terça-feira, 30 de setembro de 2008

Basquete / Parceria do Flu com Villa Rio é a novidade de um campeonato esvaziado

Mais esvaziada do que nunca, a bola laranja sobe a partir do dia 8 de outubro quando apenas cinco equipes começam a disputar o Campeonato Estadual Masculino Adulto de Basquete: Flamengo, Municipal, Villa Rio, Iguaçu e Cabo Frio/Sika.
O time rubro-negro, que corre em busca do tetracampeonato, é disparado o grande favorito. Isto porque, além de manter a base da equipe que conquistou recentemente o título de campeão brasileiro – inclusive os irmãos Marcelinho e Duda, da seleção brasileira – o clube ainda foi buscar reforços. O técnico Paulo Chupeta e toda a comissão técnica também continuam à frente do time.
A grande novidade, porém, promete ser o Villa Rio – clube gerenciado pela Ability, empresa voltada para o agenciamento de atletas – que estréia uma parceria com o Fluminense para a disputa do campeonato.
A parceria vai unir o útil ao necessário. O Fluminense, que já estava fora do Estadual, teve sua equipe, campeã juvenil e aspirante em 2008, resgatada pelo Villa Rio. O clube vai viabilizar a participação dos jogadores tricolores no campeonato carioca e aproveitar a ocasião para dar um grande passo rumo ao sonho de montar seu grupo na modalidade. Para isso, o mando de campo do Villa Rio será em Laranjeiras”, explica Fred Souza, presidente da Ability e agente NBA.
Segundo o empresário, esta será uma boa oportunidade para revelar novos talentos para o basquete carioca. “Vejo este momento como uma boa oportunidade para lapidarmos os talentos que já existem e, muitas vezes, desistem do esporte por falta de oportunidade. Estamos engrenando nesta modalidade e vamos investir muito para que o basquete possa render, no Brasil, os frutos que rende lá fora”, diz Fred Souza.
O terceiro clube da capital na disputa é o Club Municipal, tradicional participante das competições na modalidade, porém com um time bastante modesto e com poucas chances de aspirar a uma boa colocação na tabela.
O campeonato termina no dia 12 de dezembro, com turno e returno, semifinal e final em melhor de três.
O time campeão brasileiro de 2008 treina para o Estadual
Foto: Divulgação/Agência Fla

Boxe / O talento venceu a vontade

Em uma luta bastante movimentada, realizada na noite de sábado (27 de setembro) no Carson Center, em Los Angeles (Califórnia – EUA), o ex-campeão mundial em três categorias Sugar Shane Mosley venceu o nicaragüense Ricardo El Matador Mayorga por nocaute no 12º assalto, quando faltava apenas 1 segundo para o fim do combate.
Apesar da vitória e da sua maior qualidade técnica, Mosley, de 37 anos, foi dominado na maioria dos rounds pelo oponente, mais aguerrido e que levou diversas vezes a platéia ao delírio.
O confronto foi pela categoria dos médio-ligeiros e não havia cinturão em jogo.

Futebol / Bangu já está na terceira fase da Segundona

Bangu e Tigres do Brasil estão mais próximos de realizar o sonho da Primeira Divisão em 2009. O clube de Moça Bonita derrotou o Floresta por 2 a 1 na rodada do último fim de semana e chegou aos 12 pontos (100% de aproveitamento), já garantindo a vaga na próxima fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão.
Já o Tigres, com a vitória de 3 a 1 sobre o Bréscia, de Xerém, praticamente carimbou a passagem para a terceira fase, com 10 pontos ganhos.
Veja, a seguir, os resultados da rodada:

Grupo E
Portuguesa 2 x 2 Sendas Esporte
Guanabara 1 x 1 Goytacaz
Grupo F
Silva Jardim 0 x 1 Olaria
Floresta 1 x 2 Bangu
Grupo G
Nova Iguaçu 1 x 0 CFZ do Rio
Teresópolis 2 x 0 Rio Branco
Grupo H
Angra dos Reis 1 x 1 Aperibeense
Bréscia 1 x 3 Tigres do Brasil

Squash / Nova etapa do circuito carioca começa no dia 10

Entre os dias 10 e 25 de outubro vai rolar mais uma etapa do Circuito Carioca de Squash, promovida pela Associação de Atletas de Squash do Estado do Rio de Janeiro. (Aaserj).
O Supernova Squash Open 2008 corresponde à 7ª etapa do circuito e será disputado na Estácio-Akxe, à Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 2900 - Barra da Tijuca. A entrada para assistir aos jogos é franca.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Vôlei de Praia / Leila forma uma dupla Bárbara

