 de julho. O Brasil participará de sete das nove modalidades da competição: atletismo, basquete, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e futsal.
Como na primeira edição dos Jogos, em Macau-2006, 11 países além do Brasil participarão do evento: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Índia e Sri-Lanka.
Em Macau, o Brasil enviou 77 atletas na delegação e terminou a competição com o primeiro lugar no quadro de medalhas: foram 57 (29 de ouro, 19 de prata e nove de bronze). A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é manter a hegemonia em 2009. Em Lisboa, o Brasil contará com cerca de 140 atletas.
Durante a primeira edição do evento, a Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Portuguesa (Acolop) acatou um pedido do COB para que a realização dos Jogos fosse no primeiro ano de cada ciclo olímpico. Portanto, a partir de Lisboa 2009 os Jogos da Lusofonia acontecerão de quatro em quatro anos, com a próxima edição já marcada para 2013, ainda sem sede definida.

Badminton / Atletas de projeto social do Rio são convocadas para o Pan Júnior

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) convocou duas atletas cariocas para defenderem a seleção brasileira da modalidade no torneio por equipes do Campeonato Pan-Americano Júnior que será realizado em Porto Rico, entre os dias 17 e 19 de agosto próximo.
As convocadas são Lohaynny Caroline Vicente e Luana Tamara Vicente, ambas do Centro de Treinamento Miratus. Mesmo sendo de outras categorias – Lohaynny é Sub-13 e Luana Sub-15 –, elas vão jogar por equipes na Sub-19. As atletas continuarão os treinamentos em Jacarepaguá até o mês de julho, quando a CBBd reunirá todos os convocados para um período diário de treinamentos.
Projeto social nascido dos esforços de Sebastião Oliveira e suas economias, o Miratus tem como objetivo lutar contra a falta de oportunidades e a ociosidade das crianças, jovens e adolescentes da favela da Chacrinha, contribuindo para a diminuição da evasão escolar. A concepção do projeto está baseada na valorização dos jovens e na recuperação de sua auto-estima através do esporte.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Futsal / Vasco disputa vaga nas semifinais do Carioca Adulto

Vasco e Petrópolis fizeram uma partida equilibrada no primeiro jogo das quartas de final
Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br


Vasco da Gama e Petrópolis Esporte Clube decidem na próxima segunda-feira (15 de junho), na cidade serrana, a última das quatro vagas para as semifinais do Campeonato Carioca de Futsal 2009 - Adulto Masculino.
No primeiro jogo, realizado no dia 1 de junho no Vasco Barra, cruzmaltinos e petropolitanos empataram em 2 x 2. O adversário do vencedor nas semifinais será o Cabo Frio, que superou o Piedade.
Já na outra chave, o confronto será entre a Universidade Severino Sombra/Vassouras (que eliminou a equipe da Drogaria do Povo) e o Flamengo, que desbancou nas quartas de final o Canto do Rio com duas espetaculares goleadas, de 9 x 1 e 6 x 1.
As semifinais começam a ser disputadas no dia 19 deste mês.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Futebol / Madureira já é destaque na Copa Rio

Lance de Madureira x Macaé, jogo que levou o tricolor suburbano à liderança do seu grupo na Copa Rio
Foto: Tiago Ferreira/Agência Ferj



Com a vitória de 3 x 2 sobre o Macaé, na tarde deste sábado (6 de junho), em Conselheiro Galvão, o Madureira assumiu a liderança isolada do Grupo E, com 6 pontos ganhos, na terceira fase da Copa Rio – competição que dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil 2010 e, ao vice, a participação na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
No outro duelo da chave, o Quissamã bateu o Volta Redonda por 1 a 0 no Estádio Raulino de Oliveira. Com os resultados, Macaé e Quissamã estão, respectivamente, na segunda e terceira posições. Já o Volta Redonda, que ainda não pontuou nesta fase, está na lanterna.
Pelo Grupo F, no dia em que completou 100 anos de existência, o Resende venceu a Cabofriense por 2 x 1, no Estádio do Trabalhador, e chegou aos quatro pontos na classificação. A equipe agora divide a liderança da chave com o Tigres, que no outro jogo venceu a equipe do Sendas por 2 x 0.
A última rodada do turno acontece nesta quarta-feira (10 de junho). No Grupo E, Macaé enfrenta o Volta Redonda na Arena Guanabara, em Araruama, e o Quissamã recebe o Madureira no Estádio Antônio Carneiro da Silva. No Grupo F, o Resende pega o Sendas Esporte, enquanto a Cabofriense vai medir forças contra o Tigres. Somente o primeiro colocado de cada chave garante vaga na final da competição.
Estes foram os resultados da rodada do final de semana:

Grupo E
Madureira 3 x 2 Macaé Esporte
Volta Redonda 0 x 1 Quissamã
Grupo F
Tigres do Brasil 2 x 0 Sendas Esporte
Resende 2 x 1 Cabofriense

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Badminton / Escola de Volta Redonda é pioneira na prática da modalidade

Foto: Federação de Badminton do RJ / Divulgação
A Escola Municipal Maria José Campos, de Volta Redonda (RJ), é a única escola pública do país a oferecer a prática esportiva do badminton para os alunos. Sob a supervisão da professora de educação física Andrea Giovanna Dias Rodrigues e tendo como instrutor Bruno Ferreira Lopes, a escola tem 23 praticantes da modalidade, com a idade variando entre 6 e 22 anos.
Recentemente, entre os dias 23 e 24 de maio, os jovens participaram da etapa Miratus, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e os resultados foram positivos, com a conquista de uma medalha de ouro, nove medalhas de prata e seis medalhas de bronze.
Os nossos atletas competiram contra os campeões pan-americanos e brasileiros da modalidade. O badminton exige habilidade e concentração. É um esporte novo para a cidade”, destacou a professora, que começou sua ligação com o badminton após fazer um curso com o professor Sebastião Oliveira, um dos principais técnicos do país.
Mas, em Volta Redonda, a prática do badminton vai além da simples atividade física, pois na escola, os professores cobram boas notas e os praticantes têm melhorado o desempenho escolar. “Além dos excelentes resultados conquistados nas quadras, os estudantes melhoraram dentro das salas de aulas”, disse a professora.

Cultura do Esporte / Futebol dá samba

Aconteceu na noite desta terça-feira (2 de junho), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o segundo debate do ciclo de palestras Futebol-arte: A arte do futebol, que abordou as relações entre o futebol e o samba, as duas maiores paixões do brasileiro.
O evento teve como palestrantes o radialista Eraldo Leite, da Rádio Globo e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj); o sambista Walter Alfaiate e o professor Celso Branco, da UFRJ.
O próximo encontro da série está marcado para o dia 7 de julho, quando o cineasta José Carlos Asberg – diretor do filme 1958, o ano em que o mundo descobriu o Brasil –, o jornalista Guilherme Roseguini, da TV Globo e Sportv, e o professor Victor Melo, da UFRJ, vão debater o tema “Futebol e Cinema”.
Foto: Bernardo Costa/ABI

Clique aqui para ver o resumo do segundo encontro do ciclo de palestras promovido pela ABI

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Futebol / Oito clubes seguem na disputa pela Copa Rio

Apenas oito clubes, divididos em dois quadrangulares, seguem na briga pelo título da Copa Rio 2009, que dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano e, ao vice, o direito de disputar o campeonato brasileiro da Série D.
Cabofriense, Madureira, Quissamã e Volta Redonda pelo grupo E, e Macaé, Resende, Sendas Esporte e Tigres pelo F, jogarão entre si dentro de seus grupos, em turno e returno. A terceira fase começa nesta quarta-feira (3 de junho) e ao término da disputa, os campeões de cada chave estarão classificados para a final da competição.
Foto: Tiago Ferreira / Agência Ferj

Clique aqui e veja a tabela completa da terceira fase da Copa Rio

Futsal / Atleta vascaíno é Bola de Ouro na Taça Brasil sub-15

Embora tenha perdido de virada (2 x 1) para o Náutico-PE o título da 16ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-15 masculina de futsal, no último fim de semana em Goiânia, o Vasco da Gama fez o artilheiro da competição.
Com sete gols na fase decisiva do torneio, o ala Thiago ficou com o troféu Bola de Ouro. “Para mim representa muito este título individual, mesmo sendo vice-campeão. Consegui um desempenho satisfatório e acabei sendo agraciado com este prêmio”, declarou o atleta que também atua no futebol de campo, no Sendas Esporte Clube, onde é meio-campista.
Foto: Cristiano Borges / CBFS