Uma nova, promissora e bela parceria já começa a agitar as areias deste Brasil afora. É a dupla formada por Leila, musa do vôlei nacional, e a carioca Bárbara Seixas. A estréia da dupla aconteceu na manhã desta sexta-feira (26 de setembro), na 7ª etapa do Circuito Brasileiro 2008, em Vila Velha (ES).
Motivação é o que não falta à “canhotinha” Leila nesta nova etapa de sua vitoriosa carreira. Do mesmo lado da rede, a experiência de quem conquistou duas medalhas olímpicas aliada à juventude de Bárbara, de 21 anos, atual bicampeã mundial sub-21 (2007/2006), campeã mundial sub-19 (2005) e revelação de 2007.
A Bárbara é uma jogadora nova, mas já mostrou seu talento, suas qualidades e conquistou todos os títulos nas categorias de base do vôlei de praia. Fizemos alguns treinos e me senti muito à vontade. É claro que ainda há muito a melhorar, mas nos entrosamos muito rápido e vamos buscar um bom resultado” – afirmou Leila, que atuava ao lado da ex-campeã olímpica Sandra Pires desde janeiro.
Foto: Divulgação/MPC Rio Comunicação

Boxe / Duelo de dois ex-campeões agita o ringue nos EUA

Dois ex-campeões mundiais – Sugar Shane Mosley (44 vitórias, 37 nocautes e 5 derrotas), foto à esquerda, e Ricardo El Matador Mayorga (29 vitórias, 23 nocautes, seis derrotas e um empate), foto à direita – se enfrentam neste sábado, nos Estados Unidos, num confronto de médio-ligeiros que não vale cinturão, mas tem tudo para ser um dos melhores combates do ano.
Mosley, atualmente com 37 anos, já foi campeão mundial em três categorias diferentes: leve, meio-médio e médio-ligeiro. O pugilista norte-americano, que fez suas duas últimas apresentações como meio-médio, deve retornar à categoria após a luta com Mayorga, pois tem a pretensão de lutar contra o mexicano Antonio Margarito, detentor do título da AMB dos meio-médios, no próximo ano. Mosley vem de uma derrota por pontos para o porto-riquenho Miguel Cotto, em novembro do ano passado.
Já o nicaragüense Ricardo Mayorga prometeu uma vitória pela via rápida no primeiro quarto do combate. “Será um nocaute no segundo ou terceiro assalto”, declarou à imprensa. Em suas últimas seis lutas, porém, El Matador perdeu três.
A luta terá transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal por assinatura HBO Plus, a partir das 23h30.

Cultura do Esporte / Acerj promove reciclagem em jornalismo esportivo

Os estudantes de comunicação que pretendem se profissionalizar no jornalismo esportivo e os que já militam na área têm uma excelente oportunidade de atualizar ou reciclar seus conhecimentos. A Associação de Cronistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), em parceria com a Universidade Cândido Mendes (Ucam), realizará nos próximos dias 6 e 7 de outubro o 1º Ciclo de Palestras, reunindo especialistas em direito esportivo, medicina esportiva, assessoria de imprensa e arbitragem.
Os palestrantes serão Michel Simoni, ortopedista chefe do departamento médico do Fluminense; Leonardo André, assessor de imprensa do Flamengo; Marcus Donnici, advogado do Botafogo e Léo Feldman, ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem.
O 1º Ciclo de Palestras da Acerj acontece no campus Niterói da Ucam – Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 517 - Centro - Niterói, a partir das 19 horas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2224-6318.

Basquete / Mangueira é o Rio no Nacional feminino

Foto: Divulgação CBB
A comunidade mangueirense está em festa. A equipe Mangueira/Petrobras é a única representante carioca no 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino, que começa no dia 7 de outubro. O técnico Guilherme Vós, que participou das edições de 2006 e 2007 dirigindo o Fluminense, está bastante animado com a casa nova. “Pessoalmente, minha expectativa é bem otimista. Nos anos anteriores fui ao Nacional com equipes juvenis. Hoje, a minha base é formada por nove atletas adultas. Entre elas, a Renata e a Josiane (ex-Botafogo), Bruna Duarte (ex-Teresópolis), dois destaques da temporada passada (a armadora Ivana e a pivô Clarissa), além de dois reforços vindos de São Paulo”.
Para Guilherme, a juventude deve ser o grande trunfo da equipe carioca. Outro fator favorável é a torcida mangueirense, que promete prestigiar seu representante no Nacional.
Um dos destaques do time é a pivô Clarissa, de 20 anos, líder em rebotes das últimas duas edições do Nacional. A atleta, que defendeu a seleção brasileira no Mundial Sub-19 da Eslováquia no ano passado, garante que o time da Mangueira está forte e confiante para representar muito bem o Estado do Rio de Janeiro na competição.
Temos um grupo bom, com uma base forte. A maioria das atletas agora já tem experiência em Campeonato Nacional e isso facilita o trabalho. O mais importante é que todas estão treinando em ritmo intenso e muito motivadas para brilhar nessa competição. É um time guerreiro e estamos trabalhando para jogar bem coletivamente e fazer uma ótima temporada”.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno. As quatro primeiras colocadas, na soma de pontos dos dois turnos, se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º x 4º e 2º x 3º. Os vencedores decidem o título. As fases semifinal e final serão disputadas em melhor de cinco jogos, sendo a primeira, segunda e quinta partidas na quadra da equipe de melhor campanha.

Futebol / Começa a segunda fase da Terceirona carioca

Quissamã x La Coruña e Canto do Rio x Futuro, pelo Grupo I; Arraial do Cabo x Campo Grande e Rubro Social x Fênix, pelo Grupo II; Bela Vista x Kaiserburg e Paraíba do Sul x Castelo Branco, pelo Grupo III; Várzea x Barra Mansa e Sampaio Correa x São João da Barra, pelo Grupo IV, abrem neste final de semana a segunda fase do Campeonato Estadual da Terceira Divisão.
O Campo Grande tenta conseguir uma das vagas para a Segundona do ano que vem, dando seqüência a seu projeto de recuperação que tem por objetivo voltar à elite do futebol carioca. Outro forte concorrente é o Clube Atlético Castelo Branco, de Realengo, que chegou à atual fase com uma belíssima campanha de seis vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Basquete / Meninas do sub-15 carioca vão com tudo no Brasileiro

As 12 atletas cariocas já foram selecionadas e estão se preparando para disputar o 17º Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – Divisão Especial, em Porto Alegre (RS). A competição será disputada de 29 deste mês a 3 de outubro, no ginásio do Colégio Farroupilha, na capital gaúcha. Para o técnico da seleção do Rio de Janeiro, Raphael Zaremba, que também é psicólogo esportivo, a experiência será a arma do time para superar os adversários.
Não sabemos o que esperar das outras equipes, mas como é novo para a nossa seleção é para as outras também. Contamos com a experiência de algumas jogadoras. Temos três meninas que já estiveram na competição ano passado e elas passarão para as outras como é o Campeonato. Elas também já participaram de torneios em categorias acima das suas idades em seus clubes de origem, o que da segurança para o grupo”.
Este ano, a seleção do Rio foi definida com bastante antecedência, o que facilitou a preparação. Agora na fase final, a comissão técnica começou uma seqüência diária de treinos.
A preparação começou em maio, somente nos finais de semana, na Vila Olímpica da Mangueira. Agora que estamos mais perto da viagem para Porto Alegre, os treinos são diários. Sabemos que a competição é difícil e que vamos enfrentar equipes muito fortes e bem preparadas. Acredito que nossos principais adversários serão São Paulo, que ganhou todas as edições, e o Rio Grande do Sul, que joga em casa. Temos muitas chances e nosso grupo tem grande potencial, além de se conhecer bem”, acredita Zaremba.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Futebol / Bangu e CFZ rumo à Primeira Divisão

Após a segunda vitória consecutiva, o time do CFZ já vê mais perto a Primeira Divisão
Foto: Buda Mendes/Agência Ferj
Encerrada a segunda rodada da segunda fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, Bangu e CFZ do Rio seguem com boa vantagem para a conquista das duas vagas na elite do futebol carioca em 2009.
A equipe banguense, que vem apresentando até aqui a melhor performance da competição, derrotou no sábado (20 de setembro) o Olaria por 3 a 1. Esta foi a segunda vitória consecutiva do time na atual fase, já que na estréia venceu em casa, no Estádio Proletário, o Floresta por 1 a 0.
Na mesma batida vem o CFZ do Rio, embalado por mais uma vitória – desta vez sobre o Teresópolis por 2 a 1. No meio da semana, a equipe do clube do Zico já havia derrotado por 1 a 0 o time do Nova Iguaçu.
Os outros times da capital, com exceção do Olaria, também tiveram uma boa rodada. A Portuguesa ganhou do Guanabara por 2 a 1 e o Tigres do Brasil, clube-empresa, goleou a Aperibeense por 4 a 1.

Olimpíadas Escolares / Rio de Janeiro brilha no futsal feminino e no atletismo

Colégio Percepção, do Rio de Janeiro, e Madre Celeste, do Pará, farão nesta terça-feira (23 de setembro), na cidade mineira de Poços de Caldas, a grande final do torneio de futsal feminino das Olimpíadas Escolares 2008, evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte.
O time carioca (foto) derrotou o Nelsão, de Minas Gerais, por 6 a1 nesta segunda-feira (22 de setembro), enquanto as paraenses venceram por 4 a 2 as meninas do Instituto Rosa de Saron, da Paraíba.
As cariocas do Colégio Percepção chegaram à final como as únicas invictas da competição.
O Rio de Janeiro também foi um dos destaques nas finais do atletismo, que aconteceram durante o fim de semana. A equipe carioca, que dominou o pódio junto com São Paulo, obteve cinco medalhas de ouro e três de prata.
Foto: Divulgação COB

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Opinião /Cortina de fumaça

Rogério Lessa Benemond
jornalista colaborador do blog

Sobretudo os erros conjugados do bandeirinha e do juiz na finalíssima do Estadual de 2007, que abortaram a dupla virada que o Botafogo imporia ao arqui-rival Flamengo, mas também as falhas grotescas da dublê de bandeirinha e modelo de revistas masculinas Ana Paula na semifinal da Copa do Brasil, lançaram uma cortina de fumaça sobre o trabalho que Bebeto de Freitas vem desenvolvendo no clube.
O próprio Cuca, técnico que ajudou a colocar o time num patamar muito superior ao dos últimos anos, vestiu a carapuça e, segundo uma entrevista do volante Túlio, teria declarado ao grupo que se considerava um “pé-frio”.
Essa postura admite não apenas os erros que citei, mas também os estranhos sorteios sucessivos de Dodô para o antidoping, que resultaram na suspensão do artilheiro quando o Botafogo se mantinha líder do Brasileirão há várias rodadas.
Agora, de volta ao G-4 do Brasileirão e tendo ganhado de todos os rivais no Estadual deste ano, já é possível enxergar de novo um Botafogo bem administrado, cujo presidente faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES, o “Conselhão” de Lula), cujas contas de 2007 acabam de ser aprovadas por unanimidade - será essa transparência que tanto incomoda?
Um clube que em breve ganhará um estatuto moderno, democrático e que, principalmente, conta com um cinturão em torno do Engenhão e de Marechal Hermes para plantar craques e torcedores, equilibrando uma nação que talvez esteja muito concentrada na Zona Sul.
As boas notícias já começam a chegar. De acordo com o DataFolha, a torcida do Botafogo, 10ª entre os adultos, figura em 7º lugar no meio da garotada. Melhor ainda: os alvinegros estão espalhados por todo o Brasil.
Mas uma grande administração se faz também reconhecendo erros, e a punição “apenas” com multa sobre o salário de Diguinho, pego em flagrante numa boate às vésperas de clássico contra o Fluminense, mostrou que a diretoria não repetirá atitudes como a suspensão de Zé Roberto no ano passado, antes do jogo decisivo contra o São Paulo, que carimbou o passaporte do time paulista para o título, em detrimento do próprio Botafogo.
Como a incrível derrota para o River Plate, em Buenos Aires, me pareceu resultado de uma crise entre o elenco e o colaborador Carlos Augusto Montenegro, creio que apenas o episódio do “chororô” – um desabafo guardado desde a final do Estadual de 2007 - ainda não tenha sido bem respondido pelo Botafogo. E a conquista do bicampeonato da Taça Rio – mesmo com a absurda expulsão, aos 30 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em zero a zero, do lateral Alessandro, que vinha puxando os contra-ataques e já tinha mandado uma bola na trave – poderia ter sido usada para mostrar que o Botafogo “chora” também na vitória, sem falar no pênalti clamoroso em Wellington Paulista, muito mais evidente que o marcado sobre Fábio Luciano na final da Taça GB contra o Fla.
Para mim está claro que, mantendo-se nesse caminho, valorizando Marechal Hermes, Engenhão e buscando suas raízes, sobretudo em Minas, Espírito Santo, Brasília e João Pessoa; com uma política de comunicação semelhante à que vem ajudando a popularizar o São Paulo, o Botafogo terá reencontrado seu destino vitorioso.
Mas há duas ressalvas. Claro que um título internacional seria fundamental para as pretensões do clube. Além disso, o presidente Bebeto de Freitas às vezes justifica a timidez do investimento nas categorias de base argumentando que a legislação – leia-se Lei Pelé - não protege os clubes. Tem razão, presidente. Mas o papel histórico do Botafogo é vencer batalhas impossíveis, pois há coisas (boas) que só acontecem ao Glorioso.
É bom que lute para melhorar a lei! Quem gosta do futebol brasileiro vai agradecer.

Esporte Comunitário / Instituto Bola pra Frente promove ‘meeting’ de responsabilidade social

O Instituto Bola pra Frente, fundado e dirigido pelos ex-craques Jorginho e Bebeto, está realizando até o próximo sábado o 7º Meeting de Responsabilidade Social. No primeiro dia do encontro, nesta quarta-feira (17 de setembro), representantes de grandes empresas palestraram sobre o tema Tecnologia Social e suas diversas vertentes. Na abertura do evento, o presidente do instituto, o ex-jogador e atual auxiliar técnico da seleção brasileira, Jorginho, emocionou a todos contando como tudo começou e o quanto o Bola pra Frente já pôde atuar na vida de centenas de famílias do Complexo do Muquiço, em Guadalupe, onde a entidade está localizada.
Com a humildade de um verdadeiro campeão, Jorginho (foto) recusa o título de solução para os problemas da população que cerca o instituto, mas faz questão de fazer a sua parte. “Estamos longe de sermos a solução. Somos apenas um pingo d’água no oceano. Mas não é por isso que deixaremos de cumprir nosso papel. Cada vez que vemos uma criança voltar às escolas, cada jovem ser introduzido no mercado de trabalho, nos sentimos verdadeiramente gratificados. Aí vemos que todo nosso esforço para manter o Bola pra Frente vale à pena”, disse o ex-jogador.
O Meeting se encerrará neste sábado, dia 20, pela manhã, com debates sobre Cidadania Corporativa e apresentação de experiências de empresas que investiram no Terceiro Setor.

Futsal / Fifa levará 140 mil alunos carentes do Rio e DF para a Copa do Mundo

Empenhada em popularizar cada vez mais o futebol de salão em nosso país, incentivando a sua prática, a Fifa aproveita a realização da Copa do Mundo de Futsal – que começa a ser disputada no próximo dia 30 de setembro – para lançar o projeto Lotação Esgotada.
A iniciativa levará 140 mil alunos (entre 10 a 17 anos) de escolas públicas, escolinhas de futsal e comunidades carentes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal – sedes da competição – para assistir aos jogos do Mundial. Do Rio de Janeiro, serão 60 mil participantes nas partidas até o dia 19 de outubro, data da decisão da Copa do Mundo.
Além de assistirem aos jogos, recebendo dois kits de lanche e brindes, os estudantes terão informações associadas aos países participantes da Copa do Mundo de Futsal inseridas em suas aulas de Geografia, História e Educação Física. Uma idéia para ser aplaudida e copiada.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Futsal / Venda de ingressos para a Copa do Mundo começa nesta 4ª feira

A partir desta quarta-feira, 17 de setembro, o torcedor carioca poderá comprar seus ingressos para acompanhar a Copa do Mundo de Futsal da Fifa 2008, que será disputada entre o dia 30 deste mês e 19 de outubro nas cidades do Rio de Janeiro e de Brasília.
A primeira leva de ingressos, comercializada entre os dias 17 e 23 de setembro, será dedicada exclusivamente às vendas por telefone e internet. A partir do dia 23, os ingressos poderão ser adquiridos também nas bilheterias do Maracanãzinho, local da competição no Rio de Janeiro.
A Copa do Mundo de Futsal da Fifa será o primeiro grande evento internacional do esporte brasileiro a contar com o sistema Visa Pass First – por meio do qual o torcedor adquire seu ingresso pela internet e, na entrada do ginásio, insere seu próprio cartão de crédito na catraca para assim imprimir seu ingresso.
Em sua sexta edição, o maior torneio de futsal do mundo cresceu e, pela primeira vez, contará com 20 países em vez de 16. A seleção brasileira – que tenta retomar o título mundial conquistado pela Espanha nas duas últimas edições – estréia no dia 30 de setembro, em Brasília, diante do Japão.
O preço dos ingressos varia de R$ 20 (o mais barato na primeira fase) a R$ 80 (o mais caro na fase final). Por telefone – (11) 2846-6244 – ou pela internet –
www.fifa.com, as vendas somente serão efetuadas por meio de cartão de crédito, sendo os ingressos entregues pelos Correios ou retirados nas bilheterias antes dos jogos.

Cultura do Esporte / Pensando o jornalismo esportivo

Estão abertas até amanhã (16 de setembro) as inscrições para o curso Mídia, Esporte e Cultura – Pensando o Jornalismo Esportivo, promovido pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj).
O curso tem por objetivos apresentar e discutir questões relacionadas às teorias clássicas sobre esporte e comunicação e os recursos acionados pela imprensa na construção de figuras públicas de ídolos esportivos. Visa, também, proporcionar aos alunos instrumentos teóricos básicos para a compreensão do fenômeno esportivo nas sociedades modernas, bem como estimular a pesquisa acadêmica na área.
Para participar basta ser graduado em nível superior ou estar cursando graduação, independentemente da área de formação. O curso começa na próxima quinta-feira (18 de setembro) e se estende até do dia 6 de novembro, com aulas sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. A coordenação é do professor Ronaldo Helal, sociólogo e um dos maiores estudiosos do país sobre as relações da mídia com o esporte.
O valor do curso é de R$ 500, que podem ser pagos à vista – com 10% de desconto – no ato da matrícula, ou parcelado em duas vezes: R$ 250 na matrícula e R$ 250 com vencimento em 20 de outubro.Os interessados podem se inscrever no Cepuerj – Rua São Francisco Xavier, 524 sala 1006, bloco A – 1º andar – Maracanã, das 9h às 18h. Maiores informações pelo telefone (21) 2587-7707 ou pelo e-mail:
cepuerj@uerj.br.

Futebol / Só 16 continuam sonhando com a 1ª Divisão carioca em 2009

O Bangu, com a melhor campanha da 1ª fase, é um dos fortes candidatos ao título
Foto: Divulgação/Ferj
Aperibeense, Goytacaz, Rio Branco, Floresta, Bangu, Sendas, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, CFZ do Rio, Portuguesa, Olaria, Bréscia, Tigres do Brasil, Teresópolis, Silva Jardim e Guanabara são os 16 clubes classificados para a segunda fase do Campeonato Estadual da Segunda Divisão.
Para eles, continua vivo o sonho de ascender à divisão de elite do futebol carioca em 2009, o que infelizmente não aconteceu – mais uma vez – para clubes tradicionais como São Cristóvão, Bonsucesso, Serrano e Itaperuna, que ficaram pelo meio do caminho, vítimas da falta de estrutura e do amadorismo de seus dirigentes.
Entre os favoritos para conquistar as duas vagas de acesso à Primeira Divisão estadual, despontam até agora o Bangu, o Tigres e o CFZ do Rio. O time de Moça Bonita (como é conhecido o estádio do Bangu), dirigido pelo técnico Antonio Carlos Roy, faz uma campanha até aqui surpreendente: foi a equipe que somou mais pontos (26) entre todas as 16 classificadas. Já o Tigres do Brasil, clube empresa com sede na capital, classificou-se em primeiro no Grupo D com a segunda melhor campanha da competição: 23 pontos.
O CFZ do Rio, clube de propriedade do “Galinho” Zico e que tem no elenco os veteranos Marcão (ex-Fluminense) e Sorato, passou para a segunda fase com 21 pontos, seguido de perto no seu grupo pela Portuguesa (19), Olaria (18) e Bréscia (17).
A disputa na Segundona recomeça na próxima quarta-feira, dia 17.

Basquete / Estadual esvaziado terá apenas cinco clubes

É triste mas é verdade. Apenas cinco clubes – Flamengo, Fluminense, Municipal, Iguaçu e Cabo Frio – vão disputar o Campeonato Estadual Masculino de Basquete, categoria adulto, que começa no próximo dia 4 de outubro.
Com tão poucos clubes inscritos, a fórmula da competição prevê turno e returno com todos jogando contra todos. O primeiro colocado estará automaticamente classificado para a final. O adversário sairá do confronto entre o segundo e terceiro colocados ao final do returno. A decisão será num playoff de três partidas.

Futsal / Vasco lidera no Estadual Masculino e Fla é lanterna no Feminino

As meninas rubro-negras, campeãs metropolitanas, ainda não venceram neste Estadual
Foto: Divulgação / Agência Fla
Embora muito pouco divulgados, já que até mesmo a federação estadual da modalidade está há muito tempo com seu site oficial “em manutenção”, os campeonatos estaduais de futsal masculino e feminino adulto estão rolando por aí.
O Masculino, disputado por 12 clubes divididos em dois grupos, completou no último final de semana a 4ª rodada da 1ª fase. No Grupo A, Vasco da Gama e Cabo Frio lideram com nove pontos, seguidos pelo Flamengo, com seis. Canto do Rio, Drogaria do Povo e Grajaú Country Club têm poucas chances de avançar para a próxima fase.
No Grupo B, Petrópolis (12 pontos), Teresópolis e Vassouras – ambos com 9 pontos – estão nas três primeiras colocações. O Piedade tem apenas três pontos, enquanto Montanha e América, com um solitário pontinho cada um, dividem melancolicamente a lanterna.
No Campeonato Feminino, que tem apenas seis clubes na disputa, o River lidera com 9 pontos ao final da 3ª rodada da 1ª fase. A Casa de España – representada pelo time que no ano passado jogou pela Drogaria do Povo – vem em segundo lugar, com sete pontos.
O Mackenzie, atual campeão estadual e vice metropolitano, ainda não conseguiu se acertar na competição e, com três pontos, divide a terceira colocação com o Vasco e o Montanha, que têm a mesma pontuação. A grande decepção fica, até agora, por conta do Flamengo, que após conquistar o campeonato metropolitano no primeiro semestre, é a equipe com pior desempenho no estadual, com apenas um ponto conquistado.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

INTERVALO DE JOGO

Amigo leitor.
O nosso blog vai fazer uma pausa forçada de uma semana. Estaremos de volta na próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, com força total.
Se você já é nosso leitor habitual, pedimos desculpas pelo imprevisto e esperamos continuar merecendo a honra de contar com a sua visita diária após este breve intervalo.
Se é a primeira vez que acessa o nosso blog, convidamos você a navegar pela nossa página principal e pelos links indicados no menu As Melhores do Blog - logo ali ao lado.
Ah, e não se esqueça de indicar o ESPORTEAGITO a seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Enfim, a todos os conhecidos que curtam a magia do esporte. Por que aqui, no blog ESPORTEAGITO, você vê o esporte que não está na grande mídia.
Até a volta!
Lauro Freitas Fº
Editor

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Lutas / Campeão pan-americano de taekwondo não vai de novo representar o país

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Por Lauro Freitas Fº
editor do blog
Depois de conquistar, com todos os méritos, a medalha de ouro no taekwondo masculino categoria até 67k nos Jogos Pan-Americanos do Rio, no ano passado, o atleta Diogo Silva virou figurinha fácil na mídia, capitalizando seu feito histórico e, ao mesmo tempo, divulgando a modalidade.
Contudo, no aspecto competitivo, Diogão vem deixando a desejar, colecionando sucessivos fracassos desde a gloriosa participação no Pan 2007. Primeiro foi a surpreendente desclassificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, que desfalcou consideravelmente a equipe brasileira no que se refere a esperança de pódio – que, felizmente, se confirmou com a paranaense Natália Falavigna, medalha de bronze.
Domingo passado, nova e maior surpresa: Diogo Silva perdeu a chance de representar o Brasil no Pan-Americano da modalidade, em outubro próximo em Porto Rico, ao ser derrotado em pleno Maracanãzinho pelo paulista Rafael Garcia, no Campeonato Brasileiro Adulto de Taekwondo. O próprio Rafael não acreditava, ao fim da luta, que tinha vencido um dos maiores atletas do taekwondo brasileiro na atualidade. “Não estou acreditando. Vai demorar para cair a ficha e será inesquecível representar o Brasil num campeonato pan-americano”, disse o atleta.
Já Diogo Silva, sem dar explicações para seus últimos insucessos, faz planos para 2009:
Minha meta é o Campeonato Mundial e seguir divulgando o taekwondo pelo Brasil. É incrível o quanto a minha medalha ajudou a massificar o esporte. Agora que temos uma medalhista olímpica, teremos a chance de aumentar ainda mais o número de praticantes”, afirmou ao site oficial da Confederação Brasileira de Taekwondo.
Mas é bom o nosso campeão abrir o olho. Divulgar e ajudar a massificar o esporte no país é uma tarefa nobre e merece todo o apoio. Só que, na condição de atleta de alto nível e ídolo de toda uma nação, Diogo tem saber dosar o marketing e os treinamentos para que não deixe a peteca cair (como tem acontecido) dentro da área de luta.

Basquete / Fluminense é campeão estadual juvenil

Em um jogo digno de final de campeonato, com todos os ingredientes de uma grande decisão – belas jogadas, lances polêmicos, emoções à flor da pele – o Fluminense venceu o Tijuca Tênis Clube por 72 a 70 (27 a 29), na última sexta-feira (29 de agosto), nas Laranjeiras, na terceira e decisiva partida da série melhor de três, e sagrou-se campeão estadual juvenil masculino de basquete. Destaque para o ala/armador Rodriguinho, cestinha da partida com 23, sendo 14 deles no último quarto.
Após a festa, o técnico Marcio Andrade (na foto, comemorando o título) falou sobre a conquista do título e a importância da continuidade do trabalho, com a formação de uma equipe adulta. "Foi um resultado muito importante, após a conquista do aspirante (o Fluminense foi campeão estadual também) a pressão era grande, tínhamos que ganhar. O título coroou um trabalho muito bem feito, acho que agora tem que ser dado continuidade a isso, e o ponto culminante seria a formação de uma equipe adulta aqui no clube, principalmente pelo que essa geração representa para o clube. Sempre disputaram e conquistaram muitos títulos, é a vez deles mostrarem o seu valor", disse o técnico.
(Fonte: Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro)

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Futebol / CBF confirma Copa do Brasil feminina em 2009

Por Rodrigo Serpa

Apesar do ouro olímpico ainda não ter caído nas mãos de Marta e companhia, a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, somada ao vice-mundial do ano passado e à glória dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, só fortalece a campanha brilhante que as meninas da seleção vem fazendo, mesmo sem estrutura e apoio financeiro ideais.
Como forma de reconhecimento, ainda que muito aquém do esperado, a CBF confirmou nova competição nacional no ano que vem, embora as datas e o número de participantes ainda não estejam definidos.
A brasileira Marta, eleita a atual melhor jogadora do mundo pela Fifa, não se considera satisfeita. Mesmo jogando na Suécia, ela faz duras críticas à estrutura do futebol feminino no país. “A seleção está de parabéns por tudo o que fez. O ouro ainda não foi desta vez. Mas precisamos de reformas urgentes. Chegamos até aqui sem nada, só com a CBF mantendo a seleção. Os empresários e clubes nem ligam para o esporte no Brasil. Pelo menos temos a Copa do Brasil, apesar de ser um torneio de altos e baixos. O ideal é que a competição, em 2009, tenha apenas 12 equipes para tornar a competição mais forte. Mas ainda está muito longe do que vemos na Europa ou nos Estados Unidos. Não é à toa que as americanas e as alemãs conquistam tudo. Eles têm estrutura. Para sermos mais competitivas, precisamos acabar com o machismo e o preconceito que ainda existem no Brasil” , avisa.
A CBF se exime de culpa e justifica a falta de campeonatos profissionais em países como Japão, Noruega e Estados Unidos, onde as jogadoras precisam ter outro emprego. No caso dos Estados Unidos, apesar da liga profissional ter sido extinta há cinco anos, ainda há ligas universitárias e semiprofissionais, onde suas principais jogadoras atuam, além de existir uma seleção permanente. O ex-treinador da seleção feminina, Renê Simões, não acredita na repetição de fórmulas usadas no futebol masculino para o sucesso das mulheres. Segundo Renê, o futebol feminino deveria seguir exemplos de outros esportes, como o vôlei e o futsal, que têm times formados a partir de parcerias com empresas, prefeituras, secretarias ou universidades. É uma boa alternativa para que o Brasil entre num processo definitivo de estruturação e passe a colecionar o primeiro lugar no pódio nas mais variadas competições.

Futebol / Segundona já tem seus primeiros classificados

Jogadores do Bangu comemoram mais um gol na vitória por 5 a 0 sobre o Ceres. O resultado deixou o clube praticamente classificado para a próxima fase
Foto: Buda Mendes/Divulgação/Ferj
Faltando apenas duas rodadas para o final do returno do Campeonato Estadual da Segunda Divisão de Profissionais, quatro clubes já estão matematicamente classificados para a segunda fase, que reunirá os quatro primeiros colocados de cada grupo. São eles o Aperibeense (Aperibé) e o Goytacaz (Campos), no Grupo A, e Tigres do Brasil (Rio) e Teresópolis, no Grupo D.
O Bangu, líder isolado do Grupo B com 19 pontos ganhos está virtualmente classificado, porém pode ser ultrapassado ainda pelo Sendas Esporte (com 14 pontos) e alcançado pelo Angra dos Reis, com 13.
No Grupo C, que concentra a maioria dos times da capital, a classificação está totalmente indefinida tal o equilíbrio entre as equipes. O CFZ do Rio, com 18 pontos, o Bréscia e a Portuguesa – ambos com 17 – lideram o grupo, porém o São Cristóvão e o Olaria, com 12, ainda podem encostar. E mais: caso esses dois times tropecem na seqüência do returno, Bonsucesso (9 pontos) e Villa Rio (7) ainda podem beliscar a quarta vaga. Ou seja, tudo pode acontecer.
Confira a seguir os resultados da rodada deste final de semana (30 e 31 de agosto) e a classificação por grupos.

GRUPO A
Independente 0 x 0 Itaperuna
Floresta 0 x 4 Aperibeense
GRUPO B
Ceres 0 x 5 Bangu
Nova Iguaçu 2 x 2 Angra dos Reis
Estácio de Sá 1 x 0 Sendas Esporte
GRUPO C
São Cristóvão 0 x 0 Olaria
Bonsucesso 2 x 1 CFZ do Rio
Portuguesa 2 x 1 Villa Rio
GRUPO D
Tigres do Brasil 3 x 2 Teresópolis
Profute 1 x 1 Silva Jardim
Serrano 3 x 4 Guanabara

Classificação
GRUPO A

1°) Aperibeense - 16 pontos (CLASSIFICADO)
2°) Goytacaz - 15 pontos (CLASSIFICADO)
3°) Floresta - 12 pontos
4°) Itaperuna - 8 pontos
5°) Rio Branco - 6 pontos
6°) Independente – 3 pontos
GRUPO B
1°) Bangu - 19 pontos
2°) Sendas Esporte - 14 pontos
3°) Angra dos Reis - 13 pontos
4º) Estácio de Sá – 12 pontos
5°) Miguel Couto - 10 pontos
6°) Nova Iguaçu – 10 Pontos
7°) Ceres - 8 pontos
GRUPO C
1°) CFZ do Rio - 18 pontos
2°) Bréscia - 17 pontos
3°) Portuguesa - 17 pontos
4°) São Cristóvão - 12 pontos
5°) Olaria - 12 pontos
6°) Bonsucesso – 9 pontos
7°) Villa Rio – 7 pontos
GRUPO D
1°) Tigres do Brasil – 19 pontos (CLASSIFICADO)
2°) Teresópolis - 15 pontos (CLASSIFICADO)
3°) Guanabara – 11 pontos
4°) Silva Jardim - 10 pontos
5°) Profute – 9 pontos
6º) Serrano - 2 pontos

Futebol / Brasileirão terá Série D em 2009

Por Rodrigo Serpa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a inclusão da Série D (quarta divisão) no calendário para a próxima temporada do futebol nacional, com a participação de 40 clubes.
A informação já tinha sido divulgada através do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto Neto, que aproveitou para informar que a Série C vai adotar os mesmos moldes da série B, contando com apenas 20 equipes.
Com o novo regulamento, as competições em 2009 funcionarão da seguinte forma: a Série A continuará com 20 equipes, sendo quatro caindo para a Série B. Na Série B, com 20 equipes, quatro sobem para A e quatro caem para a C. A Série C, que também vai ter 20 equipes, terá quatro subindo para a B e quatro caindo para a D. E a Série D será regionalizada e aberta aos clubes indicados pelas federações estaduais, como funciona a atual Terceira Divisão.
A Série C do ano que vem será composta pelos quatro rebaixados da atual Série B e pelos 16 mais bem classificados da própria Série C deste ano, fora os quatro que sobem para a Segundona. Será um caminho mais árduo para as equipes cariocas chegarem à elite do futebol nacional. A esperança fica por conta do Duque de Caxias e do Boavista, que ainda brigam para seguir na atual Terceirona.